Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Enorme viaduto ferroviário em cavaletes de madeira, utilizado para efetuar um longo trecho de aterro ferroviário
Viaduto provisório em cavaletes de madeira para permitir a mecanização de um aterramento, utilizando vagões de descarga pelo fundo, numa época em que ainda não havia pás mecânicas, tratores e caminhões basculantes. Capítulo da Coleccion Moderna de Conocimientos Universales (W. M. Jackson, Inc., Nova Iorque, 1928) sobre as ferrovias transcontinentais, em especial Canadian Pacific e Grand Trunk, no Canadá.
Observe a utilização de troncos mais fortes nas colunas — bem como nas traves inferiores — e madeira mais fina nos reforços. Mas enfim, não era feito para durar

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
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Trem das Termas
Montanhas Capixabas
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Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
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Calendário 1987
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Maquete de ferreomodelismo EF Pireneus-Paranã
Ponte de madeira em cavaletes
Variações (complicando mais)

Flávio R. Cavalcanti

Mais do que fixar regras rígidas e inflexíveis, convém compreender a função de cada elemento da ponte de madeira em cavaletes. Isso ajuda a entender as inúmeras variações possíveis — tanto nas ferrovias-protótipo, quanto nas simplificações que sempre ocorrem quando são reproduzidas em maquetes.

Madeiras...

O projeto divulgado no IF-11 indicava varetas de balsa em seção quadrada de 3 x 3 mm — tanto para as colunas verticais, quanto para as traves, e para os reforços laterais.

Vejo pelo menos 3 motivos práticos para isso — independente de qualquer engenharia:

  1. É mais prático adquirir e utilizar varetas de uma única bitola, do que de 2 bitolas ou mais
  2. Parece ser mais fácil encontrar varetas de balsa 3 x 3 mm, do que em 1 ou 2 bitolas menores
  3. Simplificar, nunca atrapalhou o progresso dos novatos

Uma rápida consulta à lista da Casa Aerobrás — um dos principais fornecedores nessa área — mostra que existem opções. Mas não são muitas, nem muito comuns, e não são mais baratas:

  • Vareta de balsa (1 metro) com 2 x 2 mm, 2 x 3 mm, 2,5 x 2,5 mm, e 3,1 x 3,1 mm (ou mais)
  • Vareta de cedro (1 metro) com 2 x 2 mm, 2 x 2,5 mm, 2 x 3 mm, 2,5 x 2,5 mm, e 3 x 3 mm (ou mais)
  • Vareta Hinoki (cipreste japonês - 90 cm) com 1,5 x 1,5 mm, 2 x 2 mm, 2 x 3 mm, e 3 x 3 mm (ou mais)
  • Vareta redonda de balsa (1 metro) com diâmetros a partir de 5 mm
  • Vareta redonda de cedro/marfim (1 metro) com diâmetros a partir de 5 mm

Em tese, uma varilhadeira permite tirar varetas finas, a partir de uma chapa de cedro (1 metro) de 1,5 x 5 mm; ou a partir de uma chapa Hinoki (cipreste japonês - 90 cm) de 1 x 5 mm.

Na prática, porém, nem todo mundo se dispõe a tanto. Adquiri uma varilhadeira há mais de 10 anos... e até hoje não me animei a mexer com isso.

... e madeiras

A lógica sugere que uma trave (horizontal ou diagonal) não precisaria ter o mesmo calibre que uma coluna vertical. E de fato, vários exemplos históricos parecem confirmar, pelo menos em tese.

Essa variação tem um preço: — Encontrar materiais alternativos.

  • Palitos de fósforo "Paraná - Forno & Fogão" (200 unidades), com seção retangular bem tosca, 2 x 2 mm, apresentam quase 50 mm de comprimento

  • Palitos de fósforo Fiat Lux, também de cozinha (240 unidades), atingem 50 mm de comprimento, porém a seção é de quase 3 x 3 mm

  • Palitões para churrasquinho, geralmente com seção cilíndrica, costumam andar perto de 30 cm de comprimento. Por serem mais grossos, talvez sejam indicados para as colunas de sustentação

  • Varetas usadas na armação de pipas

    • Tanto os palitões de churrasco quanto as varetas para armação de pipas, por serem geralmente de casca de bambu (ou similar), podem apresentar aspecto excessivamente liso, "envernizado", a ser disfarçado — problema bem menor em maquetes na escala N (1:160)
Ponte em cavaletes de madeira durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, no início do século XX

Foto: – Ponte de madeira à época da construção da EF São Paulo – Rio Grande (EFSPRG), início do século XX.

Fotos de várias dessas pontes aparecem no livro Trem de Ferro – A ferrovia no Contestado, Nilson Thomé, Ed. Lunardelli.

Observe, logo abaixo e atrás do tênder, um vão com maior espaçamento. Uma longarina mais forte serve de apoio para 2 mini-cavaletes intermediários.

Note o emprego de longarinas unindo os cavaletes também no interior da estrutura (e não só nas laterais).

Veja mais:

Pontes de madeira em cavaletes | Modos de usar | Detalhes | Variações | Tudo o que você queria saber...
Cortando varetas com a varilhadeira
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• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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Ferreomodelismo

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