Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Estação ferroviária de Belo Horizonte em 1898, na chegada do governador Francisco Silviano de Almeida Brandão
Estação ferroviária de Belo Horizonte em 1898, na chegada do governador Francisco Silviano de Almeida Brandão. Fotógrafo: João Salles

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Estação ferroviária de Belo Horizonte
Estação de Belo Horizonte em 1898

Arquivo Público Mineiro

Acima - A foto da chegada do governador (ou, “presidente estadual”) Francisco Silviano de Almeida Brandão, feita por João Salles, fixou a imagem da estação ferroviária de Belo Horizonte no ano de 1898.

Uma pesquisa em história política facilmente estabelecerá até o dia e a hora.

O prédio principal apresenta um núcleo de dois andares (sobrado), com três janelas de cada lado da torre de entrada.

As alas térreas apresentam mais três janelas / portas de cada lado — e é contornado por uma marquise que se estende para além de suas laterais.

Observe a inexistência de qualquer cobertura elevada (gare) sobre as plataformas, os trilhos e os trens.

Ao fundo, o barranco onde mais tarde seria construída a estação da EFOM — observando-se, já, um terraceamento intermediário, um pouco deslocado para a esquerda.

A multidão e as charretes concentram-se para cá do riberão Arrudas, ocultando a ponte por onde avança parte do público.

Uma caixa d'água para abastecimento das locomotivas a vapor situa-se quase no limite esquerdo da fotografia.

Após 1898

Abaixo - A primeira foto abaixo, de uma publicação oficial comemorativa dos 75 anos de Belo Horizonte, apresenta ainda o primeiro prédio da estação ferroviária Central.

Vêem-se, com mais clareza, os detalhes da torre da entrada, do núcleo em dois andares e das duas alas térreas, e a marquise que as contorna pelas laterais.

Embora não esteja datada, a presença de algumas construções acima do barranco (além dos trilhos) indica que é, pelo menos, alguns anos posterior a 1898.

A segunda foto, de 1910, com maior relevo de luz e sombra, dá uma visão melhor dos detalhes.

Embaixo - A terceira foto, também sem data, oferece uma visão tridimensional, vista mais de cima e de lado, desde o alto do barranco.

Nota-se que já existe alguma urbanização da praça diante da estação ferroviária Central e vários sobrados ao fundo, inclusive alguns de maiores proporções.

Diante da plataforma dos trens, do lado de cá, delineia-se uma esplanada desmatada, com uma faixa central sugerindo algum desnível, porém ainda sem um pátio ferroviário com ramais para manobra de vagões.

Mais à esquerda, seguindo os trilhos, um armazém mais baixo, com plataforma para carga e descarga de vagões — no local aproximado onde hoje se faz o embarque de passageiros do trem Vitória - Belo Horizonte, da EFVM.

«» • — “”
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

Acompanhe no FB

A primeira estação ferroviária de Belo Horizonte, vista de perto
A primeira estação ferroviária de Belo Horizonte, vista de perto. Observe que já existem algumas construções acima do barranco, após os trilhos
Prédio original da estação ferroviária Central de Belo Horizonte, vista mais de cima, pelo lado dos trilhos
Prédio original da estação ferroviária Central de Belo Horizonte, vista mais de cima, pelo lado dos trilhos
Estação de Belo Horizonte
Vitória a Minas | 2001 | 1922 | Memória histórica | 1898 | 1894-1896
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
Pátios e estações ferroviárias
Bauru | Porto Novo | Brasília | Ribeirão Preto | Uvaranas | Angra dos Reis | Calçada
Bananal | Ituanas | Contestado | Porto Velho | Alagoinhas | Queimadas | Aramari
Pau Lavrado | Fortaleza | Sobral | Sarzedo | Pires do Rio | São Carlos | Santa Maria
São José dos Campos | Pinheiro Machado | Campos
Cachoeiro de Itapemirim | Triângulo | Itabaiana | Teresina | Rio Grande

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade