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Ferrovia de Integração Centro-Oeste
Ferrovia de Integração Centro-Oeste
[Fonte: apresentação da ministra Dilma Roussef sobre o andamento das obras do PAC
na III Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Soja, Brasília, 10 Mar. 2009]

Ferrovias

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PAC - Programa de Aceleração do Crescimento
Ferrovia de Integração
Centro-Oeste

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Este trecho parece fazer parte da chamada Ferrovia Transcontinental, prevista para ligar o futuro porto de Açu (Campos, litoral norte-fluminense) ao oceano Pacífico, num traçado geral sudeste-noroeste — e que ainda não aparece nesta apresentação de 10 Mar. 2009.

Mas também oferece possibilidade de conexão pelo futuro Porto Sul, em Ilhéus — pela Ferrovia Oeste-Leste — a depender de quem chegar primeiro.

Cobre uma vasta região ao norte da área anteriormente destinada apenas à expansão da Ferronorte — ao mesmo tempo em que ameaça chegar primeiro a Rondônia, caso a Ferronorte não acorde a tempo.

   

Referências

O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC não é um plano viário, e sim um mecanismo de coordenação de obras e investimentos públicos e privados, supervisionado pelo Gabinete Civil da Presidência da República para solucionar eventuais obstáculos, atrasos, falta de coordenação entre agentes públicos e privados etc.

As ilustrações são slides da apresentação elaborada pelo Ministério dos Transportes, e utilizada pela ministra do Gabinete Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, sobre o andamento das obras do PAC, na III Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Soja, em Brasília, a 10 de Março de 2009.

Valec Engenharia
Ferrovia Norte-Sul | Ferrovias concedidas | Legislação da Valec
CPI | Exposição de Motivos | Lei nº 11.772
Legislação ferroviária e do PNV
PAC - Plano de Aceleração do Crescimento (10 Mar. 2009)
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Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários

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