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A estação Lafaiete foi aberta ao público pela EFDPII em 1883 na então cidade Queluz, Minas Gerais que só mais tarde passou a se chamar Conselheiro Lafaiete.
«A 15 de Novembro de 1883 foi recebido o novo trecho de linha férrea de Carandaí a Queluz de Minas, compreendendo as estações de Cristiano Otoni, Buarque de Macedo e Lafaiete. Com a extensão desse trecho de 42,890 km ficou a extensão total da Estrada em tráfego elevada a 724,908 km» [p. 226].
A quebra de bitola após longa polêmica levantada por engenheiros favoráveis à bitola econômica de 1,000 metro foi adotada pela EFDPII neste ponto de sua linha tronco, como forma de continuar avançando para o sertão a um custo (provisoriamente) reduzido, até que o desenvolvimento das regiões atravessadas oferecesse movimento de cargas e passageiros que viesse a justificar economicamente a bitola de 1,600 metro.
Esse fato é resumido na legenda da foto:
«Estação de Lafaiete, ponto em que a bitola de 1,60 m foi quebrada para a de 1,00 metro» [p. 226].
Ao ser publicada a Memória histórica da EFCB em 1908, Lafaiete ainda era a estação ferroviária de Queluz de Minas e ponto de quebra de bitola.
Locomotiva Baronesa
Igreja de Sant'Ana
A primeira estação do Campo
Estação Corte em 1870
Estação Desengano
Estação Entre-Rios
Estação Porto Novo do Cunha
Estação Saudade
Estação Comércio
Estação Miguel Burnier
Estação Ouro Preto
Estação Cachoeira
Estação Cruzeiro
Estação Juiz de Fora
Estação Surubi
Estação Lafaiete
Estação Sítio
Estação Gamboa
Estação São Francisco Xavier
Estação General Carneiro
Estação Minas
Estação Belém
Estação Rodeio
Ponte Paraíso
Ponte de Cachoeira
Monumento em Entre-Rios
Túnel Grande
Túnel nº 1
Edifício da Tração de São Diogo
Oficinas do Engenho de Dentro
Pedreira São Diogo
Estações em 1960
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