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Estação ferroviária de Belo Horizonte
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Acima - A foto da chegada do governador (ou, presidente estadual) Francisco Silviano de Almeida Brandão, feita por João Salles, fixou a imagem da estação ferroviária de Belo Horizonte no ano de 1898.
Uma pesquisa em história política facilmente estabelecerá até o dia e a hora.
O prédio principal apresenta um núcleo de dois andares (sobrado), com três janelas de cada lado da torre de entrada.
As alas térreas apresentam mais três janelas / portas de cada lado e é contornado por uma marquise que se estende para além de suas laterais.
Observe a inexistência de qualquer cobertura elevada (gare) sobre as plataformas, os trilhos e os trens.
Ao fundo, o barranco onde mais tarde seria construída a estação da EFOM observando-se, já, um terraceamento intermediário, um pouco deslocado para a esquerda.
A multidão e as charretes concentram-se para cá do riberão Arrudas, ocultando a ponte por onde avança parte do público.
Uma caixa d'água para abastecimento das locomotivas a vapor situa-se quase no limite esquerdo da fotografia.
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Abaixo - A primeira foto abaixo, de uma publicação oficial comemorativa dos 75 anos de Belo Horizonte, apresenta ainda o primeiro prédio da estação ferroviária Central.
Vêem-se, com mais clareza, os detalhes da torre da entrada, do núcleo em dois andares e das duas alas térreas, e a marquise que as contorna pelas laterais.
Embora não esteja datada, a presença de algumas construções acima do barranco (além dos trilhos) indica que é, pelo menos, alguns anos posterior a 1898.
A segunda foto, de 1910, com maior relevo de luz e sombra, dá uma visão melhor dos detalhes.
Embaixo - A terceira foto, também sem data, oferece uma visão tridimensional, vista mais de cima e de lado, desde o alto do barranco.
Nota-se que já existe alguma urbanização da praça diante da estação ferroviária Central e vários sobrados ao fundo, inclusive alguns de maiores proporções.
Diante da plataforma dos trens, do lado de cá, delineia-se uma esplanada desmatada, com uma faixa central sugerindo algum desnível, porém ainda sem um pátio ferroviário com ramais para manobra de vagões.
Mais à esquerda, seguindo os trilhos, um armazém mais baixo, com plataforma para carga e descarga de vagões no local aproximado onde hoje se faz o embarque de passageiros do trem Vitória - Belo Horizonte, da EFVM.
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