Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Traçados viários do Plano Rebelo, prolongando as estradas de ferro do chamado Decreto Feijó
Traçados viários do Plano Rebelo, prolongando as estradas de ferro do chamado Decreto Feijó

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

1838 - Planos Ferroviários
Plano Rebelo

Flavio R. Cavalcanti

Raramente citada nas resenhas dos planos de viação, a proposta de "estradas reais" do conselheiro José Silvestre Rebelo ampliava consideravelmente o projeto de 1835 dos deputados da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul — em geral apresentado como "Lei Feijó", ou "Decreto Feijó".

O que propunha eram "estradas reais" — rodovias, presumivelmente a serem calçadas com pedras (como na Europa), para cavaleiros ("correios"), diligências para uma classe de passagerios mais abastados e, eventualmente, tropas militares. Quanto ao transporte de cargas (carroças), tais estradas eram úteis somente em distâncias curtas, ao longo de trechos parciais — exceto no caso de cargas muito valiosas, que justificassem longos percursos em carroças de melhor qualidade. Embora a história não registre boas estradas no Brasil da época, é interessante observar o padrão técnico previsto pelo plano viário da província de Minas Gerais, "decretado" três anos antes, em 1835.

Pela proposta de Rebelo, a Corte ficaria ligada a todas as províncias do Império [o Amazonas ainda era apenas "capitania" ("Rio Negro")], por vias interiores. A extensão do Nordeste a Belém do Pará era especialmente importante devido às correntes marítimas que dificultavam a navegação a vale acima X abaixo do cabo de São Roque. É interesante observar o desvio pelo interior do Nordeste, com o cuidado de passar pelo Cariri (Missão Velha); o "ramal" para a chapada Diamantina em Minas; e a prioridade à ligação dos portos fluviais (como Cachoeira, no Recôncavo Baiano), sem se desviar para entrar em cada capital [a conferir: a exatidão do mapa traçado pelo CNT / MT].

O livro do CNT não especifica o contexto dessa proposta — Parlamento? Conselho de Estado? —, classificada apenas como "ideia" e descrita como "uma primeira contribuição teórica para a execução de uma política viária de integração nacional".

É de se notar que, pouco depois, decreto de 4 de novembro de 1840 concederia a Thomas Cochrane privilégio para construir uma ferrovia da Corte à província de São Paulo [Apenas o Art. 16º, de forma dúbia, permite subentender que o privilégio abrangeria também a ligação para Minas Gerais. De fato, apenas preferência, caso fossem projetadas novas linhas no futuro].

Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários
Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
Produção da indústria ferroviária | Passageiros | Mercadorias | Bagagens e encomendas | Locomotivas | Vagões de carga | Vagões de passageiros
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade