Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Trem de passageiros Vitória a Minas em 1990, já na pintura café e abóbora, vendo-se em primeiro plano o vagão de segunda classe C131
Trem de passageiros Vitória a Minas em 1990, vendo-se em primeiro plano (à direita) o vagão de Segunda Classe C131 EFVM

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas
Carros de aço carbono Santa Matilde do Trem Vitória a Minas


 
Pesquisa de Hélio dos Santos Pessoa Júnior,
Marcelo Citaro e Carlos Alberto Rodrigues Alvarenga
a partir das plantas da EFVM / CVRD

De acordo com as plantas da EFVM / CVRD já localizadas, os carros de aço carbono encomendados à Santa Matilde foram construídos nos seguintes lotes, com diferentes características e configurações:

1954

Carros 1ª classe B-121 a B126 - 15 janelas, sem saias, com escada externa e fixa;

Carros 2ª classe C-121 a C-127 - 15 janelas, sem saias, com escada externa e fixa;

Carros Bagagem-correio ESF-121 a ESF-123, sem saias, sem escadas;

Carros Restaurante R-122 a R-124, sem saias e sem escadas (muito possivelmente sendo modificado posteriormente, devido à existência do R-123, com saia).

Vagão de Primeira Classe B121 do trem de passageiros Vitória a Minas
Vagão de Primeira Classe B121 do trem de passageiros Vitória a Minas

1959

Carros 1ª classe B-131 a B-137 - 15 janelas, com saias e escada interna e giratória;

Carros 2ª classe C-131 a C-134 - 15 janelas, com saias e escada interna e giratória;

Carros Bagagem-correio ESF-131 e EFS-132, com saias e sem escadas;

Carros Restaurante R-131 e R-132 com saias e sem escada interna e giratória, pois a porta se encontra mais em direção ao meio do veículo, posicionada em cima dos truques.

1965

No último lote de 1ª e 2ª classes encomendados à Companhia Industrial Santa Matilde, a CVRD optou por carros com comprimento na faixa dos 18 metros (com 16 janelas, incluindo a do banheiro), conferindo assim uma maior capacidade de assentos:

Carros 1ª classe B-141 a B-148 - 16 janelas, com saias e escada interna e giratória;

Carros 2ª classe C-141 a C-146 - 16 janelas, com saias e escada interna e giratória.

Carros de aço carbono construídos pela Santa Matilde para a EFVM
Carro Bagagem / Chefe de Trem
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números ESF121 a ESF123 ESF131e ESF132    
Tara 27. 430 kg 29.100 kg    
Lotação 16.600 kg 16.600 kg    
Comprimento 16,84 m 16,84 m    
Primeira Classe
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números B121 a B126 B131 a B135 B141 a B148  
Tara 30.022 kg 30.396 kg 30.803 kg  
Lotação 56 Passageiros 56 Passageiros 60 Passageiros  
Comprimento 16,84 m 16,84 m 17,70 m  
Segunda Classe
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números C121 a C127 C131 a C134 C141 a C146  
Tara 29.055 kg 29.686 kg 30.540 kg  
Lotação 76 Passageiros 76 Passageiros 80 Passageiros  
Comprimento 16,84 m 16,84 m 17,70 m  
Restaurante
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números R122 a R124 R131 e R132    
Tara 24.255 kg 30.920 kg    
Lotação 30 lugares 30 lugares    
Comprimento 16,84 m 16,84 m    
Administração
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números       AD106
Tara       26.800 kg
Lotação       8 Passageiros
Comprimento       14,03 m
«» ª … • — “”
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Acompanhe no FB

Vagões em aço carbono construídos pela Santa Matilde para o trem de passageiros da EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas
Vagões em aço carbono construídos pela Santa Matilde para o trem de passageiros da EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas. Foto: Santa Matilde / Divulgação
Carros aço carbono Santa Matilde da EFVM
Primeira Classe | Segunda Classe | Restaurante | Bagagem-Correio
Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte
Cia. Industrial Santa Matilde
Cia. Industrial Santa Matilde
Carros RFN | Carros EFNoB | Carros EFVM | TUE EFCB e carros RFN
Vagão EFCB 1940 | Vagão em madeira 1947 | Vagões metálicos 1951 | Gôndola drop bottom EFDTC 1951
Vagões metálicos 1953 | Vagões metálicos 1954 | Vagões metálicos 1955 | Vagões metálicos 1959
Vagão especial da Usiminas 1961 | Abastecimento urbano 1963 | Exportação 1963
Arquivo: Trem Vitória - Belo Horizonte
A Vale entra na briga para valer | Conforto, eficiência e segurança | Manobra na saída de BH
Tirando o chapéu para o trem da Vale | "Cartão de visita" | Horários em 2002
Trem Vitória - Belo Horizonte

Preços | Onde comprar | Horários

Estações
Pedro Nolasco | Fundão | Aricanga | Piraqueaçu | Colatina | Mascarenhas | Baixo Guandu | Aimorés
Itueta | Resplendor | Conselheiro Pena | Barra do Cuieté | São Tomé do Rio Doce | Tumiritinga
Governador Valadares | Pedra Corrida | Periquito | Frederico Sellow | Intendente Câmara
Mário Carvalho | Antônio Dias | Desembargador Drumond | João Monlevade
Rio Piracicaba | Dois Irmãos | Belo Horizonte

Locomotivas
885 | 886 | 887 | 888 | 1151 | 1155 | 1157 | 1181

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade