|
|
1964 - Planos Ferroviários
Plano Nacional de Viação: Nordeste
Flavio R. Cavalcanti
No Nordeste, o Plano Nacional de Viação
de 1964 deixava de lado a Estrada de Ferro Petrolina - Teresina, priorizando uma linha-tronco menos direta para Teresina e São Luís, porém de utilidade mais bem distribuída, uma vez que atenderia também o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco:
- de Petrolina a Salgueiro (PE);
- de Salgueiro a Missão Velha (CE);
- de Piquet Carneio a Crateús (CE);
- de Oiticica a Teresina (PI).
Era, portanto, o traçado da Transnordestina que viria a ser ressuscitado na década de 1980 pelo governador do Pernambuco, Miguel Arraes, e cujos estudos, levantamentos e projetos continuariam sendo desenvolvidos, em ritmo lento, até o início do século XXI, quando começou a ser sobreposto pelo traçado da Nova Trans.
Na ferrovia EF-101 (Tronco Litorâneo), previa-se apenas um novo trecho, mero atalho entre Paquevira (alt. 529 m) e Palmeira dos Índios (alt. 391 m).
Entre as ligações, previa:
- prolongamento da ferrovia de Natal a Mossoró (RN);
- conclusão da Estrada de Ferro Central do Piauí, de Campo Maior a Altos.
|
|
Acompanhe no FB
|