|
|
Planos Ferroviários
|
|
Embora encachoeirados na descida do planalto — para leste, oeste, norte e sul — centenas de rios podiam ser considerados, pelos índios, caminhos naturais para suas canoas. Eram, literalmente, igarapés (igara = canoa; pé = caminho).
Portugueses, espanhóis, e a seguir paulistas — utilizando os mesmos recursos — percorreram o território em todas as direções, à procura de ouro e pedras preciosas. Para suas canoas, e até barcos maiores, inúmeros rios pareciam imensos.
Iniciadas as tentativas de viação regular — barcos a vapor em conexão com estradas de ferro —, poucos rios se mostraram realmente adequados ao tráfego durante o ano inteiro, exceto mediante obras que estavam além das possibilidades do Brasil e da economia de suas regiões do interior, naquele momento.
Se a navegação é o meio mais econômico de transportar cargas (sob o aspecto do combustível), o investimento para superação de cachoeiras e regularização do nível pode ser muito mais pesado do que a implantação de uma ferrovia.
Exceto pela desobstrução do canal do rio Parnaíba (Maranhão-Piauí), no tempo do Império, e um pequeno trecho da futura hidrovia Jacuí-Ibicuí (Rio Grande do Sul), nos governos militares de 1964-1984, os demais melhoramentos fluviais derivam principalmente da implantação de usinas hidrelétricas — eclusas em algumas represas do São Francisco, Paraná, Tietê, Parnaíba, Tocantins.
Na maior parte das demais hidrelétricas, porém, embora previstas, as eclusas nunca foram instaladas.
O sistema do Tietê - Alto Paraná tem sido o único levado adiante de forma consistente — apesar de períodos de interrupção de novas obras — através de diferentes governos e regimes políticos, em especial a partir da década de 1950.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |