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Projetos ferroviários na bitola métrica
Mapa parcial das linhas de bitola métrica, indicativo apenas dos principais projetos incluídos no PAC
[Fonte: apresentação da ministra Dilma Roussef sobre o andamento das obras do PAC
na III Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Soja, Brasília, 10 Mar. 2009]

   

PAC - Programa de Aceleração do Crescimento
Articulação das ferrovias
de bitola 1,00 metro

Flavio R. Cavalcanti

Numa situação impensável até poucos anos atrás — e apesar de décadas de legislação definindo o alargamento das ferrovias então existentes —, pela primeira vez abre-se uma perspectiva concreta de fim-de-linha para a malha de bitola métrica, mesmo que em prazo distante.

Não se iluda com o mapa acima — que omite linhas importantes, como a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), o Tronco Sul "novo" (operado pela ALL), a antiga EF Sorocabana (ALL), a antiga EF Noroeste do Brasil (ALL), as linhas métricas do Nordeste (privatizadas como CFN) etc.

E projetos importantes devem expandi-la nos próximos anos — como a litorânea ligando a Ferrovia Teresa Cristina (FTC) ao porto de Itajaí (SC), a Ferrovia do Frango rumo ao oeste catarinense, a expansão da Ferroeste para o Mato Grosso do Sul (ver FerroSul), além dos reforços representados pela variante litorânea entre Vitória (ES) e Campos (RJ), e a reconstrução da ligação do Recife (PE) a Propriá (SE).

Permanecem evidenciados, porém, a falta de integração, com segregação entre os principais mercados de carga — com risco de agravamento pela quebra de bitola da Nova Transnordestina — e os péssimos traçados.

Por isso, todos os novos projetos têm sempre a perspectiva — muitas vezes expressamente anunciados — de alargamento ou construção em bitola larga.

A malha do Sul (única em expansão) interliga polos industriais importantes, além de portos e áreas de produção rural concentrada, conectando todo o conjunto a São Paulo — mas não tem conexão razoável com o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que desse modo formam uma região economicamente segregada (pela métrica), em conjunto com a EFVM e os portos capixabas. Neste subconjunto, a reativação da linha de Pirapora — em andamento — talvez conduza a um futuro avanço dos trilhos para o sertão de Guimarães Rosa e o planalto goiano.

   

Referências

O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC não é um plano viário, e sim um mecanismo de coordenação de obras e investimentos públicos e privados, supervisionado pelo Gabinete Civil da Presidência da República para solucionar eventuais obstáculos, atrasos, falta de coordenação entre agentes públicos e privados etc.

As ilustrações são slides da apresentação elaborada pelo Ministério dos Transportes, e utilizada pela ministra do Gabinete Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, sobre o andamento das obras do PAC, na III Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Soja, em Brasília, a 10 de Março de 2009.

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

PAC - Plano de Aceleração do Crescimento (10 Mar. 2009)
Rede em bitola larga | Bitola métrica | Trecho sul da Norte-Sul | Extensão da Norte-Sul | Ferrovia Oeste-Leste | Integração Centro-Oeste | Corredor Bi-Oceânico Sul | Extensão da Nova Trans | Hidrovias | TAV Rio - São Paulo
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A unificação das bitolas:
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Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários

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