Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Referências

1927

Vias brasileiras de comunicação. A Estrada de Ferro Central do Brasil. Linha do Centro e Ramais. Max Vasconcelos (vol. I, 3ª ed.), 1928.

Mapas ferroviários de 1927 | Ferrovias existentes
EFSLT | EF Central do Piauí | RVC | EF Central do Rio Grande do Norte | EF Petrolina - Teresina
Leopoldina Railway | EFOM | Rede Sul Mineira | EF Goiás | EF NoB | EF Tocantins
EFCB e ferrovias convergentes | Ramal de São Paulo - EFCB | Linhas e estações da EFCB
“Vias brasileiras de comunicação” | A obra de Max Vasconcelos | Gênese da obra de Max Vasconcelos
Relatório MVOP | n’A Manha...
1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin

1908

O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril
CIB, Rio de Janeiro, 1909
Reedição fac-similar:
IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
Ferrovias | Cronologia | A grande viagem
De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Mineradoras

“O manganês tornou-se rapidamente o principal produto mineral de
exportação do país, e já no início do século XX, nos arredores de
Conselheiro Lafaiete, operavam cinco importantes companhias: a
Sociedade Geral das Minas de Manganês Gonçalves Ramos, que
explorava as jazidas do Paiva, Colatino, Michaela e Piquiri; a empresa de
A. Thun; a Sociedade Anônima de Minas de Manganês de Ouro Preto
(jazida de São Gonçalo e Cocoruto); a Sociedade Brasileira de Mineração
(jazida de Água Preta), e a Companhia Morro da Mina, que explorava a
jazida do mesmo nome” [Companhia Vale do Rio Doce. A Mineração no Brasil e a Companhia Vale do Rio
Doce. Rio de Janeiro, 1992, p. 143; cf. Paulo Coelho Mesquita Santos. As discussões sobre os marcos regulatórios da mineração e as
propostas para o desenvolvimento da indústria do manganês e do ferro
em Minas Gerais: 1889 a 1912, p. 3]
.

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   
Estação ferroviária Lafaiete, cerca de 1928
Estação ferroviária Lafaiete, cerca de 1928

Estrada de Ferro Central do Brasil
Estação Lafaiete (Queluz, MG)
e Chave Cia. Santa Matilde - 1928

Flavio R. Cavalcanti - Jan. 2014
Pesquisa: Jorge A. Ferreira Jr.

A 3ª edição do livro de Max Vasconcelos, de 1928, registra algumas informações sobre os primeiros tempos da Companhia Santa Matilde; do pátio ferroviário do km 460; e diversos ramais férreos de empresas mineradoras instaladas na região de Conselheiro Lafaiete [p. 127-134].

São informações que, em boa parte, não podiam constar do levantamento realizado duas décadas antes, pelo Centro Industrial do Brasil, nem, por consequência, dos mapas e livros daquela época, como a “Memória histórica da Estrada de Ferro Central do Brasil”, de 1908.

A Santa Matilde, por exemplo, tinha inaugurado sua fábrica de laticínios em 1913; e sua mineração somente em 1916, — naquele ciclo de desenvolvimento muitas vezes descrito como de “substituição de importações”, impulsionado pela queda das correntes de comércio internacional durante a I Guerra Mundial [1914-1918], — e é possível que vários dos demais empreendimentos citados em 1928 também datassem daquele momento.

   
Estação km
Pedra do Sino 429,970
Cristiano Otoni 438,695
Buarque de Macedo 450,161
chave da Cia. Santa Matilde “360,…”
Lafaiete 462,583
chave Morro da Mina 463,862
Gagé 473,523

A parada do km 460 é citada por Max Vasconcelos como “Chave da Companhia Santa Matilde”, de modo bastante impreciso — e errado:

«No km 360,… [460!], passa o trem pela chave da Companhia Santa Matilde; grupos de casas operárias surgem à esquerda, como um prolongamento do populoso bairro em que fica a estação» [p. 129].

Essa “chave da Cia. Santa Matilde” ainda não constava da tabela oficial de estações [p. 221], sendo citada apenas no texto.

Não há referência a nome ou apelido de “Bananeiras” — exceto pela proximidade do rio Bananeiras, que a ferrovia margeia ao longo de 13 km, a partir de Buarque de Macedo, e atravessa cerca de 1 km depois da estação Lafaiete.

Ramais de manganês

Max Vasconcelos relata a existência de 4 ramais ferroviários e 1 “linha aérea”, em 1928, para trazer manganês das minas até a Linha do Centro da EFCB — somente no município de Queluz, atual Conselheiro Lafaiete:

  • Ramal da EFCB com 8 km, em bitola larga, do km 463,862 até a mina de manganês do Morro da Mina, à direita da ferrovia
  • Linha férrea de 45 km partindo de Cristiano Otoni até a mina de manganês de Cocuruto
  • Linha férrea da Cia. Santa Matilde partindo do km 460, com 7 km de extensão
  • Linha férrea da Cia. Santa Matilde partindo da estaçao de Gagé
  • Linha aérea das jazidas de Água Preta, com 6 km

Baldeação para o sertão

O texto de Max Vasconcelos parece indicar que, tendo a ferrovia seguido as curvas de nível próximas ao rio Bananeiras, a estação Lafaiete teve de ser localizada bem abaixo e fora da cidade original de Queluz — dando origem a um novo bairro, em torno da estação, cujo nome adotou:

«A estação Lafaiete serve à cidade de Queluz, em cuja parte baixa está situada, no amplo e movimentado bairro que lhe tomou o nome. O verdadeiro centro da cidade, invisível ao passageiro, fica à direita, em um planalto a que a importante rua Tavares de Melo proporciona fácil e rápido acesso».

A “quebra de bitola” já se havia deslocado para Burnier, cerca de 35 km adiante, porém mantinha-se em Lafaiete a baldeação para os trens de passageiros que faziam o “sertão”, talvez devido à infraestrutura já instalada, — como as “importantes oficinas” do 5º Distrito da Locomoção e sistema de reversão, — o que implicava em manter 35 km de bitola mista, até se julgar conveniente instalar novas infraestruturas em algum ponto mais além:

«Partem de Lafaiete os trens da bitola estreita (1,00 m) que, propriamente, só começa em Burnier, sendo portanto mista a linha até essa estação; a baldeação entretanto dos passageiros que se destinam ao sertão, é feita em Lafaiete».

«» ª … • — “”

Exibir mapa ampliado
Pátio km 460 em Conselheiro Lafaiete
1908 | 1928 | 1954 | 1969 | 1976 | 2013
Estação Conselheiro Lafaiete | Cia. Industrial Santa Matilde
Estações da Linha do Centro da EFCB
D. Pedro II | Palmeira da Serra | Barra do Piraí | Paraíba do Sul | Três Rios (Entre Rios) | Juiz de Fora
Chapéu d'Uvas | Ewbank da Câmara | Santos Dumont | Antônio Carlos (Sítio) | Pedra do Sino
Cristiano Otoni | Conselheiro Lafaiete | Miguel Burnier
Ramal de Lima Duarte: Orvalho | Penido | Ramal de Paraopeba: Moeda | Belo Vale
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
Pátios e estações ferroviárias
Bauru | Porto Novo | Brasília | Ribeirão Preto | Uvaranas | Angra dos Reis | Calçada
Bananal | Ituanas | Contestado | Porto Velho | Alagoinhas | Queimadas | Aramari
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São José dos Campos | Pinheiro Machado | Campos
Cachoeiro de Itapemirim | Triângulo | Itabaiana | Teresina | Rio Grande
   

Trens de passageiros

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Antigos trens de passageiros

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Barrinha
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Barra Mansa a Lavras
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Trem Húngaro
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Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
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Plataforma de embarque: 1995

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Em projeto

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Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  
  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

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