Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Ponte sobre o Mangue, ilha do Fundão e ilha do Governador, vistas do alto do Corcovado, com a serra do Mar ao fundo da baía da Guanabara
Ponte sobre o Mangue, ilha do Fundão e ilha do Governador, vistas do alto do Corcovado, com a serra do Mar ao fundo da baía da Guanabara
(detalhe ampliado da prancha 52, aquarela nº 2)

Debret, 1824*

Corcovado
Lagoa
Entrada da Guanabara
Rio de Janeiro
Mangue

Estrada de Ferro
do Corcovado

1972~79: Reconstrução
  • Automotrizes
  • Projeto
  • Decisão
1970: Devolução
1954
1932
1910: Eletrificação
  • Locomotivas
  • Equipamentos
1907
1898
Locomotivas a vapor
Percurso
1883-1889
Debret

Trem do Corcovado

Horários
Passagens
Bilheteria
Como chegar

Vídeos

Passeio
Bom de Samba
Descida acelerada
Estrada das Paineiras

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
   

Debret no alto do Corcovado: 1824*
Vista do Mangue e ilha do Governador


 
Trem do Corcovado
—|—
Horários | Passagens | Bilheteria | Onde comprar | Como chegar

A aquarela nº 2 (prancha 52) mostra uma área da baía da Guanabara, em 1824, hoje quase irreconhecível devido aos aterros realizados desde então.

O mais chocante talvez seja ver a área do Mangue ainda como um braço do mar, cortado por uma ponte extensa e baixa — mais ou menos onde, hoje, o canal do Mangue inflete para o norte, entre a Av. Presidente Vargas e a Francisco Bicalho.

Do “lado de lá” do Mangue e da ponte, vê-se o “caminho novo”, ladeado por duas filas de postes com lampiões.

Do “lado de cá”, o caminho das Minas, passando pela Quinta da Boa Vista (fora da ampliação acima).

“Explicação do desenho

(nº 2) e abaixa-se em seguida, confundindo-se com as colinas arborizadas por entre as quais circulam pequenos riachos que vêm desaguar na baía e cuja navegação alimenta os portões de Estrela, Porto Velho etc. Entre a imensa quantidade de ilhas que povoam a baía de propriedades agrícolas e industriais, distinguem-se pelas suas dimensões a ilha dita do Governador, verdadeiro jardim inglês, onde se acham localizadas uma bela residência imperial e a rica propriedade do Conde de Rio Seco. Mais perto do espectador desenha-se a ponta de São Cristóvão, no continente, cujo centro é ocupado pela Quinta da Boa Vista, residência habitual da côrte, cujas dependências se estendem desse lado até a encruzilhada do atalho que liga a estrada de Minas à aldeia de São Cristóvão, situada à beira mar (antiga aldeia de índios selvagens rechaçados das terras em que os europeus fundaram a cidade do Rio de Janeiro. Ver texto no primeiro volume). No fim da aldeia de São Cristóvão, do lado do espectador, ergue-se um montículo coroado pelo antigo lazareto, hoje utilizado como quartel para a tropa de serviço do palácio de São Cristóvão (ver prancha 33). Mais perto ainda, no fundo de uma pequena enseada, vê-se o desembarcadouro, ligado em linha reta, por um atalho, ao portão principal do palácio; daí partiu D. Pedro após a abdicação. Descendo-se pela praia, encontra-se a ponte de madeira, dita de São Cristóvão, comunicando a estrada já citada com o novo caminho aberto na margem oposta e cuja direção é traçada por duas fileiras de lampiões prolongadas até a cidade nova; esse caminho novo, na sua extremidade esquerda, faz a volta da última montanha e toma então o nome de praia Formosa, a qual muda por sua vez de nome ao ladear essa mesma montanha, do lado do mar, até a Prainha (nº 3)” (…) [Debret p. 282-287].

_____
(*) A confirmar, se as aquarelas das pranchas 52, 53 e 54 datam, realmente, de 1824 (FRC).

«» “” —

   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

Acompanhe no FB

Ilhas e mangues do fundo da baía da Guabara vistos do alto do Corcovado (prancha 52, aquarela nº 2)
Ilhas e mangues do fundo da baía da Guabara vistos do alto do Corcovado (prancha 52, aquarela nº 2)
Debret no Corcovado
Corcovado | Lagoa | Entrada da Guanabara | Rio de Janeiro | Mangue
Trem do Corcovado
—|—
Horários | Passagens | Bilheteria | Onde comprar | Como chegar
Percurso | Estrada das Paineiras | Passeio | Bom de Samba | Descida acelerada
1972~79: Reconstrução | Automotrizes | Projeto | Decisão
1970 | 1954 | 1932 | Eletrificação | 1907 | 1898 | Vapor | 1883-1889
A conquista da Montanha de Deus | 100 anos da eletrificação | Debret
Passeios turísticos e Trens de passageiros
Vitória - Belo Horizonte | São Luís - Parauapebas
Trem do Corcovado | São João del Rei | Ouro Preto - Mariana
Campos do Jordão | Trem das Águas | Trem da Mantiqueira
Trem das Termas | Montanhas Capixabas | Ubajara

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade