Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Enorme viaduto ferroviário em cavaletes de madeira, utilizado para efetuar um longo trecho de aterro ferroviário
Viaduto provisório em cavaletes de madeira para permitir a mecanização de um aterramento, utilizando vagões de descarga pelo fundo, numa época em que ainda não havia pás mecânicas, tratores e caminhões basculantes. Capítulo da Coleccion Moderna de Conocimientos Universales (W. M. Jackson, Inc., Nova Iorque, 1928) sobre as ferrovias transcontinentais, em especial Canadian Pacific e Grand Trunk, no Canadá.
Observe a utilização de troncos mais fortes nas colunas — bem como nas traves inferiores — e madeira mais fina nos reforços. Mas enfim, não era feito para durar

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
   

Maquete de ferreomodelismo EF Pireneus-Paranã
Ponte de madeira em cavaletes
Variações (complicando mais)


 
Flávio R. Cavalcanti

Mais do que fixar regras rígidas e inflexíveis, convém compreender a função de cada elemento da ponte de madeira em cavaletes. Isso ajuda a entender as inúmeras variações possíveis — tanto nas ferrovias-protótipo, quanto nas simplificações que sempre ocorrem quando são reproduzidas em maquetes.

Madeiras...

O projeto divulgado no IF-11 indicava varetas de balsa em seção quadrada de 3 x 3 mm — tanto para as colunas verticais, quanto para as traves, e para os reforços laterais.

Vejo pelo menos 3 motivos práticos para isso — independente de qualquer engenharia:

  1. É mais prático adquirir e utilizar varetas de uma única bitola, do que de 2 bitolas ou mais
  2. Parece ser mais fácil encontrar varetas de balsa 3 x 3 mm, do que em 1 ou 2 bitolas menores
  3. Simplificar, nunca atrapalhou o progresso dos novatos

Uma rápida consulta à lista da Casa Aerobrás — um dos principais fornecedores nessa área — mostra que existem opções. Mas não são muitas, nem muito comuns, e não são mais baratas:

  • Vareta de balsa (1 metro) com 2 x 2 mm, 2 x 3 mm, 2,5 x 2,5 mm, e 3,1 x 3,1 mm (ou mais)
  • Vareta de cedro (1 metro) com 2 x 2 mm, 2 x 2,5 mm, 2 x 3 mm, 2,5 x 2,5 mm, e 3 x 3 mm (ou mais)
  • Vareta Hinoki (cipreste japonês - 90 cm) com 1,5 x 1,5 mm, 2 x 2 mm, 2 x 3 mm, e 3 x 3 mm (ou mais)
  • Vareta redonda de balsa (1 metro) com diâmetros a partir de 5 mm
  • Vareta redonda de cedro/marfim (1 metro) com diâmetros a partir de 5 mm

Em tese, uma varilhadeira permite tirar varetas finas, a partir de uma chapa de cedro (1 metro) de 1,5 x 5 mm; ou a partir de uma chapa Hinoki (cipreste japonês - 90 cm) de 1 x 5 mm.

Na prática, porém, nem todo mundo se dispõe a tanto. Adquiri uma varilhadeira há mais de 10 anos... e até hoje não me animei a mexer com isso.

... e madeiras

A lógica sugere que uma trave (horizontal ou diagonal) não precisaria ter o mesmo calibre que uma coluna vertical. E de fato, vários exemplos históricos parecem confirmar, pelo menos em tese.

Essa variação tem um preço: — Encontrar materiais alternativos.

  • Palitos de fósforo "Paraná - Forno & Fogão" (200 unidades), com seção retangular bem tosca, 2 x 2 mm, apresentam quase 50 mm de comprimento

  • Palitos de fósforo Fiat Lux, também de cozinha (240 unidades), atingem 50 mm de comprimento, porém a seção é de quase 3 x 3 mm

  • Palitões para churrasquinho, geralmente com seção cilíndrica, costumam andar perto de 30 cm de comprimento. Por serem mais grossos, talvez sejam indicados para as colunas de sustentação

  • Varetas usadas na armação de pipas

    • Tanto os palitões de churrasco quanto as varetas para armação de pipas, por serem geralmente de casca de bambu (ou similar), podem apresentar aspecto excessivamente liso, "envernizado", a ser disfarçado — problema bem menor em maquetes na escala N (1:160)
Ponte em cavaletes de madeira durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, no início do século XX

Foto: – Ponte de madeira à época da construção da EF São Paulo – Rio Grande (EFSPRG), início do século XX.

Fotos de várias dessas pontes aparecem no livro Trem de Ferro – A ferrovia no Contestado, Nilson Thomé, Ed. Lunardelli.

Observe, logo abaixo e atrás do tênder, um vão com maior espaçamento. Uma longarina mais forte serve de apoio para 2 mini-cavaletes intermediários.

Note o emprego de longarinas unindo os cavaletes também no interior da estrutura (e não só nas laterais).

Veja mais:

Pontes de madeira em cavaletes | Modos de usar | Detalhes | Variações | Tudo o que você queria saber...
Cortando varetas com a varilhadeira
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Maquetes & idéias
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Plataforma de embarque: 1995

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

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• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

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• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

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Ferreofotos

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