Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva MX620 n° 6167 SR2 RFFSA na estação ferroviária de Belo Horizonte, 1993
Locomotiva MX620 n° 6167 SR2 RFFSA na estação ferroviária de Belo Horizonte, 1993, por José E. Buzelin

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SR2 RFFSA
As locomotivas Emaq MX620

Paulo Roberto ("Cerezzo") de Oliveira – 1995*

Em 1975 foi criada pelo governo federal a CCPCL - Comissão Coordenadora da Política de Compra de Locomotivas, visando capacitar o Brasil com mais duas fábricas de locomotivas.

Foi apontado por esta comissão que, a partir de 1980, o Brasil necessitaria de 300 locomotivas e 8 mil vagões por ano.

Até aquele momento, o único fabricante era a General Electric, em Campinas, com capacidade de 120 locomotivas / ano.

Surgem então:

  • Villares - Grupo General Motors (Electro-Motive Division-EMD, Estados Unidos) e GEC Traction (Inglaterra). Local: Araraquara, SP.

  • Emaq - MLW / Bombardier (Canadá) e MTE (França). Local: Magé, RJ.

   
Componente Fabricante País
Motor diesel Alco 251-12C Canadá
Compressor Wabco 3CDC USA
Gerador de tração General Electric Espanha
Gerador auxiliar General Electric Espanha
Excitatriz General Electric Espanha
Motor de tração General Electric Espanha
Truque Dofasco (?) Canadá
Longarina Emaq Brasil
Cabines Emaq Brasil
Engates Cobrasma Brasil
Circuito de Freio Fresimbra Brasil

Em 17 Mar. 1980 a Emaq entrega as duas primeiras locomotivas MX620, com os números 1901 e 1902 para a RFFSA / SR2, de uma encomenda de 74 unidades.

O índice de nacionalização nas primeiras locomotivas foi de 12% e, nas últimas, de mais de 50%, com o preço de cada unidade girando em torno de US$ 1,3 milhões.

Devido a saldos na balança comercial com a Espanha, algumas locomotivas vieram pre-montadas pela CAF - Cia. Auxiliare de Fabricacion), recebendo na Emaq peças e componentes produzidos no Brasil.

O mesmo não ocorreu com as locomotivas GM SD40-2, da qual vieram da Espanha (Macosa) 36 unidades prontas para entrar em serviço na RFFSA / SR3 (números 5211 a 5246).

Apesar de os componentes terem várias origens, a locomotiva não apresentou sérios problemas em operação (Quadro ao lado).

   
Relação dos modelos de locomotivas
fabricadas no período
MLW - Montreal Locomotive Works / Bombardier Inc.
Modelo Potência Peso Truques
MX 615 1500 HP 86 ton 6 eixos
MX 620 2000 HP 96 ton 6 eixos
MX 624 2400 HP 112 ton 6 eixos
MXS 620 2000 HP 96 ton 6 eixos
MXS 624 2400 HP 106 ton 6 eixos
MXS 630 3000 HP 118 ton 6 eixos

Observações

  • MX - Locomotiva para exportação
  • MXS - Locomotiva com 2 cabines de operação
  • Potência - Líquida entregue no gerador para tração
  • N° "6" - Quantidade de eixos por truque
  • N°s "15, 20, 24, 30" - Potência da locomotiva dividida por 100

Estas locomotivas estão sediadas em:

  • 6101 a 6166 em Divinópolis, MG

  • 6167 a 6174 em Lavras, MG

Operam com tração tripla em trens de petróleo / cimento / grãos na rota Belo Horizonte - Brasília, recebendo auxílio de mais 1 locomotiva entre Tigre / Campos Altos, para transpor a serra do Tigre com 30 vagões carregados.

Na rota de Arcos (MG) a Volta Redonda (RJ) operam em tração dupla substituindo 4 locomotivas G12 antes empregadas para rebocar o trem de 22 a 24 vagões de calcário para a CSN.

Quando há sobra de locomotiva G12 no trecho, a mesma é acoplada às MX para vencer as rampas pesadíssimas da serra da Mantiqueira entre Lavras (MG) e Augusto Pestana (MG) com 1.260 metros de altitude.

Estudos feitos pela RFFSA apontaram o peso ideal para as MX620 em 120 toneladas, e não 96 toneladas, como foram construídas. Com esse peso a locomotiva tem sua capacidade (esforço trator) aumentada e pode movimentar um trem mais pesado.

Em 1983 as locomotivas tiveram o número de série trocado de 19 para 61, seguindo nova diretriz do projeto Sigo:

Relação das locomotivas MX620 na RFFSA / SR2
Status Status Status Status
6101 Em táfego 6120 Oficina 6139 Em táfego 6158 Baixada
6102 Em táfego 6121 Oficina 6140 Em táfego 6159 Em táfego
6103 Oficina 6122 Oficina 6141 Oficina 6160 Em táfego
6104 Em táfego 6123 Em táfego 6142 Oficina 6161 Oficina
6105 Em táfego 6124 Em táfego 6143 Oficina 6162 Oficina
6106 Baixada 6125 Em táfego 6144 Em táfego 6163 Em táfego
6107 Oficina 6126 Em táfego 6145 Em táfego 6164 Em táfego
6108 Em táfego 6127 Em táfego 6146 Em táfego 6165 Oficina
6109 Oficina 6128 Em táfego 6147 Em táfego 6166 Em táfego
6110 Em táfego 6129 Em táfego 6148 Em táfego 6167 Oficina
6111 Em táfego 6130 Oficina 6149 Oficina 6168 Em táfego
6112 Oficina 6131 Oficina 6150 Em táfego 6169 Oficina
6113 Oficina 6132 Em táfego 6151 Em táfego 6170 Em táfego
6114 Em táfego 6133 Em táfego 6152 Em táfego 6171 Oficina
6115 Oficina 6134 Oficina 6153 Oficina 6172 Em táfego
6116 Oficina 6135 Em táfego 6154 Oficina 6173 Oficina
6117 Oficina 6136 Em táfego 6155 Em táfego 6174 Oficina
6118 Em táfego 6137 Em táfego 6156 Em táfego    
6119 Oficina 6138 Oficina 6157 Em táfego    

(*) Esta matéria data de 1995, e estava na linha para ser publicada quando o Centro-Oeste não pôde mais ser publicado.

   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
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Em projeto

Expresso Pai da Aviação
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Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
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Trem da Mata Atlântica
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Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
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Antigos trens de passageiros

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Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
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Automotrizes Budd
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Plataforma de embarque: 1995

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