Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Mapa das estradas de ferro e sua relação com as hidrovias planejadas
Mapa aproximado de todas as ferrovias brasileiras — inclusive as já erradicadas — em relação aos rios navegados ou cuja navegação se pretendia implantar

   

1854-2004 - Planos Ferroviários
Ferrovias & navegação fluvial

Flavio R. Cavalcanti

Assim como as diversas ferrovias jamais formaram uma rede de circulação econômica entre Estados e regiões, cobrindo todo o território nacional, tampouco ligaram adequadamente as diversas hidrovias que se desejava utilizar — e a navegação interior não chegou a atender à função esperada.

A EF Central do Brasil atingiu o São Francisco em Pirapora, mas na outra extremidade o rio não se ligou às ferrovias do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco — a única ligação foi do São Francisco a Salvador, em um trajeto excessivamente alongado, e que a partir dos anos 1940 foi atalhado pela ligação ferroviária contínua.

O Tocantins-Araguaia, além de constatadas as dificuldades de navegação regular, nunca foi conectado ao sistema ferroviário do Sudeste — assim como a Estrada de Ferro Tocantins jamais atingiu o final do trecho encachoeirado de Tucuruí; nem jamais se ligou ao Nordeste.

O eixo norte-sul da fronteira oeste — a ser formado pelos rios Paraguai, Cuiabá, Guaporé, Mamoré e Madeira — jamais recebeu a projetada ferrovia Cuiabá-Guaporé.

  
Atualizações do “Centro-Oeste”
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
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Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários

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