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PAC - Programa de Aceleração do Crescimento
A rede ferroviária de bitola 1,60 metro
Flavio R. Cavalcanti
O slide da apresentação embora incompleto dá uma idéia bastante clara dos planos atualmente em vigor para a integração de todo o território nacional por uma rede de ferrovias em bitola larga.
Por se tratar de uma apresentação datada (10 Mar. 2009), e com finalidade específica (o andamento do PAC naquele momento), omite boa parte da chamada "Ferrovia Transcontinental" que deve partir do futuro porto do Açu, no litoral norte-fluminense (região de Campos, RJ), na direção geral SE-NW.
É interessante observar o papel de "espinha dorsal ferroviária", assumido pela Ferrovia Norte-Sul desbancando a antiga ligação EFCB-VFFLB (bitola métrica) e retomando em parte o projeto anterior, a linha Rio de Janeiro - Pirapora - Belém, projetada para a EF Central do Brasil por Paulo de Frontin.
Essa "espinha dorsal" ferroviária através de Goiás (hoje Goiás + Tocantins) emitindo "costelas" para leste e oeste foi defendido por Bernardo Sayão, ao longo de várias décadas, na forma de uma rodovia "Transbrasiliana", depois chamada "Belém-Brasília" e oficialmente batizada com seu nome.
É curioso, também, observar as semelhanças com o plano "imaginoso" do "malogrado" engenheiro Rebouças o único dos "planos" totalmente diferente dos demais, e sem seguidores ou reaproveitamentos / adaptações posteriores.
A implantação da maior parte dessa nova rede em bitola larga foi atribuída à Valec que assumiu o papel de estatal construtora de ferrovias, subconcedendo-as às operadoras que se dispuserem a pagar pelos trechos, e reinvestindo o pagamento em novas construções.
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Referências
O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC não é um plano viário, e sim um mecanismo de coordenação de obras e investimentos públicos e privados, supervisionado pelo Gabinete Civil da Presidência da República para solucionar eventuais obstáculos, atrasos, falta de coordenação entre agentes públicos e privados etc.
As ilustrações são slides da apresentação elaborada pelo Ministério dos Transportes, e utilizada pela ministra do Gabinete Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, sobre o andamento das obras do PAC, na III Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Soja, em Brasília, a 10 de Março de 2009.
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