Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

1932 - Planos Ferroviários
Plano Souza Brandão


 

Planos de Viação. Evolução histórica (1808-1973)
Brasil. Conselho Nacional de Transportes. Rio de Janeiro, 1973.

« O engenheiro Eugênio de Souza Brandão, da antiga Inspetoria Federal das Estradas, deixou inédito, embora pronto, datilografado e com os desenhos, um estudo sobre ferrovias, a que denominou "Sinopse concertente a Viação Férrea do Brasil — Alvitramento de vias férreas de internação e de ligações indispensáveis (1932)". A terceira e última parte desse trabalho, copioso de informes, constitui o seu plano ferroviário geral, formado por linhas pré-existentes aproveitadas, total ou parcialmente (tais como a EF Baturité, a Great Western, a Leopoldina, a Central do Brasil, a Noroeste do Brasil e outras), e completado por 24 vias férreas sugeridas, a saber:

Nº de
ordem
Via férrea sugerida Extensão
construída
(até 1932)
Prolon-
gamento
sugerido
Extensão
total
(km)
1 Aquidauana – Ponta Porã 300 300
2 Bahia – Cuiabá 500 2.451 2.951
3 Bahia – Minas 432 343 875
4 Coroatá – Tocantins 630 630
5 Crato – Leopoldina 150 150
6 Cuiabá – Campo Grande 733 733
7 Cuiabá – Manaus 2.015 2.015
8 Curitiba – Porto Alegre 327 720 1.047
9 EF Equatorial 2.036 2.036
10 Fortaleza – Teresina (?) 415 717
11 Macapá – Araguari 390 390
12 Manaus – Tacutu 1.000 1.000
13 Natal – Crateús 193 670 863
14 Paiano – Cabedelo 267 336 603
15 Pelotas – São Borja 81 600 681
16 Ponta Grossa – Ponta Porã 800 800
17 Porto Franco – Souza 121 140 261
18 Recife – Acre 269 4.505 4.774
19 Rio – Belém 1.008 2.547 3.555
20 Rio – Goiás 1.239 715 1.954
21 Santarém – Cuiabá 1.885 1.885
22 Santos – Porto Murtinho 982 788 1.770
23 São Francisco – Assunción 461 724 1.185
24 S. Luís – Rio Grande 3.215 2.546 5.761
Extensões totais 9.497 28.039 37.536

(...)

O Plano Souza Brandão distingue-se dos que o precederam por não ser misto (férreo-fluvial) como aqueles, mas totalmente ferroviário, embora certas linhas venham terminar em rios, como inevitável, por força de nossa hidrografia, à margem de grandes cursos d'água espontaneamente navegáveis. »

Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários
Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
Produção da indústria ferroviária | Passageiros | Mercadorias | Bagagens e encomendas | Locomotivas | Vagões de carga | Vagões de passageiros
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

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