Estrada de Ferro Maricá
Vagões de carga em 1936
Do Relatório de 1936 da Estrada de Ferro Maricá
O Relatório da Estrada de Ferro Maricá registra que em 1936 foi concluída a construção dos vagões V-302 e V-305, iniciada em 1935.
Aprovada a aquisição de 20 vagões novos para 20 toneladas, diante do preço elevado no exterior optou-se por adquirir 23 estrados de aço para 30 toneladas, existentes em estoque nas oficinas da Pullman Car, para com eles construir 20 vagões fechados e 3 vagões gôndola também para 30 toneladas.
Os vagões fechados de carga assim construídos pela Estrada de Ferro Maricá apresentaram tara de apenas 12.826 kg. Foram equipados com freios Gresshan, engates automáticos Aliance 2, quatro correntes de segurança ligadas aos testeiros com molas espirais de 5/8'' e freio manual. Houve a preocupação de fazê-los adaptados ao transporte de sal, sem risco para a estrutura de aço dos estrados e os truques. As caixas foram construídas em madeira nacional (peroba do campo) e podiam ser retiradas dos estrados pela remoção de apenas alguns parafusos, facilitando a inspeção permanente das partes mais sujeitas ao ataque pelo sal. Sua capacidade real seria de 35 toneladas (para o estado dos trilhos), podendo transportar 38 toneladas após as melhorias da via férrea; porém foram marcados com a lotação nominal de 30 toneladas por exigências do tráfego mútuo com a Estrada de Ferro Leopoldina.
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