|
ReferênciasAmor, ódio e muita história para contar. Declarações de Ana Lidia Pimentel, filha do herdeiro da C.I.S.M., Humberto José Pimentel Duarte. Revista On, 8 Abr. 2013.
|
Indústria ferroviária: vagões
|
|
De acordo com a bisneta do fundador da Cia. Industrial Santa Matilde, a empresa nasceu em 1916*, durante a I Guerra Mundial [1914-1948], para a mineração de manganês, nas proximidades de Conselheiro Lafaiete (MG), estação do km 462 da Linha do Centro.
(*) Três anos antes, em Março de 1913, havia sido fundada a Companhia de Laticínios Santa Matilde, que deu nome ao bairro [TV Lafaiete, no 97º aniversário do bairro, Mar. 2010].
A empresa mineradora é um exemplo daquele ciclo de substituição de importações propiciado pela queda das correntes de comércio internacional durante a I Guerra Mundial [1914-1918].
Num desdobramento dessa atividade, a empresa começou a efetuar reparos em suas próprias vagonetas e, depois, também no material rodante de outras mineradoras. Mais tarde, passou a construir vagões:
Meu bisavô, que também se chamava Humberto, era advogado, mas sempre teve loucura por engenharia. Essa era realmente sua paixão. Por este motivo, ele fundou em Conselheiro Lafaiete a mina para extrair manganês. Em 1926, a empresa começou a reparar vagões e, dali, seguiu para a fabricação deles.
Possíveis limites ao significado de fabricação são sugeridos por um anúncio de 1940, em que a Santa Matilde se apresenta como fabricantes e importadores.
Então, já tinha sede no Rio de Janeiro (DF), em prédio chamado Santa Matilde; e seu endereço telegráfico Manganato mantinha a referência às origens como empresa mineradora de manganês.
|
Só em 1959, a Santa Matilde obteve o terreno para a fábrica de Três Rios (RJ).
Dizem que era um brejo, mas foi o que conseguiu, na época, com o governo.
Ao que se depreende, ali começou a produzir implementos agrícolas; e, em 1960, também estruturas metálicas.
Anúncios de material ferroviário publicados até Outubro de 1963 (pelo menos), indicam a localização da fábrica de vagões unicamente em Conselheiro Lafaiete, e o escritório no Rio de Janeiro, Guanabara (GB).
Anúncios de material ferroviário de Out. 1970 (pelo menos) já indicam as duas fábricas de vagões, Conselheiro Lafaiete (MG) e Três Rios (RJ), porém ainda com sede à Rua Buenos Aires, no Rio de Janeiro, RJ.
O casarão que serviu de sede à Cia. Industrial Santa Matilde em Petrópolis (RJ), à Av. Koeler, foi adquirido em 1984; e em 1994 foi arrematado pela Prefeitura em leilão público.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |