Estrada de Ferro Central do Brasil
Pátio ferroviário da
Parada Bananeiras em 1954
Flavio R. Cavalcanti - Jan. 2014
Pesquisa:
Jorge A. Ferreira Jr.
Parada do km 460 da Linha do Centro da EFCB - Estrada
de Ferro Central do Brasil, cerca de 2 km antes da estação ferroviária de Conselheiro Lafaiete [nomenclaturas de 1960].
Parada Bananeiras, segundo Buzelin, Coelho e Setti [MRS Logística: a ferrovia de Minas, Rio e São Paulo, p. 42], que atribuem à foto a data de cerca de 1955.
Acima - Centro ferroviário de Conselheiro Lafaiete (MG). Autor: Alfredo José Porto Domingues; Tibor Jablonsky. Ano: 1954 [IBGE, Acervo dos Trabalhos Geográficos de Campo].
A foto de Tibor Jablonsky mostra um pátio ferroviário pequeno, de estilo antigo, porém movimentado tanto no sentido visual da distribuição e traçado dos desvios, quanto em termos de atividade.
Suas dimensões, relativamente modestas, contrastam também com o número de construções e equipamentos, reveladores da atividade ali desenvolvida na época.
Embora as legendas do IBGE atribuam o embarque de minérios de manganês e de ferro à estação de Conselheiro Lafaiete, cerca de 2 km ao norte, é na Parada Bananeiras que aparecem os vagões e demais equipamentos relacionados a essa atividade.
Embaixo - Trem carregado com minério de ferro em Conselheiro Lafaiete (MG). Nessas duas (fotos não-datadas), vê-se uma longa composição, com vagões a perder de vista, tracionada por nada menos que três locomotivas, diante da Parada Bananeiras, cujo pátio não parece ter tamanho suficiente para sua formação a menos que se estendesse para o norte, em direção à estação Conselheiro Lafaiete. Parece provável que o trem estivesse apenas de passagem, vindo das grandes minerações de ferro situadas bem mais ao norte.
«» ª
|