Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vista geral da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná
Vista geral da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreosfera

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
   

Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
A ponte rodoferroviária
sobre o rio Paraná


 
Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã

As informações e imagens desta apresentação têm como ponto de partida (4 Ago. 2011) o relatório elaborado pela Fepasa na primeira metade de 1998.

* Esta data é apenas estimada, uma vez que a cópia localizada nos arquivos da Fepasa não contém data. A rigor, pode tratar-se de cópia apresentada para aprovação. Refere-se ao mês de Abril no passado; e à inauguração (ocorrida em Junho) no futuro.

Trata-se de uma "descrição sucinta das obras da Fepasa que estão sendo realizadas", constituídas por:

  • uma ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, com 2600 metros de extensão, ligando os municípios de Rubineia, em São Paulo, a Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul;

  • dois viadutos de acesso à Ponte, a partir da malha viária existente, com extensão aproximada de 720 metros da lado São Paulo e de 450 metros do lado Mato Grosso do Sul:

  • um acesso ferroviário, da ponte à cidade de Santa Fé do Sul, em São Paulo, com extensão aproximada de 16,5 km, integrando por ferrovia as regiões sudeste e centro-oeste do país, constituindo-se na interligação da malha da Fepasa com a Ferronorte.

  • um acesso rodoviário, ligando a SP-597 (Santa Fé do Sul / Santa Clara) que deriva da Rodovia Euclides da Cunha em São Paulo, à Ponte, com extensão aproximada de 8 km.

5/7/96, Gazeta Mercantil – Interesse despertado entre investidores nacionais e estrangeiros pela privatização da RFFSA e a retomada das obras da ponte sobre o rio Paraná, divisa SP/MS, finalmente convenceram fundos de pensão a participar do capital da Ferronorte, projeto tocado até agora pelo grupo Itamarati, de Olacyr de Moraes. Ontem, Ferronorte anunciou um aumento do capital social de R$ 354 milhões. As ações serão subscritas pelos fundos Previ, Petros e Sistel, que passarão a deter 60% do capital. Também serão emitidas debêntures conversíveis em ações, no valor de R$ 100 milhões, a serem adquiridas pela BNDESPar. Pelo contrato de concessão para construir e explorar por 90 anos a ferrovia que cortará MS e MT, apenas 20% das ações ordinárias da Ferronorte deveriam ficar em mãos do grupo idealizador. Mas mesmo depois de ter aberto 260 km de estrada, Olacyr não conseguir atrair parceiros. // Abriu 260 km e os parceiros não apareceram. O grupo começou então a desacelerar a obra e dos US$ 260 milhões de financiamentos assegurados pelo BNDES só contratou R$ 160 milhões. O primeiro trecho, que aguarda o assentamento de trilhos, vai de Aparecida do Taboão, na divisa MS/SP, até Chapadão dos Gaúchos, no centro da produção de soja do MS, e dali seguiria numa segunda etapa para Cuiabá, MT. Mas este trecho não se conectava aos trilhos da Fepasa, em Santa Fé do Sul. Uma ponte sobre o rio Paraná e 15 km de trilhos da Fepasa, por construir no lado paulista, separavam as 2 ferrovias – obras que só agora estão recebendo tratamento prioritário dos governos federal e estadual. Negociações para a entrada dos fundos duraram cerca de 1 ano e a demora nessa decisão alimentou boatos nos últimos meses de dificuldades do grupo Itamarati, que imobilizara capital em grandes projetos de demorado retorno em diferentes áreas: na ferrovia, produção de açúcar e álcool, beneficiamento de algodão, fazendas produtoras de grãos, armazenagem e energia elétrica – para esta última o grupo conseguiu como sócio, no final do ano passado, a norte-americana Energy Power Group, que adquiriu 50% do capital das UHE Juba I e Juba II, no MT. Grupo ainda estuda abertura de capital de sua usina de açúcar e álcool para investidores chineses e recentemente Olacyr surpreendeu ao oferecer ao Incra suas cinematográficas fazendas Itamarati e Itamarati Norte para reforma agrária. // Itamarati deverá continuar com 34% das ações da Ferronorte; Previ ficará com 25%; Petros com 20%; Sistel com 15%; e outros com 6%. Obras da ferrovia deverão ser retomadas e a meta agora será a construção de 450 km rumo a Cuiabá.

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Capa do relatório da Fepasa sobre a ponte rodoferroviária
Capa do relatório da Fepasa sobre a ponte rodoferroviária
   

Trens turísticos

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São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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Foto de capa do relatório da Fepasa sobre a ponte rodoferroviária
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