Márcio Hipólito
|
Os primeiros passos para a eletrificação da Santos a Jundiaí — então, "São Paulo Railway" ou "SPR" — foram dados no final da II Guerra Mundial, em 1944, face à falta de carvão mineral para as locomotivas a vapor.
Recorria-se intensivamente à lenha, para manter as locomotivas a vapor em funcionamento. Locomotivas RSC-1 e RS-1 — movidas a óleo cru — já operavam.
Em 20 Dez. 1944, decreto-lei de Getúlio Vargas autorizava um termo anexo ao contrato de privilégio da SPR, para a eletrificação das linhas.
Em 12 Set. 1946, a SPR assinava contrato com a English Electric Export & Trading C. Ltd, da Inglaterra, para os serviços e materiais de eletrificação.
Apelido | Pimentinha (EFSJ) |
Classe | C-C |
Bitola | 1,600 metro |
Numeração inicial | 1000 a 1015 |
Quantidade | 16 |
Fabricante | The English Electric Company Ltd. (Inglaterra) |
Numeração de fábrica | 1779/E.32 a 1793/E.46 |
Fabricação |
1949 / 1950 A 16ª locomotiva foi montada na Lapa (SP/SP), em 1955, usando o lote de peças, motores e truques sobressalentes; bastou encomendar o "corpo" à Inglaterra. Por isso, não está incluída na numeração de fábrica (7). |
Entrada em operação | 1950 / 1951 / (1955) |
Peso total / aderente | 127.170 kg |
Cap. tração máx. | 26.911 kg (480 RPM) |
Esforço de tração |
11.600 kg contínuo 15.700 kg unihorário 33.000 kg máximo |
Vel. máx. com segurança | 100 km/h |
Raio mínimo de inscrição | 160 metros |
Relação de engrenagens (Pinhão do motor : Coroa da roda) |
1:3,65 |
Diâmetro das rodas | 48'' (1,219 metro) |
Potência s/ 2.700 Volts | 3.000 HP (6 motores de 500 HP) |
Potência |
2.400 HP contínua 3.000 HP unihorária 4.800 HP máxima |
Corrente | Contínua |
A encomenda de material rodante incluía 3 trens-unidades elétricos e 15 locomotivas "Pimentinha" — como foram apelidadas, segundo antigos ferroviários da Paulista.
Alberto del Bianco informa que este protótipo também operou na Espanha (75 unidades) e na Índia (7 unidades), tracionando carga e passageiros em rampas de 2% e 2,52%, respectivamente, em curvas fechadas.
Quando o governo federal encampou a "Inglesa" — como era conhecida a São Paulo Railway —, solicitou apoio à Cia. Paulista, que desde 1919 havia iniciado sua eletrificação.
As duas ferrovias sempre tiveram de operar de modo mais ou menos harmônico, já que uma era a continuação da outra — a CPEF começava em Jundiaí, onde terminava a SPR. A Sorocabana tinha sua própria descida da serra, porém em bitola métrica.
1 - Alberto H. del Bianco (ABPF-SP), artigo na revista Ferrovia nº 83 (1982/Mar-Abr) e nº 107 (1986/Mar-Abr); no Informativo Frateschi nº 36 (1985/Mai-Jun); e na Esporte Modelismo nº 32. Existem variantes em cada publicação, especialmente quanto às fotos. No IF-36, parece estar o texto mais completo; na EM-32 (1987?), o texto mais atual.
2 - Ficha técnica do Deptº de Mecânica — RFFSA — Regional Centro-Sul — 9ª Divisão "Santos-Jundiaí", 1972.
3 - Alberto del Bianco informa ter consultado: (1) A própria revista Ferrovia, da AEEFSJ, edições de 1950 e 1974; (2) Assessoria de Relações Públicas da SR-4 / RFFSA; (3) Departamento de Mecânica da SR-4.1 / RFFSA; (4) The English Electric Company Ltd.; (5) Engenheiros da AEEFSJ; (6) Associados da ABPF; (7) Engº Sérgio Romano, do Deptº Mecânica da SR-4.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Ferreosfera |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |