Centro-Oeste n° 70 (1°-Set-1992)Estou construindo uma mini-ferrovia num cômodo de 4,5 x 2,5 metros. A superfície de compensado, com 50 cm de largura, percorrerá as paredes do quarto a uma altura de 80 cm, pois há 2 janelas que abrem para dentro. Não quero ficar me abaixando para "passar por baixo", ao entrar e sair do cômodo. Então, fiz uma "ponte elevadiça" em frente à porta. Mas, quando se entra ou sai, é preciso tirar as talas de junção, para levantar a ponte. Gostaria de alguma sugestão para simplificar a entrada e saída (Cristovam dal Vechio Jr.). A solução é a mais simples que se possa imaginar. Elimine as talas entre a parte móvel — a "ponte elevadiça" — e a parte fixa da maquete. Isso nos deixa com 2 questões a resolver: (A) — Como alimentar os trilhos da ponte móvel; e (B) — Como garantir trilhos alinhados, tirando e colocando a ponte várias vezes, sem perder muito tempo a cada vez. Para a questão (B), imaginei uma solução que foi apresentada na matéria "Uma ferrovia HO de apenas 1,6 m2" — a Estrada de Ferro Santa Rita do (Quarto de) Despejo, em 88/Ago. Veja na Figura abaixo. Pode não ser a solução exata, para o seu caso específico, mas pode ajudá-lo a projetar sua própria solução. Em síntese, você constrói uma caixa com as laterais rebaixadas, para ser a "parte móvel" diante da porta. É interessante que, mesmo no centro, as laterais da caixa tenham 7 a 10 cm de altura, para o conjunto não empenar. Nesta caixa, você instala, não só a ponte, como também a paisagem, com um trecho de rio, várzea etc. Você ganha em solidez, e em realismo.
Na parte fixa da maquete — dos 2 lados da porta —, você instala suportes de madeira tipo "cadeira de braços", de forma que a caixa-móvel não tenha "jogo" para os lados, nem para frente, nem para trás. A construção pode dar algum trabalho — mas, depois, você terá comodidade e rapidez, durante centenas de entradas e saídas do quarto. Tudo ajustado, assente a linha que vem da parte fixa, passa a ponte, e segue do outro lado. Fixe provisoriamente com preguinhos. Coloque as pedras do lastro, cole-as, aguarde secar por 3 ou 5 dias — serre os trilhos, e... eis sua "seção móvel", plenamente alinhada. Evite emendas de grades flexíveis em curva, nesse ponto crítico — onde irá serrar os trilhos —, e nos 10 centímetros mais próximos, de cada lado. A questão (A), é ainda mais simples. Instale fios de alimentação nos trilhos da "seção móvel", e puxe um "chicote", terminando numa "tomada" (plugue macho). A outra "tomada" (plugue fêmeo) pode ser instalada na parte fixa da maquete, o mais próximo possível. Para retirar a seção móvel, desconecte o plugue. Ao colocá-la de volta, torne a plugar (*). Se você for cuidadoso, e trabalhar com um mínimo de atenção, esse esquema poderá funcionar sem problemas, por anos a fio. Na minha antiga EF Pireneus-Paranã (IF-31, CO-6/6), fiz coisas muito menos recomendáveis — várias linhas (grade flexível) serradas em plena curva! —, e jamais tive os problemas que eram de se temer. Para plugar 8 fios, usei conectores Sindal macho & fêmeo. É muito simples, por dispensar solda, e os fios poderem ser mudados de posição, bastando uma pequena chave de fenda. Há soluções mais elegantes, como os plugues de cabo computador-impressora (cabo paralelo), com 12 pinos. Pessoalmente, continuo com os conectores Sindal, extremamente práticos. N.W.: Revendo esta velha sugestão, ocorrem-me mais 2 questões a considerar: (1) Evite fazer uma caixa muito grande ou pesada; (2) Estude a possibilidade de fazer um chicote longo o suficiente para não ter de desconectar / conectar os plugues a cada entrada / saída. Porém, cuidado para que ele não se torne um perigo, fazendo você tropeçar, cair, arrebentar o chicote etc. (FRC, 5 Jan. 2011). Uma ferrovia de apenas 1,6 m² | 0,75 m³ para a VF Santa Rita do Despejo | Seção móvelMaquetes & idéias
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