Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

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• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

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• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

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• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Maquetes de ferreomodelismo
Uma ponte móvel na entrada do quarto


 
Centro-Oeste n° 70 (1°-Set-1992)

Estou construindo uma mini-ferrovia num cômodo de 4,5 x 2,5 metros. A superfície de compensado, com 50 cm de largura, percorrerá as paredes do quarto a uma altura de 80 cm, pois há 2 janelas que abrem para dentro.

Não quero ficar me abaixando para "passar por baixo", ao entrar e sair do cômodo. Então, fiz uma "ponte elevadiça" em frente à porta. Mas, quando se entra ou sai, é preciso tirar as talas de junção, para levantar a ponte.

Gostaria de alguma sugestão para simplificar a entrada e saída (Cristovam dal Vechio Jr.).

A solução é a mais simples que se possa imaginar. Elimine as talas entre a parte móvel — a "ponte elevadiça" — e a parte fixa da maquete.

Isso nos deixa com 2 questões a resolver: (A) — Como alimentar os trilhos da ponte móvel; e (B) — Como garantir trilhos alinhados, tirando e colocando a ponte várias vezes, sem perder muito tempo a cada vez.

Para a questão (B), imaginei uma solução que foi apresentada na matéria "Uma ferrovia HO de apenas 1,6 m2" — a Estrada de Ferro Santa Rita do (Quarto de) Despejo, em 88/Ago. Veja na Figura abaixo.

Pode não ser a solução exata, para o seu caso específico, mas pode ajudá-lo a projetar sua própria solução.

Em síntese, você constrói uma caixa com as laterais rebaixadas, para ser a "parte móvel" diante da porta. É interessante que, mesmo no centro, as laterais da caixa tenham 7 a 10 cm de altura, para o conjunto não empenar.

Nesta caixa, você instala, não só a ponte, como também a paisagem, com um trecho de rio, várzea etc. Você ganha em solidez, e em realismo.

Caixa para a ponte móvel

Na parte fixa da maquete — dos 2 lados da porta —, você instala suportes de madeira tipo "cadeira de braços", de forma que a caixa-móvel não tenha "jogo" para os lados, nem para frente, nem para trás. A construção pode dar algum trabalho — mas, depois, você terá comodidade e rapidez, durante centenas de entradas e saídas do quarto.

Tudo ajustado, assente a linha que vem da parte fixa, passa a ponte, e segue do outro lado. Fixe provisoriamente com preguinhos. Coloque as pedras do lastro, cole-as, aguarde secar por 3 ou 5 dias — serre os trilhos, e... eis sua "seção móvel", plenamente alinhada.

Evite emendas de grades flexíveis em curva, nesse ponto crítico — onde irá serrar os trilhos —, e nos 10 centímetros mais próximos, de cada lado.

A questão (A), é ainda mais simples. Instale fios de alimentação nos trilhos da "seção móvel", e puxe um "chicote", terminando numa "tomada" (plugue macho). A outra "tomada" (plugue fêmeo) pode ser instalada na parte fixa da maquete, o mais próximo possível.

Para retirar a seção móvel, desconecte o plugue. Ao colocá-la de volta, torne a plugar (*).

Se você for cuidadoso, e trabalhar com um mínimo de atenção, esse esquema poderá funcionar sem problemas, por anos a fio.

Na minha antiga EF Pireneus-Paranã (IF-31, CO-6/6), fiz coisas muito menos recomendáveis — várias linhas (grade flexível) serradas em plena curva! —, e jamais tive os problemas que eram de se temer.

Para plugar 8 fios, usei conectores Sindal macho & fêmeo. É muito simples, por dispensar solda, e os fios poderem ser mudados de posição, bastando uma pequena chave de fenda.

Há soluções mais elegantes, como os plugues de cabo computador-impressora (cabo paralelo), com 12 pinos. Pessoalmente, continuo com os conectores Sindal, extremamente práticos.

N.W.: Revendo esta velha sugestão, ocorrem-me mais 2 questões a considerar: (1) Evite fazer uma caixa muito grande ou pesada; (2) Estude a possibilidade de fazer um chicote longo o suficiente para não ter de desconectar / conectar os plugues a cada entrada / saída. Porém, cuidado para que ele não se torne um perigo, fazendo você tropeçar, cair, arrebentar o chicote etc. (FRC, 5 Jan. 2011).

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