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1869 - Planos Ferroviários
Plano Morais
Flavio R. Cavalcanti
Publicado pelo engenheiro militar Eduardo José de Morais, com
o título "Navegação interior do Brasil",
é um projeto essencialmente hidroviário, de clara inspiração
na fase áurea dos canais, eclusas e rios navegáveis, registrada na
Europa e nos Estados Unidos nas décadas que antecederam o surgimento
das ferrovias.
Em 1869, muitas pequenas hidrovias americanas e europeias
já haviam perdido a competição para as estradas de
ferro; porém os grandes eixos de navegação interior continuariam fundamentais para aqueles países, até hoje.
O projeto de Eduardo de Morais criaria uma ampla rede de navegação fluvial,
abrangendo todas as províncias, pela interconexão das bacias
fluviais através de canais de partilha.
As estradas de ferro comparecem vencendo a serra do Mar e as cachoeiras
de Paulo Afonso; ou para ligar os centros litorâneos mais influentes
da época — Rio de Janeiro, Salvador e Recife — ao rio São
Francisco e todo o planalto interior.
O peso político das duas províncias do Nordeste — desproporcional,
face à crescente transferência de poder econômico para
o Centro-Sul — permaneceria até o final do império, mantendo
em pauta o esforço de prolongamento de suas ferrovias. Logo se
manifestaria, porém, a disputa entre Bahia e Pernambuco por recursos
insuficientes para ambas; e a ferrovia do Recife jamais se aproximou do rio São
Francisco.
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