Warren Delano — Centro-Oeste n° 81 (1°-Ago-1993)Guias-tacha (GTs) são feitas de tachinhas de cabeça esférica colorida, para marcação de mapas de parede, disponíveis em qualquer grande papelaria, em caixas de 45 unidades, com 9 cores: — Preto, marrom, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta e branco. A cabeça tem um diâmetro de 5 mm; e o alfinete abaixo da cabeça tem 9 mm de comprimento, com diâmetro aproximado de 0,8 mm. Corta-se a ponta antes de usar, para evitar de espetar os dedos, ou arranhar os vagões. Um ponto de cor diferente é pintado no topo da cabeça, com exceção das tachinhas pretas e brancas. Nos casos necessários, a tachinha pode ser aumentada com uma gola chata, conforme explicado adiante. A função da GT é mostrar o destino de cada vagão, conforme o diagrama em anexo:
A gola da GT — quando necessária — poderia ser:
Pode-se aumentar ou diminuir à vontade, a lista de golas, conforme as necessidades de sua mini-ferrovia. PreparaçãoO número de GTs para cada estação deve igualar o número de vagões que ela pode comportar. Somente se situações mais complexas são desejadas, é que se prepara mais de uma GT para determinado local. O número total de GTs em uso na mini-ferrovia deve igualar o número de vagões livres — exceto os dedicados exclusivamente aos trens-unidade. A diferença entre o total de locais de destino e o número total de vagões livres, é preenchida com GTs pretas e brancas, em quantidades iguais.
Operação
Deve-se usar de bom-senso nessa tarefa. Evite colocar uma gola de carga perigosa num vagão isotérmico — a menos que ele esteja carregando nitroglicerina, ou aquele bife radioativo que tivemos algum tempo atrás —; ou mesmo num vagão gaiola, a menos que esteja carregando touros bravos com destino às touradas do México. Ao início da próxima sessão de operações, o Chefe de Pátio em Delrio começa a classificação dos trens paradores encontrados nas vias de chegada. Depois que o Chefe de Locomotivas tiver consignado as locos, os trens paradores para Dorris e Tarkio partem das vias de saída. Os trens de carga de horário saem do pátio escondido — conforme programado —, e deixam em Delrio os vagões destinados à região, a serem classificados durante a sessão. D&MN RR — The Delrio and Midland Northern Railroad
|
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |