Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Composição de trem com 5 vagões fechados da série V-400, construídos nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes
Composição de trem com 5 vagões fechados da série V-400, para 30 toneladas, construídos nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Estrada de Ferro Maricá
Vagões de carga em 1936

Do Relatório de 1936 da Estrada de Ferro Maricá

O Relatório da Estrada de Ferro Maricá registra que em 1936 foi concluída a construção dos vagões V-302 e V-305, iniciada em 1935.

Aprovada a aquisição de 20 vagões novos para 20 toneladas, diante do preço elevado no exterior optou-se por adquirir 23 estrados de aço para 30 toneladas, existentes em estoque nas oficinas da Pullman Car, para com eles construir 20 vagões fechados e 3 vagões gôndola também para 30 toneladas.

Os vagões fechados de carga assim construídos pela Estrada de Ferro Maricá apresentaram tara de apenas 12.826 kg. Foram equipados com freios Gresshan, engates automáticos Aliance 2, quatro correntes de segurança ligadas aos testeiros com molas espirais de 5/8'' e freio manual. Houve a preocupação de fazê-los adaptados ao transporte de sal, sem risco para a estrutura de aço dos estrados e os truques. As caixas foram construídas em madeira nacional (peroba do campo) e podiam ser retiradas dos estrados pela remoção de apenas alguns parafusos, facilitando a inspeção permanente das partes mais sujeitas ao ataque pelo sal. Sua capacidade real seria de 35 toneladas (para o estado dos trilhos), podendo transportar 38 toneladas após as melhorias da via férrea; porém foram marcados com a lotação nominal de 30 toneladas por exigências do tráfego mútuo com a Estrada de Ferro Leopoldina.

   

Ferreosfera

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Vagão V-405 para 30 toneladas da Estrada de Ferro Maricá, construído nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes
Vagão fechado V-405 para 30 toneladas da Estrada de Ferro Maricá, construído nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes
Vagão V-302 (igual aos vagões V-301 e V-303) para 20 toneladas, construído nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes
Vagão fechado V-302 (igual aos vagões V-301 e V-303) para 20 toneladas, construído nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes
Vagão prancha P-101 da Estrada de Ferro Maricá, construído nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes
Vagão prancha P-101 da Estrada de Ferro Maricá, construído nas oficinas da ferrovia em Sete Pontes
Vista do teto dos novos vagões fechados da Estrada de Ferro Maricá
Vista do teto dos novos vagões fechados da Estrada de Ferro Maricá
Estrada de Ferro Maricá
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