Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Vagão fechado EFCB - Central do Brasil, em anúncio da Santa Matilde de 1940
Vagão fechado EFCB em anúncio da Santa Matilde de 1940

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Companhia Industrial Santa Matilde
Vagão fechado da EFCB


 
Flavio R. Cavalcanti - Fev. 2014
Pesquisas: Chris R. e Jorge A. Ferreira Jr.

Vagão Santa Matilde para a EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil, em anúncio de 1940 publicado na Revista Ferroviária.

Observe a descrição das atividades da Santa Matilde como “fabricantes e importadores” — embora a época não fosse muito propícia à importação, exceto quando se tratasse de equipamentos fundamentais ao chamado “esforço de guerra”, voltado para o abastecimento dos Aliados.

O endereço telegráfico “Manganato” refletia a origem da Santa Matilde como mineradora de manganês na região de Conselheiro Lafaiete (MG).

A grafia “th” no nome do fabricante e de seu edifício sede no Rio de Janeiro (DF) reflete um momento anterior à reforma ortográfica de 1943~1945.

«» ª … • — “”
Cia. Industrial Santa Matilde
Carros RFN | Carros EFNoB | Carros EFVM | TUE EFCB e carros RFN
Vagão EFCB 1940 | Vagão em madeira 1947 | Vagões metálicos 1951 | Gôndola drop bottom EFDTC 1951
Vagões metálicos 1953 | Vagões metálicos 1954 | Vagões metálicos 1955 | Vagões metálicos 1959
Vagão especial da Usiminas 1961 | Abastecimento urbano 1963 | Exportação 1963
Indústria ferroviária
Produção 1971-2014 | Indústrias em 1988 | Produtos em 1988
GE Brasil | GM no Brasil | Villares | Emaq | CCPCL
Fabricantes de Vagões
Amsted-Maxion | CCC | Cobrasma | EMEM-Convap | Engesa-FNV | FNV | Iesa | Mafersa
Randon | Santa Fé | Santa Matilde | Soma | Usiminas Mecânica
Fabricantes de AMVs
Cobrasma | Jaraguá | Premesa
   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade