|
|
Estrada de Ferro Maricá
|
|
Em 1936, a Estrada de Ferro Maricá recebeu uma nova locomotiva Pacific, "capaz de fazer trens rápidos de 150 toneladas de peso bruto e trens de carga de 250 toneladas nas rampas de 2%. Esta locomotiva tem grande área de grelha e boa caldeira, podendo aproveitar melhor as lenhas ruins da zona da estrada e embora não seja ainda de alta pressão, devido a não comportá-lo o standard da ferrovia, tem grande superfície direta de fornalha e superaquecedor".
No Relatório de 1936, as duas locomotivas "Consolidez 1-4-0" (Consolidation 2-8-0), de 1920, aparecem com os números 8 e 9, uma delas em estado "mau", e a outra "em reparação". Além dos itens da reconstrução das outras locomotivas, considerava-se que as Consolidation também deveriam receber superaquecedor, "passando ambos para a mesma pressão de vapor, acabando a dupla expansão existente, bem como colocar gavetas cilíndricas". Orçava-se sua "renovação" em 175 contos, incluindo tender. "Estas duas locomotivas assim renovadas poderão servir economicamente ainda uns 15 anos, podendo rebocar trens de carga com 250 toneladas de peso bruto (6 vagões de 30 toneladas ou 8 de 20 toneladas) e a despesa corresponde à terça parte da aquisição de uma nova".
Fabricante | Baldwin | Winterthur | ||
---|---|---|---|---|
Designação | American | Ten Wheel | Pacific | Consolidation |
Nº de locomotivas | 1-2-0 | 2-3-0 | 2-3-1 | 1-4-0 |
Data de fabricação | 1911 | 2 de 1911, 4 de 1913 |
1936 | 1920 |
Número da Estrada | 1 | 101, 103, 104, 3, 6 e 7 |
201 | 8 e 9 |
Nº de eixos motores | 2 | 3 | 3 | 4 |
Peso aderente (kg) | 19.400 | 28.500 | 31.300 | 40.670 |
Peso máx. por eixo (kg) | 9.700 | 9.550 | 10.437 | 10.360 |
Esforço de tração a 0,85 da pressão de regime (kg) |
4.440 | 7.000 | 8.300 | 9.000 |
Diâmetro das rodas motoras (m) | 1,05 | 1,12 | 1,37 | 1,05 |
Freio | Westinghouse | Westinghouse | Westinghouse e Vácuo |
Westinghouse e Vácuo |
Estado | Sofrível | 3 Bom, 1 Sofrível 1 Mau, 1 Em reparação |
Nova | 1 Mau, 1 Em reparação |
Pressão de regime (libra p. q.) | 160 | 160 | 170 | 185 |
Área de grelha (m²) | 0,8 | 1,4 | 3,6 | 1,9 |
Superfície de aquecimento (m²) | 49,5 | 83,5 | 130,6 | 117,6 |
Superfície do superaquecedor (m²) | Não tem | Não tem | 32,1 | Não tem |
Peso total da locomotiva em marcha |
26.807 | 33.100 | 52.616 | 45.920 |
Peso total do tender em marcha | 12.700 | 26.989 | 29.710 | 13.000 |
Toneladas brutas rebocadas na barra do tender, a 16 km/h | ||||
Rampas de 2% | 100 | 180 | 250 | 250 |
Rampas de 3% | 80 | 100 | 150 | 180 |
As rampas de 2% são as de Manoel Ribeiro e variante da Serra do Calaboca As de 3% são as da atual Serra do Calaboca |
Com o aparelhamento das oficinas da ferrovia em Sete Pontes, em 1936 foi possível construir novos vagões e reconstruir dois tenders de locomotivas.
O Relatório indica que em 1936 foram feitas reparações gerais nas locomotivas 7, 101, 103, 104, além de pequenas reparações nas locomotivas 1, 3, 6 e 8.
Os reparos na locomotiva 103 incluíram o "esquadejamento do langerão, caldeira (tubulação) e movimento, tendo sido retificadas grandes diferenças que estavam afetando o movimento".
Nas locomotivas 101 e 104, "os reparos atingiram todas as peças, podendo-se classificá-los como reconstrução. Houve necessidade de arrancar toda a tubulação, restaurar a solda os espelhos de ambas, descravar os langerões, fazer neles diversas soldas, além de substituir em ambas o back foot plate os eixos motores e conjugados e dois centros de rodas motoras que tinham dois terços dos raios partidos". Até as válvulas de segurança e bombas de freios foram totalmente restauradas nas oficinas da ferrovia. Nas experiências de tração, após a reconstrução de ambas, as caldeiras foram testadas a 280 libras.
Estando a totalidade dos tenders das locomotivas da Estrada de Ferro Maricá necessitando substituição, os preços orçados pelas principais fábricas norte-americanas ficaram muito além das possibilidades da ferrovia. Decidiu-se, então, iniciar a construção de caixas e estrados de tenders.
Isso permitiu ampliar a capacidade de água, de 10 para 12 m³, dar maior espessura às chapas dos tanques e ampliar o espaço para combustível. Para comportar a nova caixa, foi necessário reconstruir o truque, substituindo as guias do travessão de ferro fundido por guias de ferro batido construídas a solda elétrica. Foram aproveitados apenas engates, parte do freio, dos truques e os rodeiros. Havia previsão de construir outros quatro tenders.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015 Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015 Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |