Flavio R. Cavalcanti - 18 Fev. 2012Esta é uma apresentação “fragmentária” da Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973,
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A Lei que definiu o Plano Nacional de Viação é um documento bastante extenso embora numerado em apenas 22 Artigos.
Porém, é no Anexo (ainda mais extenso) que se detalha o Sistema Ferroviário Nacional inclusive a Relação de todas as ferrovias que o integram além dos sistemas rodoviário, portuário, hidroviário e aeroportuário, cada qual com as respectivas listagens.
A apresentação publicada pelo Ministério dos Transportes em 1973 é um livreto de 64 páginas (23 cm), além de encartes de 4 mapas na escala 1:10.000.000 (51 x 44 cm).
Em 1975, foi criado e incluído no PNV o Sistema Nacional dos Transportes Urbanos.
Essa inclusão foi feita pelo sistema corriqueiro de legislar uma nova lei, incluindo / alterando artigos, parágrafos etc. na lei anterior, sem necessidade de repetir todo o resto.
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Esse método economiza toneladas de papel, embora confunda quem não esteja acostumado à leitura saltitante, ou não dispõe de uma biblioteca completa, para ir saltitando de lei em lei, até compor mentalmente um quadro do que está em vigor. Daí, a necessidade de frequentes compilações, que infernizam a vida de assessores parlamentares e do governo.
Em 1976, outra lei incluiu no PNV a “ligação” ferroviária Rubineia – Cuiabá, possivelmente no bojo das medidas para garantir maioria parlamentar ao governo do general Geisel, e que inluíam a divisão do Mato Grosso.
Mais algumas ferrovias foram incluídas, de forma avulsa, até 1995, quando houve um pequeno pacote de inclusões. Até aí, porém, tratava-se mais de assegurar uma possibilidade (deixada em aberto), do que de, efetivamente, construir alguma coisa a curto ou médio prazo.
Só em 2005 foi regulamentada a Lei de 1973 que instituiu o PNV. Também parece ter havido um esforço de botar ordem na bagunça. Em 2006 e 2008 ocorreu a inclusão de várias ferrovias agora, com reais perspectivas de construção , incluindo algumas já “decididas” ou iniciadas em décadas anteriores. Foi finalmente incluída, por exemplo, a Ferrovia Norte-Sul, iniciada havia quase duas décadas, sem que constasse do PNV.
A essa altura, talvez já se pense em uma “consolidação” reunir tudo em uma única lei, em substituição à colcha de retalhos montada nesses 38 anos. De certa forma, a própria Lei de 1973 tinha substituído a de 1964, que por sua vez...
Como a Lei de 1973 nunca foi “substituída”, continua em vigor, com as modificações introduzidas até hoje muitas delas, também já alteradas.
Daí, a opção por apresentá-la aqui de modo “fragmentário” facilitando tanto a visão de conjunto, quanto o exame das “camadas geológicas”, desde 1973.
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Aqui será apresentada apenas a parte ferroviária, com a seguinte estrutura, linkada na lateral e no final de cada página: Plano Nacional de Viação - 1973
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