Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Mapa das estradas de ferro e sua relação com as hidrovias planejadas
Mapa aproximado de todas as ferrovias brasileiras — inclusive as já erradicadas — em relação aos rios navegados ou cuja navegação se pretendia implantar

   

1854-2004 - Planos Ferroviários
Ferrovias & navegação fluvial


 
Flavio R. Cavalcanti

Assim como as diversas ferrovias jamais formaram uma rede de circulação econômica entre Estados e regiões, cobrindo todo o território nacional, tampouco ligaram adequadamente as diversas hidrovias que se desejava utilizar — e a navegação interior não chegou a atender à função esperada.

A EF Central do Brasil atingiu o São Francisco em Pirapora, mas na outra extremidade o rio não se ligou às ferrovias do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco — a única ligação foi do São Francisco a Salvador, em um trajeto excessivamente alongado, e que a partir dos anos 1940 foi atalhado pela ligação ferroviária contínua.

O Tocantins-Araguaia, além de constatadas as dificuldades de navegação regular, nunca foi conectado ao sistema ferroviário do Sudeste — assim como a Estrada de Ferro Tocantins jamais atingiu o final do trecho encachoeirado de Tucuruí; nem jamais se ligou ao Nordeste.

O eixo norte-sul da fronteira oeste — a ser formado pelos rios Paraguai, Cuiabá, Guaporé, Mamoré e Madeira — jamais recebeu a projetada ferrovia Cuiabá-Guaporé.

  
Atualizações do “Centro-Oeste”
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
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Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários

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