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O trem de passageiros da Vale, com sua pintura café-com-abóbora em 1990
O trem de passageiros da Vale, com sua pintura café-com-abóbora, flagrado por José Emílio Buzelin na estação de Drummond (nova)
em Agosto de 1990, quando ainda não chegava a Belo Horizonte, mas já viajava sempre lotado. Hoje [1995], com mais de 20 carros,
é um dos maiores trens de passageiros do mundo — e continua lotado.

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
   São Lourenço - Soledade

Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

Ferreofotos

• Canhão ferroviário e vagão-peça - 26 Out. 2013

• Locomotiva RS3 da EFCB / RFFSA - 25 Out. 2013

• U22C | MX620 | G8 BB | GL8 | U5B - 22 Out. 2013

• As locomotivas MX620 - 22 Out. 2013

• O desfile da locomotiva Baronesa na Av. Rio Branco, em 1934 - 16 Out. 2013

• As locomotivas suecas da EF Rio do Ouro - 13 Out. 2013

• Locomotivas U20C “Namibianas” em operação na FCA - 23 Set. 2013

• Apresentação da última pintura Fepasa em 1995 - 18 Set. 2013

• Apresentação da locomotiva “Tentugal” em 1995 - 14 Set. 2013

• A viagem da “Baratinha” n° 502 em 1995 - 13 Set. 2013

  

Ferrovias

• Artilharia ferroviária no Brasil - 26 Out. 2013

• Locomotivas da SR2 RFFSA - 23 Out. 2013

• Locomotivas da EFCB / RFFSA - 21 Out. 2013

• As locomotivas Alco FA1 (EM) - 21 Out. 2013

• Locomotiva “Manchester”: a primeira do Brasil? - 18 Out. 2013

• Planta da locomotiva a vapor Henschel 0-8-0 da EF Sorocabana - 18 Out. 2013

• Planta da locomotiva Baronesa na EFCB - 16 Out. 2013

Esplanada Ferroviária de Bauru - 17 Set. 2013

• Locomotiva Zezé Leone: história e projeto de trem turístico - 22 Jul. 2013

• Estação “Central” de Belo Horizonte - 18 Jul. 2013

• Ferrovia, frigoríficos e vagões isotérmicos no Brasil - 25 Fev 2013

  

Ferreoclipping

Trem Vitória - Belo Horizonte volta a circular - 2 Jan. 2014

Trem Vitória - Belo Horizonte oferece desconto de 20% nas Festas, Férias e Carnaval - 5 Nov. 2013

“Trens do Brasil” - série de reportagens da TV Record - 22 Jul. 2013

Memorável Trem de Ferro - Domingo - na CNT - 14 Jul. 2013

   

Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas
"Cartão de visita"


 
  
Jornal da Vale — Nov. 1994
Centro-Oeste nº 94 — Mar. 1995

Pouco mais de um ano após a inauguração do trem de passageiros direto até Belo Horizonte, o “Jornal da Vale” publicava este artigo, que se tornou um registro histórico de sua evolução naquele momento:

«Embora o trem de passageiros seja deficitário, a nossa preocupação é garantir maior conforto aos passageiros das comunidades de nossa área de atuação. Queremos que esse trem se transforme em um cartão de visita da empresa — disse o presidente Francisco Schettino.

«Para cada real pago pelo usuário, a CVRD gasta R$ 2 na operação do trem.

«Ele é formado por cerca de 30 carros — um dos maiores do mundo.

«Quando a ligação entre as 2 capitais foi efetivada, a CVRD operava apenas 8 carros.

Vista lateral de um vagão do trem de passageiros, com a disposição da logomarca

«Atualmente, cerca de 2,8 milhões de passageiros trafegam pela EFVM. Este número deverá chegar a 3 milhões em 1995, segundo o diretor de transportes, José Carlos Nunes Marreco.

«Num futuro próximo, a proposta da Vale é instalar aparelhos de ar-condicionado também na Primeira e na Segunda Classe. Essa mudança será feita a partir da capacidade do passageiro de assumir o custo do serviço.

«Para garantir o melhor atendimento, os empregados da EFVM que atendem aos passageiros estão passando por treinamento, e algumas estações estão sendo reformadas.

«São mais de 700 km de trilhos ligando as duas capitais.

«O trem da EFVM passa por cerca de 200 municípios mineiros e capixabas, com 31 estações de parada.

«Na Classe Executiva não é permitida a viagem de pessoas em pé. Para os fumantes foi reservada a varanda do trem, garantindo um ambiente sem cheiro de fumaça no interior dos carros.

   
Para falar com a Vale
Estação Telefone
Pedro Nolasco (027) 226-4169
Piraqueaçu (027) 258-1240
Colatina (027) 722-0997
Baixo Guandu (027) 732-1459
Aimorés (027) 734-1014
Resplendor (033) 263-1235
Cons. Pena (033) 261-1497
Gov. Valadares (033) 271-6144
Frederico Sellow (033) 254-1252
Int. Câmara (031) 821-4666
Mário Carvalho (031) 848-1089
Des. Drummond (031) 861-1185
Itabira (031) 831-4434
Itabira (031) 831-4550
João Monlevade (031) 851-3314
Santa Bárbara (Posto Policial) (031) 832-1334
Belo Horizonte (031) 201-8813
Horários atuais

«Para maior conforto dos passageiros, o trem tem um carro bagageiro. Além de cargas convencionais, o passageiro também pode transportar motos, bicicletas e pequenos animais».

Estação de Belo Horizonte
Preços a partir de 1º de Julho de 1994
Classe Executiva Destino Primeira Classe Segunda Classe
Inteira Meia Inteira Meia Inteira Meia
3,40 2,60 Barão de Cocais 1,85 1,25 1,30 0,95
3,40 2,60 Santa Bárbara 1,85 1,25 1,30 0,95
4,30 2,60 Rio Piracicaba 2,40 1,25 1,70 0,95
4,30 2,60 João Monlevade 2,40 1,25 1,70 0,95
5,10 2,60 Des. Drumond 3,00 1,50 2,10 1,05
5,10 2,60 Antônio Dias 3,00 1,50 2,10 1,05
5,90 3,00 M. C. (Fabriciano) 3,60 1,80 2,50 1,25
5,90 3,00 I. C. (Ipatinga) 3,60 1,80 2,50 1,25
5,90 3,00 Ipaba 3,60 1,80 2,50 1,25
6,80 3,40 Frederico Sellow 4,15 2,10 2,90 1,45
6,80 3,40 Naque 4,15 2,10 2,90 1,45
6,80 3,40 Periquito 4,15 2,10 2,90 1,45
7,60 3,80 Pedra Corrida 4,75 2,35 3,25 1,65
7,60 3,80 Governador Valadares 4,75 2,35 3,25 1,65
8,40 4,20 Tumiritinga 5,35 2,65 3,65 1,85
8,40 4,20 São Tomé do Rio Doce 5,35 2,65 3,65 1,85
9,20 4,60 B. do Cuiete 5,90 2,95 4,05 2,00
9,20 4,60 Conselheiro Pena 5,90 2,95 4,05 2,00
9,20 4,60 Crenaque 5,90 2,95 4,05 2,00
9,20 4,60 Resplendor 5,90 2,95 4,05 2,00
10,10 5,00 Itueta 6,50 3,25 4,45 2,20
10,10 5,00 Aimorés 6,50 3,25 4,45 2,20
10,10 5,00 Baixo Guandu 6,50 3,25 4,45 2,20
10,10 5,00 Mascarenhas 6,50 3,25 4,45 2,20
10,90 5,50 Itapina 7,05 3,55 4,80 2,40
10,90 5,50 Colatina 7,05 3,55 4,80 2,40
11,70 5,90 Maria Ortiz 7,65 3,85 5,20 2,60
11,70 5,90 Piraqueaçu 7,65 3,85 5,20 2,60
11,70 5,90 Aricanga 7,65 3,85 5,20 2,60
12,60 6,30 Fundão 8,25 4,10 5,60 2,80
13,40 6,70 Pedro Nolasco (Vitória) 8,80 4,40 6,00 3,00
   

1994~1995

Tabela fornecida por
Elson Sales de Oliveira
Gerente Técnico
Estação Belo Horizonte
Centro-Oeste nº 94
Março de 1995

Bilhete de abatimento: R$ 1,25

Caderneta quilométrica: R$ 38,35

Horário para Belo Horizonte: 6h30 diariamente

Horário para Vitória: 7h00 diariamente

Vendas com antecedência de 10 dias

Horário de atendimento de 6h às 18h

Crianças até 4 anos são isentas de passagens sem ocupar lugar

Crianças até 11 anos pagam meia passagem

A partir de 12 anos pagam passagem inteira.

Arquivo: Trem Vitória - Belo Horizonte
A Vale entra na briga para valer | Conforto, eficiência e segurança | Manobra na saída de BH
Tirando o chapéu para o trem da Vale | "Cartão de visita" | Horários em 2002
Carros aço carbono Santa Matilde da EFVM
Primeira Classe | Segunda Classe | Restaurante | Bagagem-Correio
Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte
Cia. Industrial Santa Matilde
Trem Vitória - Belo Horizonte

Preços | Desconto | Avisos | Onde comprar | Horários do trem

Estações | Mapa
Pedro Nolasco | Fundão | Aricanga | Piraqueaçu | Colatina | Mascarenhas | Baixo Guandu | Aimorés | Itueta | Resplendor | Conselheiro Pena | Barra do Cuieté | São Tomé do Rio Doce | Tumiritinga | Governador Valadares | Pedra Corrida | Periquito | Frederico Sellow | Intendente Câmara | Mário Carvalho | Antônio Dias | Desembargador Drumond | João Monlevade | Rio Piracicaba | Dois Irmãos | Belo Horizonte

O novo trem da Vale | Novos vagões romenos | Histórico

Locomotivas e vagões do Trem Vitória - Belo Horizonte (2003)
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Estrada de Ferro Vitória a Minas
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Vale
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O simulador de trens | Antigo CTC
   
  

Bibliografia

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Jean Baptiste Debret - 15 Mai 2013

• Mad Maria - Marcio Souza - 2 Abr 2013

• Estrada de Ferro do Corcovado: 100 anos de eletrificação - Memória da Eletricidade - 22 Mar 2013

• Corcovado: a conquista da montanha de Deus - 16 Mar 2013

• Reconstrução da Estrada de Ferro do Corcovado - EFC - 6 Mar 2013

• Machado de Assis e a Administração Pública Federal - 16 Set. 2012

• O ciclo revolucionário do Ministério da Viação - 16 Set. 2012

  

Ferreomodelismo

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

• Como construí minha própria locomotiva - 28 Set. 2013

• Miniaturas realmente a vapor - 28 Set. 2013

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