Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotivas construídas no Brasil de 1971 a 2013; e previsão para 2014
Locomotivas construídas no Brasil de 1971 a 2013; e previsão para 2014

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Indústria ferroviária
Construção de vagões e locomotivas
no Brasil de 1971 a 2014


 
Flavio R. Cavalcanti - 11 Fev. 2015
com informações da Abifer

Produção cresceu em 2014

A indústria ferroviária instalada no Brasil produziu em 2014:

  • 4.703 vagões de carga (+106,3%);

  • 374 carros de passageiros (+70,8%); e

  • 80 locomotivas (-3,6%).

Esse desempenho é bastante superior às projeções para 2014, informadas até então pela Abifer — e que permaneciam até hoje no quadro estatístico de seu site:

  • 3.500 vagões de carga (+46,1%);

  • 320 carros de passageiros (+53,5%); e

  • 60 locomotivas (-27,7%).

No conjunto, o faturamento da indústria ferroviária foi de R$ 5,6 bilhões — um crescimento de 24% em relação aos R$ 4,5 bilhões de 2013.

Projeções para 2015

De acordo com a nota divulgada pela Abifer em 9 Fev. 2015:

“Para 2015, as projeções apontam para a produção e entrega de 4 mil vagões (75 para exportação), 420 carros de passageiros (90 para exportação) e 90 locomotivas (10 para exportação), com previsão de ligeiro aumento do faturamento. Para os próximos anos, o Programa de Renovação da Frota de Vagões e Locomotivas, a ampliação da malha ferroviária de cargas e a continuidade dos investimentos no setor de passageiros demandarão mais serviços para a indústria ferroviária instalada no Brasil”.

Essas novas projeções baseiam-se no aumento da demanda por commodities, que faz as operadoras ferroviárias investirem em vagões e locomotivas; e no aporte de recursos federais para os programas de mobilidade de estados e municípios, que gera encomendas de mais carros de passageiros.

Ciclos econômicos

A implantação e desenvolvimento da indústria ferroviária brasileira (incluindo bondes) acompanha, em linhas gerais, os ciclos conhecidos da industrialização do país:

  • algumas iniciativas pioneiras no segundo reinado;

  • um surto meteórico nos primeiros anos da República — gorado pela política econômica darwinista que se seguiu;

  • alguma substituição de importações decorrente da I Guerra Mundial;

  • novo impulso a partir da crise mundial da década de 1930 e II Guerra Mundial;

  • desenvolvimentismo do pós-guerra;

  • novo impulso governamental no início da década de 1970;

  • e por fim as chamadas "décadas perdidas" que se seguiram ao "setembro negro" (1982) e à moratória da dívida (1987).

São essas "décadas perdidas" que saltam à vista, nos gráficos da construção de vagões e locomotivas no Brasil, de 1971 até hoje.

Nota

Os gráficos foram gerados por planilha, a partir dos números indicados pelo site da Abifer [documentados em 11 Fev. 2015].

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Produção da indústria ferroviária no Brasil
Ano Carros Vagões Locos
1971 26 1.935 60
1972 2 1.496 36
1973 4 3.406 56
1974 78 3.576 77
1975 100 5.025 107
1976 95 4.479 106
1977 131 2.908 110
1978 164 3.455 42
1979 337 2.549 47
1980 259 1.710 59
1981 274 1.086 56
1982 213 1.843 95
1983 202 1.411 24
1984 141 799 28
1985 154 1.869 28
1986 120 1.646 47
1987 58 355 14
1988 32 521 5
1989 4 216 15
1990 12 186 28
1991 97 6 27
1992 162 200 13
1993 147 184 4
1994 45 70 6
1995 20 386 14
1996 12 26 1
1997 0 119 2
1998 46 869 9
1999 98 1.297 7
2000 62 1.283 1
2001 79 748 4
2002 218 294 5
2003 79 2.399 0
2004 45 4.740 0
2005 179 7.597 6
2006 113 3.668 14
2007 283 1.327 30
2008 447 5.118 29
2009 438 1.022 22
2010 430 3.261 68
2011 336 5.616 113
2012 207 2.918 70
2013 219 2.280 83
2014 374 4.703 80
Fonte: Abifer em 11 Fev. 2015

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

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Ferreomodelismo

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