Os trechos abaixo são apenas uma pequena parcela
da conversa sobre o assunto na lista de discussão Ferrovia
Global.
|
|
(...) Entendo quando nossos amigos se perguntam, uma vez que se esta fazendo, o por que de não fazer na escala certa. Acontece que o Sr. Celso não fabrica motores, e tanto eu como vc ja sentimos na pele o que é colocar um motor encontrado em nosso mercado dentro de uma carcaça HO.
Abração
Feliz Ano Novo
M@cks
M@c...,
qual motor cabe numa loco de corpo estreito, em 1:87?
Flavio
Flavio
Com certeza o motor HO da Estrela que era produzido pela Oxford de São Paulo (R. Ataliba Leonel, em Santana) cabia perfeitamente até deitado, porem se trinha que trabalhar em uma caixa de redução com maior nº de engrenagens creio eu. Na Sta Efigenia tb é possivel se comprar os motores de CD-Rom (usados nos micros). Eu estou fazendo uma adaptação com um motor de massageador comprado em barraca de camelô a R$ 4,00 para ser usado na Baratinha.
Existem outros motores que tb podem ser usados mas que limitam a potencia da loco. Existem os aparadores de barba nos camelódromos que tb servem porem sempre lembrando que estes motores são para 2 volts. Vou scanear um e mando a foto.
M@cks
Macks,
não entendi direito: - O motor Oxford que conheço (Frateschi Fase 2) tinha 25 mm de largura, quando fixado na horizontal. E uma G-12 em 1:87 teria apenas 21 mm de largura (externa) no corpo longo.
Ou seja, até na posição vertical (17,2 mm de largura) o motor Oxford ficaria apertado numa G-12 em escala realmente HO.
Com um detalhe: - Fixado na posição vertical, daria pelo menos uns 40 mm de altura acima dos trilhos, ou seja, muito apertado para a altura de uma G-12 realmente em escala.
Os motores de CD-Rom e de Massageadores, não conheço. Quais as dimensões deles, largura, altura e comprimento?
Um abraço,
Flavio
Flavio
Quando disse os motores Oxford HO estava me referindo aos usados nos autoramas da Estrela, eram micro-motores mas com uma potencia muito boa e eram 12 volts.
Estes motores tinham aproximadamente 25 mm comp. 20 mm larg. e 10 mm altura.
M@cks
Macks,
dava legal no espaço de uma G-12 HO. Mas pelo visto ("eram"),
quer dizer que já eram, né.
E esses que você está pesquisando, de CD-Rom e Massageadores
de camelô?
Por falar nisso, alguém sabe dizer as dimensões do motor Kato? (E o preço, infelizmente, também?)
Flavio
Flávio a G-12 tem 2438mm entre eixos. A maioria das locomotivas B tem estas distancia entre eixos (veja GP9/18, G22U, G22CU, F7, etc..). Eu utilizaria qualquer redutor estrangeiro (por exemplo um Athearn de F7) para fazer o truque da G-12, lembrando que o redutor tem a distância correta entre eixos.
Abraços
Joaquim——-Mensagem original——-
De: Flavio R. Cavalcanti [mailto:frcavalcanti@abordo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 6 de janeiro de 2003 11:03
Para: Ferrovia_Global@yahoogrupos.com.br
Assunto: [Global] Re: G-12 do StênioGrande Stenio,
não seja tão lacônico...
Passa pra gente o relatório técnico:
1) Motor Atlas ou Kato? (desculpe, sou analfa em "importados")
2) Quais as dimensões desse motor?
3) O truque redutor da S-1 ou S-12 Atlas corresponde ao da G-12 numa boa? Que "truque-acabamento" é aquele que a gente vê na foto, também é S-1 / S-12 Atlas?
4) Na curva, a parte de cima do truque-redutor exige qual espaço livre, lateral, no interior da casca?
Flavio—- Em Ferrovia_Global@y..., "trens_sorocaba" <trens@z...> escreveu
Sr. Oscar,
Saudações!Na verdade, minha G-12 'definitiva' foi motorizada c/ Atlas. Apenas aproveitei o motor e redutores, fazendo inclusive, o chassi.
>>Stênio<<
—- Em Ferrovia_Global@y..., "J.OSCAR" <joscar@r...> escreveu
Prezado Speed
O motor da Athearn cabe dentro do corpo da locomotiva?
Se não, qual motorização é usada?
J.Oscar
Aí vai a dica do Zé Mogiana, corte o centro do truque frateschi, corte o centro de um truque F7, cole o centro do truque Frateschi no que sobrou da F7.
Acrescente uns areieiros, se quiser. Voilá vc tem um truque flexcoil para truque Athearn
Joaquim
——-Mensagem original——-
De: Flavio R. Cavalcanti [mailto:frcavalcanti@abordo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 6 de janeiro de 2003 11:34
Para: Ferrovia_Global@yahoogrupos.com.br
Assunto: RES: [Global] Re: G-12 do StênioLegal, Joaquim
Já vi que pode ser útil uma tabela de "distâncias entre-eixos em truques B", para agilizar os projetos dos modelistas iniciantes. Valeu. Nunca tinha pensado "em massa", desse jeito. Conversando e aprendendo.
E o "truque-acabamento", o que você me diz?Quando vi na foto da G-12 fiquei imaginando como é que tinha sido encolhido daquele jeito ("corta daqui, emenda ali...";-)
Lembrei da velha conversa do Nilson sobre a "técnica dos encolhedores de cabeça".
Flavio
Positivo, é assim que a turma faz.
Joaquim
——-Mensagem original——-
De: Flavio R. Cavalcanti [mailto:frcavalcanti@abordo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 6 de janeiro de 2003 14:43
Para: Ferrovia_Global@yahoogrupos.com.br
Assunto: RES: [Global] Re: G-12 do StênioJoaquim,
assim é que se fala.
Você quer dizer: a parte central do "acabamento" Frateschi + as 2 pontas do "acabamento" F-7 de qualquer marca?
Flavio
Flavio,
1) Motor Atlas ou Kato? (desculpe, sou analfa em "importados")
R: Usei motor Atlas que, além de pequeno, sua fixação é feita somente com um único parafuso, em sua base.
2) Quais as dimensões desse motor?
R: Terei que medir...; são pequenos, haja vista a Gl-8 ter apenas 18 mm aprox., livres para a mecânica.
3) O truque redutor da S-1 ou S-12 Atlas corresponde ao da G-12 numa boa?
R: Sim. Exatamente na medida entre eixos, mas foi necessário fazer o chassi (a partir da chapa usada como peso em vagões Frateschi)
4) Que "truque-acabamento" é aquele que a gente vê na foto, também é S-1 / S-12 Atlas?
R: Não. Fiz modificando o acabamento da Frateschi (encurtando-os)
4) Na curva, a parte de cima do truque-redutor exige qual espaço livre, lateral, no interior da casca?
R: É totalmente livre, fazendo inclusive, as curvas 4188. O chassi não 'envolve' o redutor, ficando este, livre.
>>Ste<<
Ok.
Acho que o ponto de partida é mesmo o motor. Vou ver o que consigo.
Rafael W.
——- Original Message ——-
From: "Flavio R. Cavalcanti" <frcavalcanti@a...
To: <Ferrovia_Global@y...
Sent: Monday, January 06, 2003 7:06 PM
Subject: Re: RES: RES: RES: [Global] ANO NOVO ASSUNTOS VELHOS - ESCALASRafael,
é uma idéia muito interessante, e acredito mesmo que não demora muito a gente chegar lá — inclusive com várias propostas diferentes, conforme a criatividade de cada um.
De repente, a gente inventa o "Concurso Ferreo-Técnico", onde importa a loco ter corpo estreito, fazer curva de raio tão fechado quanto possível, e ter o melhor desempenho em partida suave, torque, tração etc. — independente de a casca ser montada a cuspe e barbante.
Nos anos 1980, o Gilberto aqui de Brasília pegou um motor Mabuchi de autorama e colocou no lugar do antigo Oxford 120x34H da Frateschi. Ficou um doce de funcionamento — embora saísse voando ao menor vacilo.
Quem diria que 20 anos depois a Frateschi estaria usando justamente Mabuchi!
Só acho que não devemos excluir, logo de início, os motores usados por outros fabricantes de ferreomodelismo. É preciso considerá-los. Só depois de analisar, a gente fica habilitado a excluir os que forem realmente exclusivos de determinado fabricante (indisponíveis); e manter outros, disponíveis para um fabricante brasileiro importar (como a Frateschi faz com os Mabuchi).
Flavio
—- Em Ferrovia_Global@y..., "Rafael Wons" <rw@m...escreveu
Flávio,
seguindo esta linha de pensamento proponho o seguinte:
Fazer um pesquisa de materiais disponíveis no mercado (nacional/internacional) para se montar uma locomotiva piloto em escala 1:87. Pode ser uma G-12, ou outra que tenha dificuldades técnicas semelhantes às encontradas pela Frateschi.
Veja bem não vale usar peças de outros fabricantes.
Só assim saberemos os porquês das coisas ...
[]s,
Rafael W.——- Original Message ——-
From: "Flavio R. Cavalcanti" <frcavalcanti@a...
To: <Ferrovia_Global@y...
Sent: Monday, January 06, 2003 4:01 PM
Subject: Re: RES: RES: RES: [Global] ANO NOVO ASSUNTOS VELHOS - ESCALASRafael,
ou senão, começar bem amplo, e oferecendo rumos para os futuros projetos da Frateschi (e eventuais outros).
Mas continuo achando sensato investigarmos "a realidade como ela é", antes de começarmos a querer ensinar o mundo como ele devia ser...
Flavio
—- Em Ferrovia_Global@y..., "Rafael Wons" <rw@m...escreveu
Olivatto e Flávio,
sem querer me meter, mas já me metendo me parece de extremo bom senso esta proposta de normatização.
Porém, não deveria ser implantadas aos poucos?
Exemplo: começamos com os chassi e carcaças, para numa segunda ou terceira etapa chegarmos à bitola dos trilhos?
[]s,
Rafael W.
Flávio
Hoje sobrou um tempinho e resolvi dar uma pesquisada no site da Mabuchi:
http://www.mabuchi-motor.co.jp/english/.
Bem a empresa fabrica uma infinidade de motores para os mais diversos usos, mas o interessante é que o motor que a Frateschi usa não se enquadra entre os motores destinados a hobby ou brinquedos (1,5 a 6V).
Vou dar uma olhada em casa, mas me pareceu que a seção dele é a de motores para indústria automobilística (9 a 15V): espelhos retrovisores, travas elétricas, etc ...
Quero ver a codificação na caixa do motor para ter certeza.
[]s,
Rafael W.
Flavio
O motor Mabuchi não tem pelo menos do lado de fora referência ao seu modelo.Porém continuo achando que ele esta muito próximo deste (para espelho retrovisor).
http://www.mabuchi-motor.co.jp/english/cat_files/fc_140ra.html
[]s,
Rafael W.
Cris,
segundo consta o motor que a Frateschi usa é feito especialmente para ela. Inclusive não encontrei nenhum motor com eixo para os dois lados no site da Mabuchi.
Como disse ao Flávio os motores que mais se assemelham ao das locomotivas, são os feitos para espelhos elétricos de automóveis. Que aceitam variações de 9 a 15V e tem rotações entre 7900 e 8800 RMP.
[]s,
Rafael W.
Prezados
Conforme prometido aqui vão as medidas que tomei em três modelos de locomotivas.
Uma RS 3 Atlas (made in China - não é Atlas/Kato)
Uma SD 40-2 (comprada nova em 2001)
Uma G 12 Frateschi (modelo atual)
De acordo com as medidas, surpreendentemente, a Frateschi tem as menores dimensões entre os três modelos, apenas que, enquanto nos modelos importados o motor é apoiado em sua menor medida, na Frateschi o motor é apoiado em sua face mais larga.
Outra diferença é que os motores de modelos importados são de 5 polos enquanto que a Frateschi usa um motor de 3 polos.
J.Oscar
O TRUQUE
http://sites.uol.com.br/j.oscar/
Flávio,
realmente a idéia de se colocar o motor Mabuchi "de pé" é bastante interessante, embora não saiba dizer sob o ponto de vista refrigeração. Não seria talvez esta a solução para locos como a U5B?
[]s,
Rafael W.——- Original Message ——-
From: "Flavio R. Cavalcanti" <frcavalcanti@a...
To: <Ferrovia_Global@y...
Sent: Thursday, January 09, 2003 12:40 PM
Subject: [Global] Re: Medidas de motores de modelos ferroviáriosGrande, J.Oscar! Valeu.
Na Fase 2, a Frateschi usava o motor Oxford na "posição estreita", passando um pouco através do chassi para baixo. De acordo com as medidas que você obteve, o Mabuchi poderia ocupar apenas 15 mm de largura.
Na fase 3, o truque redutor exigia 17 mm de largura interna para o giro nas curvas mais apaertadas.
Em 1:87 a G-12 teria 21 mm de largura no corpo longo e 18 mm de largura na parte da frente; e a altura seria 42 mm (medidas externas).Quer dizer que o motor Mabuchi caberia dentro do corpo longo, na posição estreita, desde que atravessando o chassi para baixo, devido à limitação de altura. Vou verificar que altura interna atingiria, mantendo o eixo na mesma altura.
O nariz curto, com 18 mm externos, limitaria um pouco o giro do truque-redutor.
Flavio
Flávio, isso se resolve fácil com fios...
Chris
——- Original Message ——-
From: Flavio R. Cavalcanti
To: Ferrovia_Global@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 09, 2003 5:51 PM
Subject: [Global] Re: Medidas de motores de modelos ferroviáriosIa esquecendo...
ao colocar o motor na posição estreita, para manter a altura do eixo, ocorre o seguinte:
1) Uma parte do motor avança para baixo, através do chassi
2) Outra parte avança para cima. E aí existem aquelas 2 varetas metálicas para as lâmpadas... Talvez essas varetas precisem ser "desviadas", para o motor subir entre elas. Espero que com isso elas não passem a exigir expaço lateral - e aí não adiantou o motor ficar "estreito".
Flavio
—- Em Ferrovia_Global@y..., "Rafael Wons" <rw@m...escreveu
Flávio
A adaptação não me parece tão difícil.
Partindo de um chassi atual. Teríamos que remover ou substituir o peso (chumbo) do tanque por algo mais estreito mas com o mesmo peso do atual, e rebaixar o suporte do motor até que ficasse paralelo com as coifas dos truques novamente.
Ainda no caso do peso se não coubesse na caixa do tanque poderia ser distribuído pelo chassi.
[]s,
Rafael W.——- Original Message ——-
From: "Flavio R. Cavalcanti" <frcavalcanti@a...
To: <Ferrovia_Global@y...
Sent: Thursday, January 09, 2003 2:54 PM
Subject: [Global] Re: Medidas de motores de modelos ferroviáriosRafael,
pois é, parece que sim. O motor Oxford era semelhante (um pouco maior), e na Fase 2 a Frateschi usava eles na "posição estreita".
Acho que a refrigeração seria melhorada. Aliás, num CO antigo tinha um projeto de... ventilador, do Marcelo Lordeiro!
Agora, falta ver a altura do eixo / cardã / copo do redutor, como ficaria.
Flavio
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015 Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015 Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015 Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015 Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |