Catálogo do Centro de Preservação da História
Ferroviária de Curitiba (SR-5) - Museu Ferroviário
Denisar Zanello Miranda, Preserve / RFFSA, 1982
Em formato 25,4 x 21,5 cm e fartamente ilustrado com raridades fotográficas
(e até quadros a óleo), o catálogo do Museu Ferroviário
de Curitiba aborda a história do trem desde a antiga Grécia
(sic) até as ferrovias pioneiras do Brasil, para apresentar em
poucas palavras as estradas de ferro do Paraná e Santa Catarina
— EF do Paraná (Paranaguá-Curitiba), EF Donna Thereza Christina
Railway (EFDTC), EF São Paulo – Rio Grande (EFSPRG), EF São
Paulo – Paraná, entre outras.
Ao contrário de outros catálogos, porém, essas ferrovias
são quase que apenas citadas, sem detalhamento histórico.
Assim, ficamos sabendo que em 1965 foi entregue o trecho Mafra–Lages,
integrante do novo Tronco Sul, ligando Porto Alegre a Brasília
— e mais nada dessa obra que, no todo, prosseguiu até o início
dos anos 80, constituindo uma das principais realizações
ferroviárias dos governos militares.
O maior texto do livro é a apresentação assinada
por David Carneiro (sem indicação de quem seja, ou o que
faça). Parece ter "estourado" o espaço reservado,
e foi impresso em letras menores. Em seguida, por ordem decrescente, as
apresentações de Maria Elisa Carrazzoni (coordenadora do
Preserve), Paulo Munhoz da Rocha (superintendente da SR-5) e Cloraldino
Severo (ministro dos Transportes). Reconhecimento especial é dado
ao historiador Edilberto Trevisan, "que durante muitos anos coletou
parte do acervo deste Museu Ferroviário".
Imagens são o forte desse catálogo — ainda que de forma
dispersa — e talvez não seja coincidência que tanto a programação
visual quanto a pesquisa / elaboração dos textos sejam assinados
pelo mesmo autor. Fica a impressão de que Denisar Zanello Miranda
estivesse mais ligado às artes gráficas, e eventualmente
se desincumbiu da organização e "redação"
do livro. Fotos de uma tipografia antiga, de uma moderna câmera
Multillith (fotolitos para impressão em off-set) e a abundância
de pinturas a óleo reforçam esta sensação.
A principal informação sobre a evolução das
ferrovias da região está em um mapa, onde a cada trecho
são indicados os anos da construção / inauguração.
Também é muito interessante o Gráfico de Trens,
com a movimentação do 1° período do dia 1°-Junho-1982
entre Curitiba e Porto de Cima, na Curitiba–Paranaguá — um item
ausente em todas as publicações brasileiras que tenho visto
até hoje.
É pela iconografia, igualmente, que o autor apresenta 65 componentes
de uma locomotiva a vapor 4-6-4 — diagrama extraído do "Manual
de Engenharia Ferroviária" de Attila do Amaral, que por sua
vez o aproveitou de Merriam-Webster.
Também é por imagens que o livro apresenta o telégrafo,
o seletivo e o funcionamento do staff — e muitos outros aspectos da organização
e funcionamento das estradas de ferro.
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Catálogos históricos
Estes livros devem ser procurados nos museus da antiga RFFSA (também
há uma coleção de postais)
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