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Locomotiva nº 2604 da FCA encabeçando uma fila de U20C “Namibianas” no pátio da estação ferroviária de Angra dos Reis (fotografia com corte e tratamento digital)
Locomotiva nº 2604 da FCA encabeçando uma fila de U20C “Namibianas” no pátio da estação ferroviária de Angra dos Reis.
Imagem cortada e com tratamento digital anterior por Eliezer Magliano

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Locomotivas U20C “Namibianas” da FCA
A chegada em Angra dos Reis

Fotos: Eliezer P. Magliano
Angra dos Reis - 27 Dez.1997, e 2 Jan. 1998
Texto: Flavio R. Cavalcanti (Jan. 2013)
FCA ALL Status* Nº SA Nº Fabr.
Angra Renº
2603   2661 Baixada 33421 36550
2604   2662 Baixada 33482 36611
2605   2663 Vendida 33410 36539
2606 2606 2664 Em operação 33448 36577
2607   2665 Baixada 33429 36558
2608   2666 Em operação 33428 36557
2609   2667 Em operação 33485 36614
2610   2668 Vendida 33452 36581
2611   2669 Baixada 33438 36567
2612 2670 2670 Em operação 33401 36530
2613 2671 2671 Em operação 33451 36580
2614 2672 2672 Em operação 33433 36562
2615 2673 2673 Em operação 33477 36606
2616 2674 2674 Baixada 33469 36598
2617   2675 Em operação 33458 36587
2618   2676 Em operação 33466 36595
2619 2677 2677 Baixada 33439 36568
2620   2678 Baixada 33449 36578
2621   2679 Vendida 33481 36610
2622   2680 Em operação 33423 36552
(*) Levantamento de Ricardo MELO Araújo, Out. 2011.
Fontes: ALL, 2001; IGL, 2011; GE U20C, 2013; South African Class 33-400, 2013; South African Class 32-200, 2013.

As locomotivas U20C “Namibianas” já chegaram ao Brasil pintadas e numeradas — embora não exatamente no padrão da FCA — porém ainda com os truques na bitola de 1,067 metro utilizada na África do Sul e Namíbia (bitola do Cabo, 3½ pés ou 42 polegadas).

De acordo com Buzelin e Setti [Buzelin e Setti: FCA p. 105-106], a locomotiva nº 2606 recebeu, ainda em Angra dos Reis, provisoriamente, truques de U20C da bitola métrica brasileira, sem alteração na altura dos engates, e dessa forma tracionou serra acima as outras 19 “Namibianas”, colocadas sobre truques falsos, até a oficina de Lavras (MG), onde foi feita a conversão dos truques originais para a bitola métrica (1,000 metro) e a alteração na altura dos engates.

Dois anos após a publicação do livro, Eliezer Magliano afirmou, em uma lista, que, segundo Flavio F. Lage, as locomotivas teriam chegado a Lavras rebocadas por locomotivas G8 e MX. Nada conclusivo (até por ser citação indireta, em conversa informal); fica o registro para eventual verificação.

A numeração foi alterada, dentro de poucos meses, para nº 2661 a 2680. Não fica claro, no livro, se realmente chegaram com os dispositivos de interligação dos truques [Buzelin e Setti: FCA p. 105-106].

Em 26 Jun. 2000, a planta das locomotivas U20C “Namibianas” já fazia parte do conjunto da ALL [ver Ficha técnica na ALL], sob a indicação de modelo “U20C1”, e sem qualquer sinal dos dispositivos de interligação dos truques no desenho.

A chegada das “Namibianas” em Angra dos Reis
2603 | 2604 | 2605 | 2606 | 2607 | 2608 | 2609 | 2610 | 2611 | 2612 | 2613 | 2614 | 2615 | 2616 | 2617 | 2618 | 2619 | 2620 | 2621 | 2622
Ficha técnica original | Ficha técnica na ALL | Ficha técnica das imagens
A SR-2 em Angra dos Reis
Estações | Pátio de Angra | Pátio do Porto
Perfil das linhas | Quadro de Tração | Esquema da SR-2 | Mapa 1984
Passeio no Trem da Mata Atlântica | Desdobramento de trens na serra de Angra
Pelas lentes do Eliezer
Um passeio na Mata Atlântica | A SR2 RFFSA em Angra dos Reis | A chegada das “Namibianas”
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Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
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