Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Mapa das estradas de ferro propostas pela Comissão

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
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Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
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Trens de passageiros

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São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

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Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

   

Plano da Comissão, 1890
Cadê o plano ferroviário que estava aqui

Flavio R. Cavalcanti

Proclamada a República, nomeou o governo provisório uma Comissão, encarregando-a da elaboração de um Plano de Viação Federal, apresentado em 1890. Previu numerosas estradas de ferro, sobretudo nas regiões Sul, Centro e Nordeste, além de grandes linhas sem caráter econômico, como, por exemplo, um longo arco entre Teresina e Manaus, inutilmente prolongável pelas margens dos rios Negro e Branco [Vianna].

Criticado como exagerado ou excessivamente oneroso, o Plano Geral de Viação do Governo Provisório foi o primeiro a ter sua implantação iniciada de fato. Suas principais ferrovias foram concedidas à iniciativa privada — pelo decreto nº 862, de 16 de Outubro de 1890 — um mês antes da apresentação do relatório final da Commissão. A República tinha exatos 11 meses.

Logo, porém, o plano ferroviário viu-se engolfado nas lutas do novo regime, atacado de um lado pela antiga oligarquia monarquista; e de outro lado pela nova oligarquia modernizante-conservadora, ansiosa por encerrar a ditadura e afastar republicanos históricos, positivistas, militares, radicais, jacobinos, abolicionistas, nacionalistas, industrialistas, americanistas, reformadores sociais etc.

O Plano Geral de Viação foi concebido em conexão com o projeto de imigração à americana — atração de milhões de colonos europeus pela oferta de terra, direitos civis, cidadania, liberdade religiosa, liberdade de empreendimento.

De acordo com as instruções recebidas, a Commissão de Viação Geral estudou as propostas anteriores, e o plano resultante reflete esse aproveitamento — na intermodalidade (ferrovia-hidrovia), na integração das regiões, no entroncamento central no planalto goiano, na extensão da EF Central do Brasil até Pirapora, no lançamento do Tronco Sul.

  • O mapa omite a EF Vitória a Minas, até "Peçanha"; a linha de Catalão a Palmas (atual cidade de Paranã); e a linha do Paraná ao Mato Grosso do Sul (Nioac).

Ao norte, se completaria a rede ferroviária do Nordeste (Transnordestina), em conexão com uma linha prevista para avançar gradualmente pela Amazônia (traçado similar ao da Transamazônica), abrindo espaço à colonização do oeste também pela população do Nordeste.

Ao sul, outras três linhas avançariam para oeste a partir de Goiás, Triângulo Mineiro e Paraná. Mais tarde, uma linha avançaria de Cuiabá para o norte, em direção ao Amazonas (Cuiabá - Santarém).

As linhas horizontais (leste-oeste) lembram o Plano Rebouças — que, dos anteriores, foi o mais ligado a um projeto de imigração, colonização e parcelamento da terra.

Tão logo Deodoro substituiu Rui Barbosa pelo Barão de Lucena [inicialmente acumulando também a Viação / Agricultura], o Plano Geral de Viação começou a ser bombardeado pelo próprio ministério. Em poucos anos, a maioria das concessões foram declaradas caducas — numa rapidez de chamar atenção — e o Congresso tomou a si a discussão do assunto, sem jamais decretar outro plano, em substituição.

Seguiu-se um período de política monetária fortemente recessiva, que praticamente paralisou a implantação de novas ferrovias por 10 anos, com a falência de inúmeras empresas; e ao final desse período estava consolidada a política dos governadores (café-com-leite), pela qual só candidatos governistas tinham sua eleição reconhecida.

1890: Plano da Comissão
Descrição das ferrovias | Resumo | Ferrovias concedidas | Recursos e prioridades
Relatório do Ministério da Agricultura 1889 | Defesa no Congresso
Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários
Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
Produção da indústria ferroviária | Passageiros | Mercadorias | Bagagens e encomendas | Locomotivas | Vagões de carga | Vagões de passageiros
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

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