|
|
1951 - Planos Ferroviários
Plano Nacional de Viação
Flavio R. Cavalcanti
A versão de 1951 do Plano Nacional de Viação (PNV) previa várias ferrovias que se manteriam, com algumas variações, nos planos de 1956, 1964 e 1973:
- Conclusão da Estrada de Ferro Petrolina - Teresina, formando um tronco ferroviário direto da Bahia a São Luís do Maranhão além das ligações que formariam uma rede de circulação regional entre todos os estados do Nordeste;
- Conclusão da ligação Sudeste (EFCB) - Nordeste (VFFLB) e sua conexão com Juazeiro / Petrolina;
- Extensão da Estrada de Ferro Bahia e Minas a Pirapora e alto Araguaia (GO), formando um tronco ferroviário leste-oeste;
- Ramal da NoB de Campo Grande a Rondonópolis e Cuiabá;
- Prolongamento da EFCB de Pirapora a Formosa e Peixe (GO), no alto Tocantins;
- Extensão da ferrovia de Apucarana ao Guaíra (PR) e ligação a Ponta Grossa;
- Ferrovia de Ponta Grossa a Foz do Iguaçu;
- Tronco Sul (novo) de São Paulo a Pelotas e Rio Grande;
- Ligação ferroviária de Roca Sales a Passo Fundo;
- Ligação ferroviária direta de Pelotas a Santa Maria.
|
|
Acompanhe no FB
|