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Trem da Mata Atlântica no folheto da Montmar Turismo, de 1992
Trem da Mata Atlântica no folheto da Montmar Turismo, de 1992

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Trem da Mata Atlântica - 1992
Turismo reativa trem
em Angra dos Reis

Eliezer Magliano / Redação: FRC
Centro-Oeste nº 65 — 10 Abr. 1992

Autoridades banda de música, faixas, posters, jornais, TV e boa dose de luxo marcaram a inauguração do trem turístico Angra dos Reis — Lídice, RJ, em 14 de Março, Sábado, pela Montmar Transportes, Viagens e Turismo Ltdª.

"Um passeio de trem ao coração da Mata Atlântica" é o nome do programa — oficialmente recomendado aos participantes da Eco-92 —, que poderá ser adquirido através de qualquer agência de viagens.

A viagem começa na estação de Angra, na Praia do Anil, às 10h30, nas terças, quintas, sábados e domingos, e sobe a Serra do Mar até Lídice (distrito de Rio Claro, RJ), atravessando 15 túneis, entre pontes, cascatas, cachoeiras e muito verde.

O trajeto é de 40 km, em altitudes que vão de 2 a 580 m acima do nível do mar, descortinando a paisagem da baía da Ribeira, em Angra dos Reis. Com tempo nublado, segundo a Montmar, a viagem tem um atrativo especial: a sensação de estar viajando numa floresta dentro das nuvens.

Com as paradas no alto da serra para fotografias e compras numa feirinha de artesanato, a viagem é feita em 2 horas. A chegada de volta a Angra dos Reis ocorre às 16h30.

A composição é formada por 2 locomotivas G-12 com pintura nova; 1 carro bagagem-correio (é de lei); 2 carros para 50 passageiros, cada; e 1 carro restaurante com 40 lugares, onde serão servidos frios, saladas, frutas e refrigerantes. Não haverá pratos quentes, nem bebidas alcoólicas.

A passagem custa US$ 35 com almoço, ou US$ 20 sem a refeição. Informações poderão ser solicitadas diretamente à Montmar Transportes, Viagens e Turismo Ltdª // R. do Comércio, 11 // 22900 Angra dos Reis // Tel.: 0243-65-3606 // Telex 0243-22-3460 ZPAU-BR. O Luiz Octávio indica também o telefone 65-1410, provavelmente da estação de Angra.

Pelo esquema normal de turismo, será possível obter informações e fazer reserva através de um grande número de agências de viagens — não é por outro motivo que o programa mereceu um poster de 2 faces, com 2 mapas e 4 fotos belíssimas, com um espaço no verso para o carimbo de cada agente de viagens. Essas fotos, porém, foram feitas com antecedência, e não retratam a composição inaugural.

Investimento

O investimento global no projeto turístico deixa bem claro, desde o início, a diferença entre o sucesso da iniciativa privada e o eterno fracasso dos trens administrados apenas pela RFFSA. Tudo bem, esse não é o papel da Rede, segundo seu presidente Martiniano Lauro Amaral.

Por investimento, não se deve entender apenas os US$ 300 mil que a RFFSA afirma haver gasto só na reforma do trecho ferroviário, segundo O Globo, como a mobilização de uma rede de relacionamentos comerciais.

É diferente ir em qualquer agência de São Paulo, informar-se e acertar tudo, de um lado; e por outro, ter que ir à Rodoferroviária de Brasília na segunda-feira de manhã, para comprar uma cadeira no Trem da sexta-feira seguinte.

Como é diferente as organizações Globo noticiarem um trem da RFFSA, de um lado; e por outro, darem cobertura a uma iniciativa envolvendo uma rede de hotéis e inúmeros agentes de viagens, entre muitos outros negócios.

Também são uma forma de investimento as presenças inaugurais do presidente da Embratur, Ronaldo Monte Rosa; do presidente da Rede; dos prefeitos de Angra dos Reis e Rio Claro; e do presidente do Grupo Frade Hotéis, "um dos patrocinadores do projeto", segundo O Globo.

Quanto aos US$ 300 mil que a RFFSA diz ter investido, provavelmente referem-se a algo mais do que a via férrea propriamente dita. A pintura nova das locomotivas, por exemplo.

Os carros foram externamente pintados de verde e branco, e totalmente reformados por dentro, ganhando banheiros em granito, papel de parede, piso verde, acabamentos em mogno, almofadas nos bancos etc.

Sem falar na estação de Angra. A antiga sala de espera, aberta ao tempo, foi fechada. Ganhou janelas para a Praia do Anil, porta dupla para a plataforma de embarque, bancos, reforma do bar, pintura externa e interna, guardas ferroviários, capina, e até bandeiras nos mastros, para a inauguração. É de se prever que a iniciativa privada vai vigiar a RFFSA para não relaxar.

O presidente da RFFSA anunciou que, ainda este ano, serão lançados mais 6 trens turísticos, no mesmo molde. O primeiro, em meados de maio ou junho, será no Sergipe, ligando Aracaju à cidade histórica de São Cristóvão.

VF Centro-Oeste

O trecho é parte da linha Angra dos Reis – Catalão, GO, que nunca chegou a se tornar o esperado corredor de exportação de Goiás e Minas Gerais.

Após a melhor fase do café, passou a transportar principalmente carvão para a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda. Hoje, transporta principalmente produtos siderúrgicos e mármore, para o porto; e trigo a granel, no sentido contrário.

O transporte de passageiros foi desativado há 18 anos.

Sugestões de leitura

Trem Eco-Turístico da Mata Atlântica
Um passeio na Mata Atlântica (1995) | Turismo reativa trem em Angra dos Reis (1992)
Passeios turísticos e Trens de passageiros
Vitória - Belo Horizonte | São Luís - Parauapebas
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A SR-2 em Angra dos Reis
Estações | Pátio de Angra | Pátio do Porto
Perfil das linhas | Quadro de Tração | Esquema da SR-2 | Mapa 1984
Passeio no Trem da Mata Atlântica | Desdobramento de trens na serra de Angra
Pelas lentes do Eliezer
Um passeio na Mata Atlântica | A SR2 RFFSA em Angra dos Reis | A chegada das “Namibianas”
Uma viagem no Trem das Montanhas Capixabas | O álbum do dr. Ivancko | Maquete suspensa no teto
   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

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• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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