EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas
Carros
da 1ª Classe Santa Matilde
Pesquisa de Hélio dos Santos Pessoa Júnior,
Marcelo Citaro e Carlos Alberto Rodrigues Alvarenga
a partir das plantas da
EFVM
/
CVRD
De acordo com as plantas da
EFVM
/
CVRD
já localizadas,
os
carros
de aço carbono encomendados à Santa Matilde foram construídos nos seguintes lotes, com diferentes características e configurações:
1954
Carros
1ª classe B-121 a B126 - 15 janelas, sem saias, com escada externa e fixa;
1959
Carros
1ª classe B-131 a B-137 - 15 janelas, com saias e escada interna e giratória;
1965
No último lote de 1ª e 2ª classes encomendados à Companhia Industrial Santa Matilde, a
CVRD
optou por
carros
com comprimento na faixa dos 18 metros (com 16 janelas, incluindo a do banheiro), conferindo assim uma maior capacidade de assentos:
Carros
1ª classe B-141 a B-148 - 16 janelas, com saias e escada interna e giratória;
Carros
de aço carbono construídos pela Santa Matilde para a EFVM |
Primeira Classe |
Ano de fabricação |
1954 |
1959 |
1965 |
1966 |
Números |
B121 a B126 |
B131 a B135 |
B141 a B148 |
|
Tara |
30.022 kg |
30.396 kg |
30.803 kg |
|
Lotação |
56 Passageiros |
56 Passageiros |
60 Passageiros |
|
Comprimento |
16,84 m |
16,84 m |
17,70 m |
|
«» ª
Características, medidas e numeração dos vagões da Primeira Classe em aço carbono
da Santa Matilde para o trem de passageiros da EFVM - Vitória a Minas
|