Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Planejamento da estrutura de madeira da maquete da Estrada de Ferro Paranaíba-Aragarças
Fig. 23 – Sobrepondo o desenho das linhas e paisagem (já eliminado) ao desenho das longarinas, chega-se ao detalhamento da estrutura: a localização exata das travessas, ripas horizontais e verticais. A borda tracejada indica o limite da paisagem futura, com arredondamento dos cantos para aliviar topadas.

Projetos & projetos

FRC, 5 Mar. 2005

Até aqui, falamos de um projeto em papel milimetrado (na escala 1:5), a partir do cálculo das coordenadas cartesianas (o que permitia desenhar detalhes na escala 1:1).

Nos dias atuais, seria o equivalente do projeto em computador — dispondo de uma plotter para detalhes em tamanho real.

Nada disso é necessário. Você pode fazer um ótimo projeto, na escala 1:1, fixando grandes folhas de papel por todo o chão, com fita gomada, e montando os trilhos sobre ele, até obter o resultado que mais lhe agrade.

Depois é só marcar os trilhos e dormentes no papel com tinta spray à base d'água!

Em qualquer caso — plotter ou jornais colados com fita —, o objetivo é um só: obter um desenho para ajudá-lo na execução do que foi projetado.

Em resumo: a sombra do projeto sobre sua base física, para planejar a carpintaria que irá por baixo.

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Ferrovias

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• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Maquete de ferreomodelismo
Planejamento e construção da
EF Paranaíba-Aragarças
VI - Detalhamento da estrutura aberta

Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 11 – Nov. 1985

O detalhamento — assim como a base geral da estrutura — foi decidido a partir do projeto desenhado na escala 1:5.

O papel milimetrado facilitou muito. Nele foram marcados:

  1. Os contornos da base de madeira que sustentará as linhas individuais, conforme a largura adotada, de 60 ou 75 mm.

  2. Os contornos da base de madeira para os pátios, ramais industriais etc. — afinal, essas bases precisarão apoiar-se em algum ponto firme da estrutura e, portanto, devem ser planejados.

  3. Os contornos da base de madeira das linhas ocultas — para não tornar o projeto confuso demais, faça isso numa folha separada.

    Detalhe da fixação do suporte dos trilhos na maquete

Após a montagem dos cavaletes e longarinas, verifique sua verdadeira localização, e "corrija" o projeto com caneta vermelha, pois daqui por diante serão seus pontos de referência para a localização de cada coisa sobre a estrutura da maquete.

As travessas serão fixadas progressivamente, na medida em que cada uma for se tornando necessária, para não atrapalhar inutilmente o acesso e o trabalho no interior da estrutura.

A cada travessa fixada, confira também sua verdadeira localização e "corrija" o projeto em vermelho.

    Detalhe da fixação das longarinas da maquete

Por este processo, chegamos à planta detalhada da carpintaria da EFPA, apresentada na Fig. 23 — omitindo as linhas futuras para maior clareza.

(Para conferir os pontos de apoio das linhas, paisagem etc., a cada meio metro, sobreponha as Figuras 6 e 23).

Algumas particularidades da construção da EFPA fogem às regras gerais, que — como foi dito — não são rígidas, devendo adaptar-se a cada situação:

Vista geral da estrutura da maquete, com as bases para os trilhos em diferentes níveis
Outra vista da extensão maior da EFPA (em "L"), já com a
base do pátio superior (à direita). Observe, em frente,
o rebaixamento para um rio
  1. Devido à largura de 1,60 metro, utilizamos a terceira longarina central e a terceira perna no centro dos cavaletes.

  2. As longarinas da parte menor do L apoiam-se sobre uma tábua chumbada à banqueta de alvenaria. A fixação é feita usando ripas verticais, como na Fig. 21 (acima).

  3. A junção das duas partes usa o sistema da Fig. 22 (acima).

  4. Não havia madeira disponível para as mãos-francesas, mas havia ripas de 50 x 60 mm de madeira de lei aparelhada. Por isso, as mãos-francesas foram substituídas por três pernas avulsas, numeradas de 1 a 3.
    Detalhe da fixação dos suportes para trechos pequenos da borda da maquete

As travessas de A até F não são inteiriças mas, sim, divididas em três partes (cada uma), como na Fig. 24 (abaixo), para a confecção do rio ou vereda (Foto ao lado).

A fixação da pequena travessa sobre apenas uma das longarinas (detalhe Y), com ajuda de ripas verticais, é mostrada na Fig. 25.

Sobre essas pequenas travessas ficará o pátio de cruzamento inferior dianteiro.

O detalhe X indica a prancha que serviu de base para o Vão do Ôco.

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• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

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• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

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