Caixas d'água: ferrovias e ferreomodelismo
Estação de Cachoeira Paulista
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil - Ramal de São Paulo
Fotos: Marco Giffoni
Estação do Ramal de São Paulo da
Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), bitola larga [nomenclaturas de 1960].
Ao longo de sua existência, foi terminal da EF D. Pedro II, cujos trens vinham
do Rio de Janeiro em bitola larga e retornavam; a seguir, ponto de baldeação para os trens de bitola métrica vindos de
São Paulo, quando os trilhos se encontraram; e só mais tarde tornou-se simples estação de trânsito, quando
os trens de passageiros passaram a fazer o percurso completo entre as duas capitais.
Na condição de estação de trânsito, enfim, pode ter-se adaptado a diferentes padrões de tráfego,
ao longo das décadas, em função do número e do tamanho dos trens de passageiros, e dos horários a serem
cumpridos (paradas mais curtas, abastecimento rápido). É o que parece indicar a caixa d'água fotografada pelo Marco Giffoni
relativamente recente, de concreto, situada além da extremidade da longa estação.
Para os trens de café, a serem formados após o carregamento nos vagões e que seguiriam em sentido único (exceto
retorno, vazio), o abastecimento das locomotivas poderia ser feito normalmente nas oficinas, situadas boa distância ao sul da estação.
Veja no GoogleMaps a localização da estação, afastada do pátio ferroviário e das oficinas [bem
mais abaixo e à esquerda].
Ver
mapa maior
|