Maquetes de ferreomodelismo
Acabamento & pintura do container
Fernando Leon Lucas — Centro-Oeste n° 82 (1°-Set-1993)
Em todos os lados — próximo aos cantos — são feitos furos nas molduras, a cerca de 1,5 mm da borda (Fig. 4 e 5).
No protótipo, são furos ovais, para fixar os containers no vagão prancha, no caminhão, ou para uso das máquinas
que movimentam estas caixas nos pátios, portos e indústrias.
No modelo, poderão ter 0,8 a 1 mm — sendo dispensável fazê-los ovais.
Nos containers de 20' (20 pés), existem furos retangulares na parte de baixo das molduras laterais, por onde entram os garfos da empilhadeira
mecânica usada para movimentá-los. Estes furos podem ter 4 x 1 mm (Fig. 5).
A pintura pode ser feita com tinta esmalte sintética, em spray. Já vi containers nas cores mais variadas.
Os containers têm numeração própria, e indicações de peso, medidas, capacidade de carga etc. Eu
só tenho colocado o nome de empresas proprietárias — Aliança, C.M.B., Crowley, Genstar, Necol, Netumar, Sea Land, Seaco,
Triton, Transocean etc. —, usando letras transferíveis Decadry e Letraset, pretas e brancas.
Por último, deve-se aplicar o verniz fixador fosco, que protegerá as letras e todo o trabalho.
Desejando envelhecer ou sujar um pouco o container — para dar-lhe um aspecto mais real, e variado —, aplique outra camada de verniz fosco
no final.
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