Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
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Em projeto

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Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Maquete de ferreomodelismo
Planejamento e construção da
EF Paranaíba-Aragarças
I – Espaço & formato

Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 6 – Mai. 1985

A "viagem à volta do quarto", como poderíamos chamar a maquete que cerca o modelista e suas visitas por todos os lados, acompanhando as paredes numa largura de 80 cm, é de longe o formato que permite o melhor aproveitamento das dimensões de um cômodo. Nela, um trem precorrerá duas vezes a largura e duas vezes a extensão do cômodo numa única volta — ou quatro vezes, se houver duas voltas a percorrer. Lançando "penínsulas" em "E" das paredes para o centro do cômodo, então, não haverá melhor maneira de aproveitar o espaço.

    Planta do quarto onde seria construída a maquete de ferreomodelismo

No entanto, trata-se do formato ideal para um cômodo construído com esta finalidade, de preferência no segundo andar da casa ou da garagem e com entrada por uma escada que dê no centro do quarto.

Havendo duas portas e um armário embutido, como é o caso do galpão disponível para a Paranaíba-Aragarças (Fig. 1), esse tipo de maquete torna-se inconveniente.

Fig. 1 – O galpão disponível para a construção da EFPA tem formato de um "L" de 7 x 5 m. A presença de duas portas de uso necessário, um armário (A), e duas banquetas de alvenaria de 90 cm de altura (B e C) condicionaram bastante o projeto

    Dificuldades de planejar a maquete de ferreomodelismo, em função de portas, janelas e armários

A alternativa óbvia é a prateleira ao longo das paredes maiores (7 m + 5 m), com largura de 80 cm, e duas alças mais largas nas extremidades para as peras de retorno. Esta solução, recomendada no Informativo Frateschi nº 33, no entanto, impõe severas limitações ao raio de curvatura nas peras de retorno, pois além de 80 cm é cada vez mais difícil o acesso (Fig. 2).


Fig. 2 – O formato "duas alças" permite aproveitar a extensão total das duas paredes maiores, se o raio mínimo for pequeno e o pátio relativamente acanhado. Além de 80 cm de largura, é difícil o acesso, tanto para a construção como para manutenção. Note que as banquetas (B e C) impediriam o acesso pelos dois espaços deixados nos cantos à esquerda.

    Acesso para manutenção na ponta de uma maquete de ferreomodelismo

A alternativa da "piscina" de acesso nas alças, obrigando o modelista a se abaixar e esgueirar-se, foi sumariamente vetada pelo Gilberto, que não quis nada com estes malabarismos. O uso de pontes escamoteáveis, dando acesso direto à "piscina", acabou sendo descartado como uma solução de baixa qualidade (Fig. 3).

Fig. 3 - "Piscina" de acesso
no centro de uma "alça".
A "ponte" é uma forma
de o modelista não ter de
se abaixar ao entrar e sair

De qualquer modo, o formato "duas alças" dificilmente comportaria quatro linhas (duas voltas) e um grande pátio na largura até 80 cm das paredes, com resultado visual sequer razoável.

Sendo o cômodo em "L", as penínsulas em "E" também não ofereceriam grande utilidade.

Assim, passo a passo, concluímos que a "ilha" ou "península" (maquete com acesso por todos, ou quase todos, os lados) freqüentemente pode ser a melhor solução, capaz de comportar uma grande extensão de linhas, pátio amplo, retornos de raio aberto e paisagem densa e variada, num volume compacto de espaço, na largura de 1,6 m, compensando a perda na extensão, provocada pelo afastamento em relação às paredes nas quatro direções (Fig. 4).

    Formato adotado para o projeto da maquete

Os objetivos condicionantes do projeto estavam em grande parte ligados às soluções adotadas na EF Pireneus-Paranã: circuito circular em via singela, com cruzamento intermediário para operação simultânea de duas composições extensas.

Fig. 4 – A solução adotada foi a "península", com acesso
por quase todos os lados.
Na largura máxima de 1,6 m,
um circuito circular pode
ser bem condensado,
acomodando 40 m de
trajeto e 90 m de trilhos,
sem prejudicar a paisagem
e sem virar "ferrovilândia".

Além disso, o Gilberto optou pela colocação do pátio (amplo) em nível superior e o aproveitamento intensivo do espaço em vários níveis (Fig. 5; veja também Informativo Frateschi nº 31).

Finalmente, o raio mínimo de curvatura teria de ser igual ou superior a 600 mm, para assegurar um bom aproveitamento das locomotivas a vapor, preferência nº 1 do modelista.

Fossem outros os objetivos — por exemplo, uma ferrovia ponto-a-ponto — e o formato "duas alças" talvez fosse o melhor.

Com um raio mínimo menor, não será tão difícil comportar duas peras de retorno numa largura de 1,1 m, como na EF Pireneus-Paraná.

Você verá, na seqüência, como o aumento do raio mínimo consumiu o espaço aumentado.

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens de passageiros

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São Luís - Parauapebas

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Plataforma de embarque: 1995

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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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