Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagão especial da Usiminas para cargas de grande peso e grandes dimensões
Vagão especial da Usiminas para cargas de grande peso e grandes dimensões

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Ferreoclipping

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• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais
Vagão especial para grandes cargas

Fotos: Carlos Alberto R. Alvarenga
Referência: Humberto M. Torres, in
Revista Ferroviária, Ago. 1961
(Pesquisa e digitalização: Chris R.)

Artigo técnico de Humberto M. Torres publicado na Revista Ferroviária em Agosto de 1961 (abaixo) constitui não apenas uma fonte de dados sobre o vagão especial da Usiminas e sua origem, como o testemunho de uma época: o desafio de transportar equipamentos industriais de grandes dimensões e peso pela bitola métrica e nas condições da Estrada de Ferro Vitória a Minas naquela época.

A CVRD, criada em plena guerra com o desafio de transportar minério das Minas Gerais até o porto de Vitória (ES), havia assumido uma ferrovia despreparada para a tarefa, resultando em dezenas de descarrilamentos por mês. Menos de 20 anos depois, operava trens de 10,5 mil toneladas brutas em bitola de 1,000 metro, feito até então só realizado em ferrovias de bitola padrão (1,435 m) e perfil técnico de primeiro mundo, no Canadá e Estados Unidos.

O gabarito da EFVM, porém, ainda era um obstáculo à passagem de equipamentos industriais de grande porte e peso elevado, como os que deveriam desembarcar em Vitória (ES) e ser transportados até a siderúrgica, a 447 quilômetros. Os trilhos da ferrovia também impunham um limite de 23.800 quilos por cada eixo dos vagões.

Artigo técnico de Humberto M. Torres na Revista Ferroviária de Agosto de 1961, descrevendo o vagão especial e os desafios da Usiminas para transportar cargas de grande peso e dimensões na Estrada de Ferro Vitória a Minas daquela época
Artigo técnico de Humberto M. Torres na Revista Ferroviária de Agosto de 1961

Características do vagão, segundo o artigo de Humberto M. Torres na Revista Ferroviária de Ago. 1961:

  • Duas plataformas, cada uma com 2 truques de 2 eixos, articuladas entre si por uma estrutura rígida para sustentação da carga.
  • Estrutura rígida: Duas vigas de alma cheia engastada nas extremidades a duas vigas transversais que se apoiam em 2 pratos de peão situados nos centros das plataformas. as peças a transportar ficam apoiadas por suas partes laterais sobre as vigas da estrutura.
  • Tara: 40 toneladas
  • Carga máxima: 140 toneladas
  • Número de truques: 4
  • Diâmetro das rodas: 33 polegadas
   
  

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

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