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Instalações da antiga fábrica de vagões da Santa Matilde no pátio do km 460, em Conselheiro Lafaiete
Instalações da antiga fábrica de vagões da Santa Matilde no pátio do km 460, Conselheiro Lafaiete (MG) em 2013. Foto: Felipe Rodrigues

Referências

“Amor, ódio e muita história para contar”. Declarações de Ana Lidia Pimentel, filha do herdeiro da C.I.S.M., Humberto José Pimentel Duarte. Revista On, 8 Abr. 2013.

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Indústria ferroviária: vagões
Cia. Industrial Santa Matilde


 
Flavio R. Cavalcanti - Jan. 2014
Pesquisa: Jorge A. Ferreira Jr.

De acordo com a bisneta do fundador da Cia. Industrial Santa Matilde, a empresa nasceu em 1916*, durante a I Guerra Mundial [1914-1948], para a mineração de manganês, nas proximidades de Conselheiro Lafaiete (MG), estação do km 462 da Linha do Centro.

(*) Três anos antes, em Março de 1913, havia sido fundada a Companhia de Laticínios Santa Matilde, que deu nome ao bairro [TV Lafaiete, no 97º aniversário do bairro, Mar. 2010].

A empresa mineradora é um exemplo daquele ciclo de “substituição de importações” propiciado pela queda das correntes de comércio internacional durante a I Guerra Mundial [1914-1918].

Num desdobramento dessa atividade, a empresa começou a efetuar reparos em suas próprias vagonetas e, depois, também no material rodante de outras mineradoras. Mais tarde, passou a construir vagões:

Meu bisavô, que também se chamava Humberto, era advogado, mas sempre teve loucura por engenharia. Essa era realmente sua paixão. Por este motivo, ele fundou em Conselheiro Lafaiete a mina para extrair manganês. Em 1926, a empresa começou a reparar vagões e, dali, seguiu para a fabricação deles”.

Possíveis limites ao significado de “fabricação” são sugeridos por um anúncio de 1940, em que a Santa Matilde se apresenta como “fabricantes e importadores”.

Então, já tinha sede no Rio de Janeiro (DF), em prédio chamado “Santa Matilde”; e seu endereço telegráfico “Manganato” mantinha a referência às origens como empresa mineradora de manganês.

Três Rios

Só em 1959, a Santa Matilde obteve o terreno para a fábrica de Três Rios (RJ).

Dizem que era um brejo, mas foi o que conseguiu, na época, com o governo”.

Ao que se depreende, ali começou a produzir implementos agrícolas; e, em 1960, também estruturas metálicas.

Anúncios de material ferroviário publicados até Outubro de 1963 (pelo menos), indicam a localização da fábrica de vagões unicamente em Conselheiro Lafaiete, — e o escritório no Rio de Janeiro, Guanabara (GB).

Anúncios de material ferroviário de Out. 1970 (pelo menos) já indicam as duas fábricas de vagões, — Conselheiro Lafaiete (MG) e Três Rios (RJ), — porém ainda com sede à Rua Buenos Aires, no Rio de Janeiro, RJ.

Petrópolis

O casarão que serviu de sede à Cia. Industrial Santa Matilde em Petrópolis (RJ), à Av. Koeler, foi adquirido em 1984; e em 1994 foi arrematado pela Prefeitura em leilão público.

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Placa de fábrica do vagão 640512-6L construído pela Santa Matilde em 1978
Placa de fábrica do vagão 640.512-6L construído pela Santa Matilde em 1978. Foto: Jean Carlos Kuester
Fábrica de vagões da Santa Matilde junto ao pátio ferroviário do km 460 em Conselheiro Lafaiete, no início da década de 1960
Fábrica de vagões da Santa Matilde junto ao pátio ferroviário do km 460 em Conselheiro Lafaiete, no início da década de 1960
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