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1932 - Planos Ferroviários
Plano Souza Brandão
Planos de Viação.
Evolução histórica (1808-1973)
Brasil. Conselho Nacional de Transportes. Rio de Janeiro,
1973.
« O engenheiro Eugênio de Souza Brandão, da antiga
Inspetoria Federal das Estradas, deixou inédito, embora pronto,
datilografado e com os desenhos, um estudo sobre ferrovias, a que denominou
"Sinopse concertente a Viação Férrea do Brasil
— Alvitramento de vias férreas de internação e de
ligações indispensáveis (1932)". A terceira
e última parte desse trabalho, copioso de informes, constitui o
seu plano ferroviário geral, formado por linhas pré-existentes
aproveitadas, total ou parcialmente (tais como a EF Baturité, a
Great Western, a Leopoldina, a Central do Brasil, a Noroeste do Brasil
e outras), e completado por 24 vias férreas sugeridas, a saber:
Nº de
ordem |
Via férrea sugerida |
Extensão
construída
(até 1932) |
Prolon-
gamento
sugerido |
Extensão
total
(km) |
1 |
Aquidauana – Ponta Porã |
– |
300 |
300 |
2 |
Bahia – Cuiabá |
500 |
2.451 |
2.951 |
3 |
Bahia – Minas |
432 |
343 |
875 |
4 |
Coroatá – Tocantins |
– |
630 |
630 |
5 |
Crato – Leopoldina |
– |
150 |
150 |
6 |
Cuiabá – Campo Grande |
– |
733 |
733 |
7 |
Cuiabá – Manaus |
– |
2.015 |
2.015 |
8 |
Curitiba – Porto Alegre |
327 |
720 |
1.047 |
9 |
EF Equatorial |
– |
2.036 |
2.036 |
10 |
Fortaleza – Teresina |
(?) |
415 |
717 |
11 |
Macapá – Araguari |
– |
390 |
390 |
12 |
Manaus – Tacutu |
– |
1.000 |
1.000 |
13 |
Natal – Crateús |
193 |
670 |
863 |
14 |
Paiano – Cabedelo |
267 |
336 |
603 |
15 |
Pelotas – São Borja |
81 |
600 |
681 |
16 |
Ponta Grossa – Ponta Porã |
– |
800 |
800 |
17 |
Porto Franco – Souza |
121 |
140 |
261 |
18 |
Recife – Acre |
269 |
4.505 |
4.774 |
19 |
Rio – Belém |
1.008 |
2.547 |
3.555 |
20 |
Rio – Goiás |
1.239 |
715 |
1.954 |
21 |
Santarém – Cuiabá |
– |
1.885 |
1.885 |
22 |
Santos – Porto Murtinho |
982 |
788 |
1.770 |
23 |
São Francisco – Assunción |
461 |
724 |
1.185 |
24 |
S. Luís – Rio Grande |
3.215 |
2.546 |
5.761 |
Extensões totais |
9.497 |
28.039 |
37.536 |
(...)
O Plano Souza Brandão distingue-se dos que o precederam por não
ser misto (férreo-fluvial) como aqueles, mas totalmente ferroviário,
embora certas linhas venham terminar em rios, como inevitável, por
força de nossa hidrografia, à margem de grandes cursos d'água
espontaneamente navegáveis. »
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