Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
   

1955 - Planos Ferroviários
As ferrovias da Comissão Pessoa


 
Flavio R. Cavalcanti

« A subcomissão de Comunicações apresentou longo relatório. O referente às rodovias fazia um estudo completo do Plano Geral de Viação Nacional, modificando esse Plano, para adaptá-lo à Nova Capital do Brasil. O Plano Ferroviário propunha:

• ligação da Estrada de Ferro Goiás à Nova Capital, em bitola de um metro, a partir de Anápolis ou outro ponto mais conveniente;

prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil, a partir de Pirapora à futura Capital, com 452 km, em bitola de 1,60 m;

prolongamento das linhas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, a partir de Colômbia.

O Marechal Pessoa, na época, preferiu estudar dois caminhos: — o prolongamento da estrada de ferro de Pirapora, já em bitola larga, corrigindo-se a bitola entre o trecho Belo Horizonte-Pirapora, e a construção de uma estrada de ferro que partisse de Colômbia (SP) e se dirigisse ao Planalto Central, passando pela rica região do Triângulo Mineiro.

Para a realização da primeira, fez uma exposição de motivos ao então presidente Café Filho e solicitou a inclusão de verbas no orçamento de 1956.

Quanto à segunda alternativa, o marechal procurou diretamente os diretores da Cia. Paulista de Estradas de Ferro e expôs francamente o problema, apelando para o patriotismo dos responsáveis pela modelar estrada. » [Silva, Ernesto. História de Brasília, p. 111-112]

Industrialização, energia, transportes, ocupação do oeste e da Amazônia, mudança da capital foram — entre outros temas — objetos constantes de estudos, debates e tentativas de planejamento desde o final da II Guerra Mundial [1939-1945], com intensa participação de geógrafos, economistas, militares, engenheiros das mais diversas correntes políticas. Tratava-se não apenas de defender ideias, em tese, como de torná-las política de Estado. Por isso, boa parte das lutas se travavam dentro de órgãos estatais, como IBGE / CNG, ou em comissões criadas pelo Estado para finalidades específicas — como a mudança da capital —, deixando farta documentação em atas, ofícios, relatórios etc.

Brasília nos planos ferroviários (DF)
EF Tocantins | Cia. Mogiana | RMV | EF Goiás | O prolongamento da EFCB | A ferrovia da Cia. Paulista
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | Ferrovias para o Planalto Central
A chegada do trem a Brasília
Um trem para Brasília | O primeiro trem para Brasília
"Trens de luxo para Brasília" | Expresso Brasil Central | Reinauguração do Trem Bandeirante
A chegada da ponta dos trilhos | A construção da ferrovia
Ligação Santos-Brasília | Balanço de fim de jornada | Pátio de Brasília será o maior | A nova estação de Brasília
Abastecimento de combustíveis | Variante Pires do Rio e mudança do DNEF
A logística da construção | As ferrovias da Novacap
O 4º trem experimental para Brasília | Os trens experimentais do GTB
Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários
   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

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