|
|
Canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Foto: Jorge A. Ferreira Jr.
Artilharia ferroviária no Brasil
Características do canhão ferroviário
Jairo A. O. Mello
Centro-Oeste n° 65 10 Abr. 1992
Fotos: Newton Carneiro e Jorge A. Ferreira Jr, 2001
Características do canhão ferroviário |
Diâmetro do tubo (calibre) |
177,8 mm
(7 polegadas) |
Comprimento do tubo |
8,178 m |
Comprimento da parte raiada |
5,830 m |
Peso do canhão com mecanismo da culatra |
13 ton |
Tipo do bloco da culatra |
Parafuso Wellin |
Tipo do mecanismo de disparo |
Mecânico |
Elevação máxima |
+ 35 graus |
Elevação mínima |
- 5 graus |
Angulo de carregamento |
+ 5 graus |
Campo de tiro horizontal |
360 graus |
Alcance tabelado máximo |
21.200 m |
Alcance útil |
18.000 m |
Alcance tabelado mínimo |
100 m |
Distância de recuo máxima |
21 polegadas |
Distância de recuo normal |
19 polegadas |
Municiamento |
Em qualquer azimute |
Velocidade de tiro |
1,5 por minuto |
Angulo de vibração |
0 grau |
Velocidade inicial |
820 m/s |
Vida do tubo |
800 tiros |
Placa do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL)
|
|
|
Canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Foto: Newton Carneiro
Características da plataforma M1A1 |
Sistema de rolamento |
2 truques de 4 eixos
(No original, 2 truques pullmann de 3 eixos) |
Sistema de ancoragem |
8 escoras tubulares |
Sistema de nivelamento |
8 blocos niveladores |
Quadro de dormentes de apoio |
28 a 30 dormentes especiais |
Sistema de elevação |
2 macacos mecânicos
(No original, 4 macacos hidráulicos) |
Características do vagão-peça |
Peso total do vagão-peça sobre trilhos |
70 ton |
Diâmetro das rodas |
0,830 m |
Entrada em posição |
6 a 8 h (terreno normal) |
Trilho |
24 kg/m |
|
|
|
Detalhe da plataforma rebaixada do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL).
Foto: Newton Carneiro
Canhão ferroviário instalado sobre o vagão
Plataforma giratória do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL).
Foto: Newton Carneiro
Testeira e engate do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL).
Foto: Newton Carneiro
Material rodante
|
Comando |
1 vagão posto de comando do grupo (VPCG)
1 vagão bagagem (VBg)
1 vagão oficina (VOf)
2 vagões munição (VM)
2 vagões gôndola (VG)
1 vagão ferramental (VF)
1 vagão saúde (VS)
(Após 4 Jan. 1960. Estrado EFL e corpo construído pelo grupo) |
Bateria de tiro |
2 vagões peça (VP)
2 vagões munição (VM)
1 vagão câmara de tiro (VCT)
1 vagão posto de comando (VPC)
1 vagão bagagem (VBg)
1 vagão ferramental (VF)
1 vagão gôndola (VG) |
Exemplo tirado do relatório dos exercícios de 1957 |
1ª composição |
4 vagões gôndola
2 vagões câmara de tiro
1 vagão munição
1 vagão peça |
Pessoal |
1 major, 3 capitães, 7 segundos-tenentes, 17 sargentos, 2 cabos e 140 soldados |
2ª composição |
1 vagão bagagem
1 vagão ferramental
1 vagão munição
1 vagão peça |
Pessoal |
2 tenentes, 1 sargento, 6 soldados |
|
|
Acompanhe no FB
|
|