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Ponte de madeira da maquete da Associação Mineira de Ferreomodelismo
Detalhe da ponte de madeira em cavaletes da antiga maquete da Associação Mineira de Ferreomodelismo (AMF). Observe que os cavaletes seguiam outro projeto: — Colunas duplas, em "tábua" fina, ensanduichando traves horizontais singelas (únicas). — Não há colunas laterais (inclinadas), mas apenas as verticais. — As longarinas laterais ficam sob (e não sobre) a extremidade das traves horizontais. — Note também o contra-trilho, segurando o flange (friso) das rodas. — A longarina superior parece sustentar a ponta dos dormentes, e não o trilho. — Existem inúmeras variações, em cada aspecto, conforme o construtor

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Maquete de ferreomodelismo EF Pireneus-Paranã
Ponte de madeira em cavaletes
Detalhes (complicando um pouco)


 
Flávio R. Cavalcanti
    Desenho esquemático de um cavalete típico para pontes ferroviárias em maquete de ferreomodelismo

À direita: – Cavalete com indicação das longarinas laterais de ligação, apoiadas sobre a extremidade das traves horizontais.

  • Em reta, cada longarina pode ser inteiriça, e até abranger toda extensão da ponte naquele nível — embora seja preferível dividi-las, para ficar com aparência menos regular

  • Em curva, as longarinas devem necessariamente ser divididas em peças menores

    • As diagonais laterais de ligação (em "X") são omitidas para maior clareza

No topo, duas longarinas servirão de base de sustentação para os dormentes da via — uma embaixo de cada trilho. Essa parte virá somente quando a ponte já estiver instalada na maquete.

O mais simples é usar as grades (trilhos + dormentes) Frateschi
  — Mas, se preferir, instale inúmeros dormentes de balsa, com
      espaçamento reduzido, e cole os trilhos por cima
  — Aproveite para instalar contra-trilhos entre os trilhos

  • Acima dos dormentes — e/ou dos lados — poderão ser instaladas tábuas finas, afinal, é necessário um piso, para alguém andar sobre uma estrutura tão "vazia"

  • Você pode criar pequenas "varandas" laterais salientes — com grade de proteção, a cada 40 ou 80 mm, para inspeção visual da estrutura.
    — Essas "varandas" também servirão como ponto de fuga para o pedestre, durante a passagem de um trem

    Visão em perspectiva de uma sequência de cavaletes formando uma ponte ferroviária

À esquerda: – Visão em perspectiva de um conjunto de apenas 6 cavaletes — sem as uniões laterais em "X", para não confundir ainda mais.

Observe como o conjunto tende a ser cada vez mais sólido, à medida em que os elementos vão sendo adicionados e colados.

Note, também, a necessidade de aproximar os dormentes — e/ou cobri-los com tábuas (passadiços) — para que alguém possa andar, ou simplesmente permanecer em pé sobre a estrutura.

Da mesma forma, é impossível alguém permanecer sobre ela, durante a passagem de um trem — a menos que haja varandas estendidas para o lado, nas quais um pedestre possa se refugiar no momento certo.

Tais varandas, projetando-se para um ou outro lado da via, na realidade eram indispensáveis para a inspeção visual da estrutura.

Ponte de madeira da maquete de ferreomodelismo da loja Arte & Modelismo
Estrutura relativamente pequena, na antiga maquete da Arte & Modelismo, do Ariel Schneider. Observe a presença de gradis — inclusive, ao que parece, uma varanda lateral no centro do viaduto — e ausência de reforços em "X" unindo os cavaletes.
Ariel, por sinal, foi quem chamou atenção para a correta designação desse tipo de estrutura ("ponte em cavaletes") — pois até então, seguíamos a designação utilizada pela Frateschi ("ponte de madeira em treliça"), e que não era exata
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