Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

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• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

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• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

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Sistema simples para assentamento dos trilhos da maquete em rampa
Fig. 26 - Recortes diretamente no compensado de uma mesa plana.

Maquete de ferreomodelismo
Planejamento e construção da
EF Paranaíba-Aragarças
VII - Bases para as linhas

Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 13 – Fev. 1986
Atualizado em 5 Mar. 2005

Trata-se agora de desenhar, serrar e instalar as bases de madeira que sustentarão a cortiça, dormentes e trilhos das linhas individuais.

A Fig. 26 (acima) mostra uma alternativa simples, quando existem poucas linhas "suspensas" acima da superfície geral — fazer o recorte no próprio compensado que recobre a mesa. O planejamento pode ser feito no local, assentando provisoriamente as linhas e marcando o compensado com um spray de tinta à base d'água. À medida que as linhas sobem, a base pode ser sustentada por calços de altura progressivamente maior.

Para quem fez o projeto no chão, sobre grandes folhas de papel marcadas com spray de tinta sobre os trilhos, também não há dificuldade.

    Recorte das bases para os trilhos em curva

Trata-se de transferir o desenho das linhas para uma folha de compensado — procurando arranjá-las de modo a reduzir o desperdício ao recortar as bases de madeira (Fig. 31).

Lembre que essas bases têm uma largura (60 a 75 mm) maior do que os dormentes marcados no papel pelo spray.

Quanto mais longos os trechos recortados, menor o número de emendas na maquete — portanto, bases mais sólidas para as linhas.

Fazendo o projeto no computador, também há facilidades para colocar essas curvas em papel, na escala 1:1 — convém emendar vários desses papéis, para obter trechos maiores no recorte da madeira.

Em todos os casos, é interessante acrescentar as retas às curvas, para obter recortes mais longos na madeira — sempre com o objetivo de reduzir o número de emendas na maquete.

    Emenda das bases de madeira para os trilhos da maquete

A emenda dos vários recortes de madeira deve ser feita, de preferência, antes de instalar na maquete — de modo a trabalhar com bases do maior tamanho possível, 2 ou 3 metros, e até mais, o que facilitará o assentamento dessa base, além de torná-la mais sólida.

A emenda se faz conforme na Fig. 32, com uma tábua de comprimento 4 vezes maior que a largura.

Disponha as duas peças a serem emendadas sobre a borda de uma mesa ou bancada plana e lisa, de cabeça para baixo — isso é importante devido à direção das curvas — e aplique por cima a emenda.

Para maior firmeza, espalhe uma camada fina de cola branca, raspe o excesso, aplique a emenda, aperte com grampos ou sargentos, e fixe com 8 parafusos.

Detalhe da estrutura da maquete com as bases dos trilhos
Detalhe: apoios & emendas nas bases da via
    Emenda das bases dos trilhos na maquete

Longos trechos de recortes previamente emendados — até 3,5 metros — são o ideal para o assentamento sobre a estrutura.

As últimas emendas, já na maquete, seguirão o mesmo princípio empregado antes — exceto que, agora, serão feitas de cabeça para cima, com a emenda por baixo, conforme na Fig. 33.

O assentamento será feito sobre fileiras de apoios verticais, previamente fixados nas travessas, proporcionando a elevação prevista para a linha em cada ponto do trajeto.

    Fixação dos suportes para a base dos trilhos da maquete

A instalação dos apoios verticais também deve ser feita por tentativas, fixando-os provisoriamente com grampos ou sargentos, e deixando uma sobra para os ajustes.

Onde a base da via apresenta uma emenda, a elevação prevista para o apoio vertical deverá ser reduzida para compensar.

Enfim, deve-se checar a elevação e a declividade da base ao longo de todo o trecho, antes de fixar definitivamente os apoios verticais e serrar a sobra abaixo das travessas.

    Utilização do nível para ajustar a rampa dos trilhos na maquete

A elevação da base ao longo de todo o trecho deve ser verificada com o nível de mangueira, referida à régua afixada na parece.

A declividade deve ser checada, para não ficar excessiva num ponto, mas distribuir-se de modo uniforme ao longo de todo o trecho.

Para isso, use um nível de bolha e um calço, conforme na Fig. 36.

    Utilização do nível para ajustar a super-elevação lateral dos trilhos em curva

A altura (H) do calço deve ser determinada de acordo com o comprimento (C) do nível de bolha. A divisão da altura pelo comprimento (H/C) indicará a declividade (D) em percentagem.

O nível de bolha também pode ser utilizado transversalmente à base da via, para verificar o nivelamento lateral.

A fixação da base é um bom momento para introduzir pequenas inclinações laterais nas curvas.

Um calço entre o apoio vertical e a base é muito mais seguro do que uma intervenção posterior, na cortiça ou nos dormentes.

    Suporte para a base do pátio ferroviário na maquete

No caso dos pátios — cuja base de madeira apresenta maior largura — é conveniente utilizar uma segunda travessa, no topo dos apoios verticais, para prevenir empenamento do compensado (Fig. 37) e evitar uma infinidade de apoios intermediários.

Uma idéia muito prática é iniciar o assentamento das bases de madeira, cortiça, vias etc. pelos níveis inferiores, deixando os níveis superiores para o final.

À medida em que fixar as bases superiores, ficará cada vez mais difícil trabalhar nos níveis inferiores (fixar cortiça, talas, trilhos).

Caso o acesso seja apenas pela frente (não era o caso da EFPA), passe das linhas inferiores de trás para as superiores de trás, deixando para o final tudo o que puder da parte da frente da maquete.

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

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