|
|
Planos Ferroviários
|
|
A comparação dos movimentos migratórios mostra que, mesmo no momento de maior investimento em propaganda, agenciamento, pagamento de passagens, construção de hospedarias, oferta de ferramentas, auxílios etc. o Brasil poucas vezes conseguiu atrair mais do que 10% dos imigrantes que espontaneamente procuravam os Estados Unidos. Uma balanço da poupança levada pelas correntes migratórias para um e outro país de adoção talvez fosse ainda mais desproporcional, mesmo sem descontar o que o Brasil gastava, contra o pagamento das despesas pelo próprio imigrante para os Estados Unidos. Mais difícil seria avaliar o capital humano levado para um e outro país na forma de habilitação profissional, conhecimentos, "empreendedorismo" etc. A favor dos Estados Unidos contava a cidadania, a garantia de todos os direitos e o acesso à propriedade da terra de graça, a partir da segunda metade do século XIX , contra um longo estatuto de estrangeiro tutelado no Brasil, em colônias perdidas no meio da floresta (sem ferrovia); ou de "parceiro" estrangeiro no latifúndio de grandes proprietários, acostumados a mandar em escravos, sem qualquer garantia dos direitos mais elementares. Esse pano de fundo deve ser levado em consideração, em cada plano ou relatório que acenava com "povoamento" e "riqueza" tão logo determinada ferrovia abrisse uma nova região. A referência implícita nunca poderia ser a velha Europa, ocupada por feudos e cidades apinhadas de ex-agricultores expulsos da terra e seus descendentes, mas os Estados Unidos onde pequenas fazendas familiares e cidades brotavam como cogumelos em regiões "desabitadas" (índios, à parte). |
|
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |