Evolução das ferrovias
do Brasil
Transporte de cargas
Flavio R. Cavalcanti - 9 Abr. 2011
Ao contrário do registrado nos trens de passageiros,
o transporte ferroviário de cargas exibe grandes
incrementos justamente em momentos de indefinição
/ retração:
-
os governos Jânio Quadros / João
Goulart, cujas decisões de investimento só
foram tomadas já no final;
-
o primeiro governo militar, marcado
pela recessão no quadro econômico.
Mesmo sem conferir as datas de qualquer projeto específico,
nem qualquer outra estatística, o chute óbvio
é: "minério de ferro".
É a commodity por excelência do último
meio século das estradas de ferro brasileiras. O
agrobiz mecanizado, em geral, e a soja, em particular, ainda
engatinhavam no Brasil de 1960 a 1970. E transporte entre
mercados internos ainda era projeto, na recém criada
RFFSA (1957).
Com todo investimento nos mais diversos setores básicos
da economia, para acelerar o desenvolvimento industrial
do país, seria impensável o governo JK deixar
de investir no ferro das Minas Gerais fonte de recursos
para novos investimentos industriais.
Mega projetos de mineração como é
o caso do minério de ferro são de montagem
bem mais demorada do que uma simples melhoria em serviços
já existentes de transporte de passageiros. Enquadram-se
naquilo que Lucas Lopes chama de desenvolvimento inercial
investimentos cuja maturação e resultados
se projetam para além do quinquênio planejado.
Obs.: Esta não é uma análise
exaustiva, mas simples aproximação inicial
ao assunto conversão de planilhas para o código
adotado no site, geração de tabelas parciais
e gráficos por tópicos (FRC, 9 Abr. 2011).
|
|
Transporte quilométrico das estradas de
ferro — 1904-85 |
Anos |
Bagagens
e enco-
mendas (1.000 t / km) |
Merca-
dorias (1.000 t / km) |
Animais (1.000 cabeças
/ km ) (1) |
1904 |
12 082 |
556 236 |
110 049 |
1905 |
14 592 |
618 549 |
128 452 |
1906 |
... |
... |
... |
1907 |
... |
709 650 |
|
1908 |
15 053 |
718 174 |
154 506 |
1909 |
... |
... |
... |
1910 |
18 809 |
950 095 |
204 935 |
1911 |
24 135 |
1 046 711 |
233 131 |
1912 |
25 692 |
1 096 951 |
261 529 |
1913 |
... |
... |
... |
1914 |
... |
... |
... |
1915 |
... |
... |
... |
1916 |
30 569 |
1 691 274 |
428 155 |
1917 |
45 730 |
2 003 027 |
511 500 |
1918 |
48 260 |
2 294 284 |
514 431 |
1919 |
52 783 |
2 129 085 |
392 279 |
1920 |
68 495 |
2 230 822 |
475 619 |
1921 |
62 943 |
2 104 886 |
412 788 |
1922 |
64 782 |
2 226 016 |
520 276 |
1923 |
78 821 |
2 720 758 |
639 651 |
1924 |
107 284 |
2 838 421 |
693 934 |
1925 |
122 376 |
3 443 018 |
643 950 |
1926 |
113 995 |
3 443 702 |
586 527 |
1927 |
128 296 |
3 894 164 |
609 064 |
1928 |
131 423 |
4 230 675 |
546 688 |
1929 |
149 120 |
4 347 883 |
634 249 |
1930 |
133 222 |
3 556 833 |
506 600 |
1931 |
135 668 |
3 569 863 |
539 225 |
1932 |
107 561 |
3 404 019 |
602 512 |
1933 |
135 592 |
3 553 802 |
690 873 |
1934 |
119 805 |
3 696 661 |
620 187 |
1935 |
128 581 |
4 317 858 |
827 429 |
1936 |
139 633 |
4 850 954 |
881 202 |
1937 |
126 059 |
5 404 229 |
990 693 |
1938 |
146 289 |
5 995 043 |
949 231 |
1939 |
151 697 |
6 126 171 |
1 050 963 |
1940 |
175 712 |
6 074 578 |
1 177 572 |
1941 |
168 061 |
6 489 565 |
1 164 593 |
1942 |
186 300 |
6 592 481 |
1 295 681 |
1943 |
219 924 |
6 992 485 |
1 192 663 |
1944 |
262 197 |
7 385 484 |
1 154 731 |
1945 |
265 619 |
7 218 075 |
1 349 894 |
1946 |
241 973 |
7 417 126 |
1 498 763 |
1947 |
217 218 |
7 511 974 |
1 487 013 |
1948 |
215 536 |
7 757 706 |
1 387 391 |
1949 |
213 986 |
8 100 800 |
1 429 512 |
1950 |
216 289 |
8 066 303 |
1 560 183 |
1951 |
230 240 |
8 564 615 |
1 623 934 |
1952 |
214 092 |
8 486 871 |
1 434 480 |
1953 |
205 188 |
8 474 362 |
1 679 158 |
1954 |
236 093 |
8 674 028 |
1 629 504 |
1955 |
269 543 |
9 690 073 |
1 119 183 |
1956 |
254 364 |
9 776 798 |
1 731 773 |
1957 |
257 613 |
10 220 278 |
1 870 751 |
1958 |
257 300 |
10 471 241 |
1 870 853 |
1959 |
241 432 |
12 033 796 |
1 568 612 |
1960 |
131 247 |
12 078 817 |
1 605 524 |
1961 |
122 014 |
12 866 123 |
1 528 451 |
1962 |
117 971 |
14 921 007 |
1 371 617 |
1963 |
120 268 |
17 914 311 |
1 321 895 |
1964 |
133 883 |
16 387 271 |
542 080 |
1965 |
106 362 |
18 259 078 |
555 953 |
1966 |
78 467 |
18 861 203 |
493 498 |
1967 |
51 222 |
19 487 461 |
405 441 |
1968 |
37 649 |
21 528 034 |
446 063 |
1969 |
31 309 |
16 150 000 |
376 000 |
1970 |
28 797 |
17 260 000 |
265 000 |
1971 |
24 566 |
17 178 000 |
203 000 |
1972 |
14 443 |
33 308 000 |
229 000 |
1973 |
16 000 |
42 509 000 |
189 000 |
1974 |
23 000 |
55 079 000 |
141 000 |
1975 |
19 000 |
58 763 000 |
126 000 |
1976 |
16 000 |
63 110 000 |
120 000 |
1977 |
10 000 |
60 565 000 |
145 000 |
1978 |
6 000 |
63 956 000 |
77 000 |
1979 |
3 000 |
73 686 000 |
49 000 |
1980 |
4 000 |
86 130 000 |
35 000 |
1981 |
5 000 |
79 227 000 |
37 000 |
1982 |
4 000 |
77 817 000 |
44 000 |
1983 |
5 000 |
74 751 000 |
36 000 |
1984 |
5 000 |
92 143 000 |
19 000 |
1985 |
7 000 |
99 863 000 |
11 000 |
FONTE — Estatísticas
históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas
e sociais de 1550 a 1988 2 ed rev e atual do v 3 de
Séries estatísticas retrospectivasRio de Janeiro: IBGE,1990
NOTA: — Até 1935, os dados não abrangeram a totalidade
das empresas ferroviárias
(1) De 1964 a 1985, os dados estão expressos em 1000
t / km |
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