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Vagão fechado EFCB - Central do Brasil, em anúncio da Santa Matilde de 1940
Vagão fechado EFCB em anúncio da Santa Matilde de 1940

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Companhia Industrial Santa Matilde
Vagão fechado da EFCB


 
Flavio R. Cavalcanti - Fev. 2014
Pesquisas: Chris R. e Jorge A. Ferreira Jr.

Vagão Santa Matilde para a EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil, em anúncio de 1940 publicado na Revista Ferroviária.

Observe a descrição das atividades da Santa Matilde como “fabricantes e importadores” — embora a época não fosse muito propícia à importação, exceto quando se tratasse de equipamentos fundamentais ao chamado “esforço de guerra”, voltado para o abastecimento dos Aliados.

O endereço telegráfico “Manganato” refletia a origem da Santa Matilde como mineradora de manganês na região de Conselheiro Lafaiete (MG).

A grafia “th” no nome do fabricante e de seu edifício sede no Rio de Janeiro (DF) reflete um momento anterior à reforma ortográfica de 1943~1945.

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Cia. Industrial Santa Matilde
Carros RFN | Carros EFNoB | Carros EFVM | TUE EFCB e carros RFN
Vagão EFCB 1940 | Vagão em madeira 1947 | Vagões metálicos 1951 | Gôndola drop bottom EFDTC 1951
Vagões metálicos 1953 | Vagões metálicos 1954 | Vagões metálicos 1955 | Vagões metálicos 1959
Vagão especial da Usiminas 1961 | Abastecimento urbano 1963 | Exportação 1963
Indústria ferroviária
Produção 1971-2014 | Indústrias em 1988 | Produtos em 1988
GE Brasil | GM no Brasil | Villares | Emaq | CCPCL
Fabricantes de Vagões
Amsted-Maxion | CCC | Cobrasma | EMEM-Convap | Engesa-FNV | FNV | Iesa | Mafersa
Randon | Santa Fé | Santa Matilde | Soma | Usiminas Mecânica
Fabricantes de AMVs
Cobrasma | Jaraguá | Premesa
   

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