Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Traçados das ferrovias propostas pelo engenheiro Bulhões

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

1882 - Planos Ferroviários
Plano Bulhões


 
Flavio R. Cavalcanti

Elaborado por uma comissão [A. de Oliveira Bulhões, Firmo José de Melo e Jorge Rademaker Grünewald] do I Congresso Ferroviário Brasileiro [organizado, no Rio de Janeiro, pelo Clube de Engenharia], o chamado Plano Bulhões dialogava com o ambiente burocrático, político e financeiro, praticamente no mesmo nível do Plano Bicalho, do ano anterior. Talvez por isso, assemelha-se bastante a ele, como uma correção — sem intenção de inovar e, muito menos, assustar.

Politicamente, admite:

  • o predomínio do Rio de Janeiro e Minas Gerais sobre a Bahia, supondo-se não haver recursos para mais de uma linha leste-oeste;
  • a prioridade da ligação direta com Goiás e Mato Grosso, sobre uma Transamazônica da Bahia a lugar nenhum — Porto Velho ainda mal existia;
  • a urgência de um Tronco Sul estratégico, ligando a Côrte ao Rio Grande do Sul, sem delongas ou zig-zags;
  • o interesse de conectar o rio Paraná ao Araguaia (eixo norte-sul), formando um entroncamento nas proximidades do planalto central. É de se lembrar que, a essa altura, o livreto de Varnhagen [conselheiro do Império] — resgatando as propostas de Hipólito e Bonifácio, e indicando a localização exata da futura capital — já tinha 5 anos.
  • Parece deixar às províncias do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, o planejamento de suas próprias linhas de penetração, como de interesse provincial. Sob esse aspecto, o Plano Bulhões é estritamente Geral.

Tecnicamente, torna os troncos mais diretos, eliminando algumas baldeações e zig-zags:

  • o tronco da Transnordestina vai direto a Teresina, onde atravessa o Parnaíba no rumo de São Luís, dispensando intercalar um trecho de navegação;
  • o tronco sul segue diretamente à província de São Pedro [do Rio Grande do Sul], dispensando o zig-zag e duas baldeações para intercalar um trecho de navegação pelo rio Paraná.

É interessante observar:

  • a persistência na extensão da EF D. Pedro II / EF Central do Brasil até o rio São Francisco;
  • a persistência da quarta "paralela" (P4) de Rebouças, presente também no primeiro esboço do Plano Ramos de Queiroz — a mesma Leste-Oeste ressuscitada por Olacyr de Moraes na década de 1980, e afinal transmudada em Ferronorte.
Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários
Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
Produção da indústria ferroviária | Passageiros | Mercadorias | Bagagens e encomendas | Locomotivas | Vagões de carga | Vagões de passageiros
   

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

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