|
|
PAC - Programa de Aceleração do Crescimento
|
|
Numa situação impensável até poucos anos atrás e apesar de décadas de legislação definindo o alargamento das ferrovias então existentes , pela primeira vez abre-se uma perspectiva concreta de fim-de-linha para a malha de bitola métrica, mesmo que em prazo distante.
Não se iluda com o mapa acima que omite linhas importantes, como a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), o Tronco Sul "novo" (operado pela ALL), a antiga EF Sorocabana (ALL), a antiga EF Noroeste do Brasil (ALL), as linhas métricas do Nordeste (privatizadas como CFN) etc.
E projetos importantes devem expandi-la nos próximos anos como a litorânea ligando a Ferrovia Teresa Cristina (FTC) ao porto de Itajaí (SC), a Ferrovia do Frango rumo ao oeste catarinense, a expansão da Ferroeste para o Mato Grosso do Sul (ver FerroSul), além dos reforços representados pela variante litorânea entre Vitória (ES) e Campos (RJ), e a reconstrução da ligação do Recife (PE) a Propriá (SE).
Permanecem evidenciados, porém, a falta de integração, com segregação entre os principais mercados de carga com risco de agravamento pela quebra de bitola da Nova Transnordestina e os péssimos traçados.
Por isso, todos os novos projetos têm sempre a perspectiva muitas vezes expressamente anunciados de alargamento ou construção em bitola larga.
A malha do Sul (única em expansão) interliga polos industriais importantes, além de portos e áreas de produção rural concentrada, conectando todo o conjunto a São Paulo mas não tem conexão razoável com o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que desse modo formam uma região economicamente segregada (pela métrica), em conjunto com a EFVM e os portos capixabas. Neste subconjunto, a reativação da linha de Pirapora em andamento talvez conduza a um futuro avanço dos trilhos para o sertão de Guimarães Rosa e o planalto goiano.
O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC não é um plano viário, e sim um mecanismo de coordenação de obras e investimentos públicos e privados, supervisionado pelo Gabinete Civil da Presidência da República para solucionar eventuais obstáculos, atrasos, falta de coordenação entre agentes públicos e privados etc.
As ilustrações são slides da apresentação elaborada pelo Ministério dos Transportes, e utilizada pela ministra do Gabinete Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, sobre o andamento das obras do PAC, na III Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Soja, em Brasília, a 10 de Março de 2009.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |