Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Trens turísticos

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   
Montagem da estrutura de madeira para uma grande maquete de modelismo ferroviário

Maquete de ferreomodelismo
Planejamento e construção da
EF Paranaíba-Aragarças
IV - ABC de ferreo-carpintaria

Flávio R. Cavalcanti – Centro-Oeste nº 9 (ago-1985)
    Detalhe da fixação das pernas da maquete de ferreomodelismo

Tendo abandonado a idéia de uma estrutura de "quadros regulares" em ripas de 22 x 44 mm, encaixes em meia-madeira e grande número de pés (Fig. 9), optamos pela estrutura aberta, que os americanos chamam de "L-Girder", ou longarina em "L" (Fig. 12).

Trata-se de uma estrutura simples e até muito bem comportada, que permite variações de todo tipo. Basicamente, trata-se de montar dois cavaletes na forma de dois "TT" travados em "X". Prendem-se a eles duas longarinas (provisoriamente, com "grampos" ou "sargentos"), nivela-se a estrutura, aparafusam-se as longarinas e, finalmente, as mãos-francesas (Fig. 13). Em seguida, as travessas são distribuídas conforme as conveniências (Fig. 11).

Com este tipo de estrutura, variando a bitola da madeira, pode-se construir maquetes de dimensões consideráveis, inclusive promovendo alterações e ampliações após a montagem inicial. O sistema é tão prático, que os americanos o adotam até para maquetes planas... com quadros regulares.

Numa maquete com 6,6 metros de comprimento, por exemplo, com apenas dois cavaletes, pode-se ter um ótimo acesso por baixo da estrutura, para qualquer trabalho, e ao mesmo tempo ter firmeza suficiente para subir em cima da estrutura sem perigo.

Esta solidez não exige uma multidão de pés, nem exige pés muito largos. A firmeza da estrutura provém da largura da longarina, do seu flange em "L", do travamento dos cavaletes em "X" e das mãos-francesas, que devem partir das pernas o mais próximo possível do chão e em ângulo de 45°, que fornece a máxima sustentação.

    Fixação de flange para reforço  de longarinas em uma grande maquete de ferreomodelismo

Para as pernas do cavalete bastará usar peças de pinho aparelhado de 50 x 50 mm, enquanto as travas e a mão-francesa terão 25 x 50 mm. Travada desta forma, cada perna poderá sustentar um peso considerável.

A fixação do flange às longarinas exige um pouco de trabalho adicional, no início, mas facilitará bastante a vida do modelista, daí por diante. Quem já utilizou a longarina em "L" dificilmente optará pela tábua simples outra vez.

Fig. 14 – Utilização de grampos ou sargentos
para firmar as peças, facilitando o trabalho.

Fixe o flange sobre a tábua da longarina com grampos ou sargentos e aparafuse a cada 30 cm. Marque os lados correspondentes do flange e da tábua, solte o flange, passe cola branca na junção, raspe o excesso com uma tabuinha, e torne a aparafusar uma peça à outra, apertando até que o excesso de cola saia pelos lados (Fig. 14).

    Detalhe de uma emenda na estrutura de uma grande maquete de ferreomodelismo

Se precisar fazer uma longarina maior do que as tábuas disponíveis, encoste duas tábuas pelas pontas e faça a união "ensanduichando-as" entre duas tábuas do mesmo tipo e formato, cuja extensão seja pelo menos 4 vezes maior do que a largura das tábuas a serem emendadas (Fig. 15).

Se a ripa do flange for menor do que a longarina, acrescente outra ripa na seqüência, sem qualquer emenda especial. Mas evite emendar a tábua e o flange em locais próximos um do outro.

Compreendidos os princípios básicos da estrutura aberta, resta escolher a bitola das longarinas e das travessas, de acordo com a tabela, válida para peças de pinho aparelhado.

Bitolas de madeira para travessas e longarinas (mm)
Perfil das peças
Bitolas de madeira para grandes maquetes de ferreomodelismo
Bitola (pinho) 25 x 50 25 x 50 25 x 75 25 x 75 25 x 100 25 x 100
Bitola do flange 25 x 50 25 x 50 25 x 50
Vão central (C) 740 1.830 1.370 2.895 2.280 3.960
Saliência máxima (S) 230 610 460 965 760 1.320
Comprimento total (T) 1.200 3.050 2.290 4.825 3.800 6.600
 
 
    Cálculo de estrutura para grandes maquetes de ferreomodelismo

Para maquetes com grandes extensões, um terceiro cavalete fará aumentar o comprimento em 3/5 (+60%), acrescentando mais um vão central (C). Cada saliência (S) equivale a 1/5 da extensão total da longarina.

Para larguras maiores, como na EFPA, é suficiente acrescentar uma terceira longarina central, com uma terceira perna no centro de cada cavalete.

Fig. 16 – Tanto no comprimento quanto
na largura da maquete, o vão central (C)
deve corresponder 3/5 da peça (T),
e as saliências (S) a 1/5, cada,
para aproveitamento ótimo da madeira.

Para montar o cavalete, comece fixando as duas pernas à travessa, com apenas 1 parafuso em cada uma, para não tirar o movimento angular do conjunto (Fig. 17).

Em seguida, fixe a primeira trava à ponta inferior de uma perna e observe que, até aí, o conjunto ainda não perdeu o movimento angular. Coloque as pernas em ângulo reto com a travessa, antes de fixar a trava à parte superior da outra perna.

    Montagem dos cavaletes de suporte a uma grande maquete de ferreomodelismo

Em seguida, coloque o segundo parafuso nas duas fixações de uma das pernas, sem tirá-la do esquadro em relação à travessa. Para isso, utilize todos os grampos e sargentos que tiver direito.

Fixado o primeiro triângulo, vire o conjunto, calce a perna livre para que não flutue nem saia do prumo, coloque-a no esquadro com a travessa e fixe a segunda trava, com 2 parafusos em cada ponta. Desvire e fixe os 2 parafusos que ficaram faltando na etapa anterior.

Se o corte das pernas foi feito corretamente, no esquadro, o cavalete deverá ficar de pé sozinho, sem grandes dificuldades, sobre um piso plano. Senão, verifique a origem do probema antes de seguir adiante com os demais cavaletes.

Feitos os cavaletes e as longarinas em "L", a montagem é simples, bastando prender as partes com quatro grampos, aprumar os cavaletes e nivelar as longarinas, verificando se as medidas do vão central (C) e das saliências (S) estão corretas — e aparafusar.

Para nivelar estruturas médias e grandes, use uma mangueira de nível.

Peça ajuda de alguém, pois montar a estrutura sozinho pode ser trabalhoso.

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Bibliografia
braziliana

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Memórias do desenvolvimento - 19 Out. 2014

Preexistências de Brasília - 13 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Francesco Tosi Colombina - 3 Out. 2014

Estrada Colonial no Planalto Central - 27 Set. 2014

A ilha do dia anterior - 18 Set. 2014

Chegou o governador - 12 Set. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

  
  

Byteria

  

Ferreofotos

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• EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

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