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Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Manobra na saída de Belo Horizonte


 
José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 84 — 1° Nov. 1993

Este pequeno artigo, da década de 1990, apresenta uma manobra que não existe mais:

“O trem da Vale sai de Belo Horizonte em marcha à ré até Pedreira, para manobrar em favor da variante. Acompanhe no esquema:

O trem sai de (1) com o carro-bagagem na cauda e os de 2ª e 1ª junto às locomotivas.

Em (2) pára, as lococomotivas desengatam, vão até (3), voltam por (4) e retornam a (2) para engatar à frente da composição e seguem viagem em (5).

A manobra toda leva cerca de 10 minutos. Quando o ramal do Matadouro estiver pronto, no início de 1994, a manobra será dispensada.

Na volta ocorre o seguinte: – O trem pára no viaduto, as locomotivas G12 desengatam e vão para a linha em direção a Belo Horizonte. Uma locomotiva GT vem e reboca os carros, posicionando-os junto às G-12” (1993).

Mapa esquemático da manobra ferroviária do trem de passageiros na saída de Belo Horizonte
Arquivo: Trem Vitória - Belo Horizonte
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