Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais
Vagão especial para grandes cargas
Fotos: Carlos Alberto R. Alvarenga
Referência: Humberto M. Torres, in
Revista Ferroviária, Ago. 1961
(Pesquisa e digitalização: Chris R.)
Artigo técnico de Humberto M. Torres publicado na Revista Ferroviária em Agosto de 1961 (abaixo) constitui não apenas uma fonte
de dados sobre o vagão especial da Usiminas e sua origem, como o testemunho de uma época: o desafio de transportar equipamentos industriais
de grandes dimensões e peso pela bitola métrica e nas condições da Estrada de Ferro Vitória a Minas naquela época.
A CVRD, criada em plena guerra com o desafio de transportar minério das Minas Gerais até
o porto de Vitória (ES), havia assumido uma ferrovia despreparada para a tarefa, resultando em dezenas de descarrilamentos por mês. Menos
de 20 anos depois, operava trens de 10,5 mil toneladas brutas em bitola de 1,000 metro, feito até então só realizado em ferrovias
de bitola padrão (1,435 m) e perfil técnico de primeiro mundo, no Canadá e Estados Unidos.
O gabarito da EFVM, porém, ainda era um obstáculo à passagem de equipamentos
industriais de grande porte e peso elevado, como os que deveriam desembarcar em Vitória (ES) e ser transportados até a siderúrgica,
a 447 quilômetros. Os trilhos da ferrovia também impunham um limite de 23.800 quilos por cada eixo dos vagões.
Artigo técnico de Humberto M. Torres na Revista Ferroviária de Agosto de 1961
Características do vagão, segundo o artigo de Humberto M. Torres na Revista Ferroviária de Ago. 1961:
- Duas plataformas, cada uma com 2 truques de 2 eixos, articuladas entre si por uma estrutura rígida para sustentação da carga.
- Estrutura rígida: Duas vigas de alma cheia engastada nas extremidades a duas vigas transversais que se apoiam em 2 pratos de peão
situados nos centros das plataformas. as peças a transportar ficam apoiadas por suas partes laterais sobre as vigas da estrutura.
- Tara: 40 toneladas
- Carga máxima: 140 toneladas
- Número de truques: 4
- Diâmetro das rodas: 33 polegadas
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