Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trem de passageiros Vitória a Minas em 1990, já na pintura café e abóbora, vendo-se em primeiro plano o vagão de segunda classe C131
Trem de passageiros Vitória a Minas em 1990, vendo-se em primeiro plano (à direita) o vagão de Segunda Classe C131 EFVM

Trens de passageiros

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Antigos trens turísticos

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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas
Carros de aço carbono Santa Matilde do Trem Vitória a Minas

Pesquisa de Hélio dos Santos Pessoa Júnior,
Marcelo Citaro e Carlos Alberto Rodrigues Alvarenga
a partir das plantas da EFVM / CVRD

De acordo com as plantas da EFVM / CVRD já localizadas, os carros de aço carbono encomendados à Santa Matilde foram construídos nos seguintes lotes, com diferentes características e configurações:

1954

Carros 1ª classe B-121 a B126 - 15 janelas, sem saias, com escada externa e fixa;

Carros 2ª classe C-121 a C-127 - 15 janelas, sem saias, com escada externa e fixa;

Carros Bagagem-correio ESF-121 a ESF-123, sem saias, sem escadas;

Carros Restaurante R-122 a R-124, sem saias e sem escadas (muito possivelmente sendo modificado posteriormente, devido à existência do R-123, com saia).

Vagão de Primeira Classe B121 do trem de passageiros Vitória a Minas
Vagão de Primeira Classe B121 do trem de passageiros Vitória a Minas

1959

Carros 1ª classe B-131 a B-137 - 15 janelas, com saias e escada interna e giratória;

Carros 2ª classe C-131 a C-134 - 15 janelas, com saias e escada interna e giratória;

Carros Bagagem-correio ESF-131 e EFS-132, com saias e sem escadas;

Carros Restaurante R-131 e R-132 com saias e sem escada interna e giratória, pois a porta se encontra mais em direção ao meio do veículo, posicionada em cima dos truques.

1965

No último lote de 1ª e 2ª classes encomendados à Companhia Industrial Santa Matilde, a CVRD optou por carros com comprimento na faixa dos 18 metros (com 16 janelas, incluindo a do banheiro), conferindo assim uma maior capacidade de assentos:

Carros 1ª classe B-141 a B-148 - 16 janelas, com saias e escada interna e giratória;

Carros 2ª classe C-141 a C-146 - 16 janelas, com saias e escada interna e giratória.

Carros de aço carbono construídos pela Santa Matilde para a EFVM
Carro Bagagem / Chefe de Trem
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números ESF121 a ESF123 ESF131e ESF132    
Tara 27. 430 kg 29.100 kg    
Lotação 16.600 kg 16.600 kg    
Comprimento 16,84 m 16,84 m    
Primeira Classe
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números B121 a B126 B131 a B135 B141 a B148  
Tara 30.022 kg 30.396 kg 30.803 kg  
Lotação 56 Passageiros 56 Passageiros 60 Passageiros  
Comprimento 16,84 m 16,84 m 17,70 m  
Segunda Classe
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números C121 a C127 C131 a C134 C141 a C146  
Tara 29.055 kg 29.686 kg 30.540 kg  
Lotação 76 Passageiros 76 Passageiros 80 Passageiros  
Comprimento 16,84 m 16,84 m 17,70 m  
Restaurante
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números R122 a R124 R131 e R132    
Tara 24.255 kg 30.920 kg    
Lotação 30 lugares 30 lugares    
Comprimento 16,84 m 16,84 m    
Administração
Ano de fabricação 1954 1959 1965 1966
Números       AD106
Tara       26.800 kg
Lotação       8 Passageiros
Comprimento       14,03 m
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  
  

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

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Vagões em aço carbono construídos pela Santa Matilde para o trem de passageiros da EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas
Vagões em aço carbono construídos pela Santa Matilde para o trem de passageiros da EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas. Foto: Santa Matilde / Divulgação
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Vagão especial da Usiminas 1961 | Abastecimento urbano 1963 | Exportação 1963
Arquivo: Trem Vitória - Belo Horizonte
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Trem Vitória - Belo Horizonte

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