Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Exemplo de estrutura para maquete de ferreomodelismo com trilhoes em vários níveis

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

Maquete de ferreomodelismo
Planejamento e construção da
EF Paranaíba-Aragarças
III - Estrutura aberta

Flávio R. Cavalcanti – Centro-Oeste nº 8 (jul-1985)

Definido o formato e o traçado da EF Paranaíba-Aragarças, fica claro que não se aplica ao caso a construção de um tablado do tipo convencional, de quadros regulares e uma (ou várias) folhas de aglomerado. A mesa plana, tal como ensinado no Informativo Frateschi (nºs 12 e 26) e no livro "Ferrovias para Você Construir" aplica-se apenas a maquetes de, no máximo, 2 níveis, e dimensões relativamente reduzidas.

Quando se pretende construir uma ferrovia em três, quatro níveis, de dimensões consideráveis, pátio em nível superior, ou longos trechos de linha ocultos, é preferível abandonar a "mesa plana" e partir para a "estrutura aberta", cujos princípios são demonstrados de forma rudimentar no Informativo Frateschi nº 13 (Fig. 9, acima).

Neste caso, cada linha isolada assenta-se sobre uma faixa de compensado ou madeirite (a "base" da linha), de 10 a 12 mm de espessura, cortada em reta ou em curva, numa largura mínima de 60 mm. Com esta largura, você terá uma via estreita, devendo usar cortiça [(aqui chamada de "leito")] de espessura inferior a 5 mm e largura de 30 a 32 mm. Caso decida fazer a base de madeira com largura de 70 até 75 mm, poderá usar cortiça de 5 mm com largura de 35 a 38 mm. Tecnicamente falando, a via estará mais próxima da escala perfeita. No entanto, a extensão da via e os raios de curvatura quase nunca estão em escala. Por isso, uma via mais estreita disfarça essa deficiência inerente ao modelismo. Porém, será necessário que a maquete não reproduza uma ferrovia excessivamente moderna ou tecnicamente avançada, pois aí a via terá mais espaço lateral.

Suporte dos trilhos em maquete com vários níveis

Para linhas duplas, a base de madeira terá a largura correspondente e, no caso do pátio, usa-se uma ou várias tábuas cortadas no formato adequado.

    Estrutura adaptada para maquetes de ferreomodelismo de formato irregular

Estas bases de madeira serão fixadas, a cada 40 ou 45 cm (no máximo), sobre ripas verticais de 50 x 20 mm, aproximadamente (os "apoios"). Mas observe: o distanciamento entre os apoios mede-se ao longo da base, quando esta corta o tablado em diagonal, e não pelos quadros. Cada apoio terá a altura projetada com precisão, determinando o nível e a inclinação desejada para cada trecho da linha (Fig. 10).

Dito isso, é fácil verificar que pouco adianta fazer um tablado de quadros regularmente espaçados, sempre em ângulo reto e formato retangular. Em alguns locais, onde não passa nenhuma linha, é desnecessário haver uma travessa de madeira, que apenas impedirá o acesso durante a construção da maquete. Em outros locais, havendo grande concentração de linhas, principalmente em curva, é necessário que haja travessas suficientes para a fixação dos apoios.

Assim, o tablado pode ter a estrutura mais irregular que se imagine (Fig. 11). O que iremos mostrar a seguir, na EFPA, é até muito "bem comportado". Apenas um exemplo muito específico, que servirá de introdução a essa técnica. Não é novidade para quem dispõe de literatura importada, mas acreditamos que será útil aos demais.

Fixação das bases dos trilhos em maquete com vários níveis
Os quatro níveis da estrutura aberta da EFPA: pátio superior (4º); linha da esquerda para a direita (3º);
linhas divergentes / convergentes da rotatória escondida (2º);
e linha tripla escondida, em madeira clara (1º).
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Estrada de Ferro Paranaíba-Aragarças
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• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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